Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0305 - Imagem e Superfície
Image and Surface

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem como objetivo estimular o desenvolvimento de poéticas visuais por meio da reflexão sobre o uso de imagens nos discursos contemporâneos e seus significados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
457984 - Dora Longo Bahia
 
Programa Resumido
Por meio da discussão sobre a utilização de imagens na literatura e no cinema, estabelecer fundamentos para a utilização de imagens nas artes visuais.
 
 
 
Programa
1. Imagem e mercadoria.
2. Imagem e tempo.
3. Imagem e realidade.
4. Imagem e superfície.
5. Imagem e negação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Aulas expositivas com informações teóricas relacionadas a cada um dos tópicos do programa.
2. Coordenação de trabalhos práticos.
3. Análise crítica e discussão dos trabalhos apresentados.
4. Auto-avaliação
Critério
1. Participação.
2. Prática de trabalho.
3. Capacidade de sistematização, transposição e associação.
Norma de Recuperação
O aluno deverá apresentar um trabalho, referente ao programa desenvolvido durante o semestre letivo, determinado pelo professor, até o primeiro dia de aula do semestre seguinte.
 
Bibliografia
     
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
____. Estâncias: A palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Editora Zouk, 2012.
____. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
____. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.
BEZERRA DE MENEZES, Ulpiano T. A crise da memória e as ambiguidades da amnésia social. In: Simpósio Internacional FIAT 30+ / São Paulo. Trabalho não publicado.
BUCK-MORSS, Susan. Walter Benjamin: escritor revolucionário. Tradução: Mariano López Seoane. Buenos Aires: Interzona Editora S.A., 2005.
CABBANE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Escritos de artistas: Anos 60/70. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2006.
DIDI_HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2013.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1993.
FOSTER, Hal. The Return of the Real. Massachusetts: The MIT Press, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 1981.
____. Of other spaces. In: Documenta X: The book. Ostfilden: Cantz-Verlag, 1997.
GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: A arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo, símbolo e festa. Tradução: Celeste Aida Galvão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução: Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
INTERNACIONAL Situacionista. Situacionista: Teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2002. (Coleção Baderna).
JACQUES, Paola Berenstein (Org.). Apologia da deriva: Escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
JAPPE, Anselm. Guy Debord. Lisboa: Antígona, 2008.
____. Fin de la révolution et fin de la fin de l’art? In: Desformas / Sessão Especial / A formação e a espada. São Paulo. Trabalho não publicado.
KR¬AUSS, Rosalind. A voyage on the North Sea: art in the age of the post-medium condition. London: Thames and Hudson, 2000.
____. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.
____. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Cambridge / London: The MIT Press, 1985.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin - aviso de incêndio: Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e Outros Ensaios Hereges. Rio de Janeiro: Marca d’Água Livraria e Editora Ltda, 2011.
____. Os anos de chumbo: Mídia, poética e ideologia no período de resistência ao autoritarismo militar (1968 – 1985). Porto Alegre: Sulina, 2006.
NESBIT, Molly; OBRIST, Hans Ulrich; TIRAVANIJA, Rirkrit. What is a station? In: BONAMI, Francesco; FRISA, Maria Luisa (Ed.). 50th International Art Exhibition - dreams and conflicts: the dictatorship of the viewer. Venezia: La Biennale di Venezia, 2003, pp. 327-336.
OBRIST, Hans Ulrich (Ed.). Do it. New York: Independent Curators Incorporated, 1997.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SZEEMAN, Harald, (Ed.). Live in your head: When attitudes become form: words, concepts, processes, situations, information = Wenn Attitüden Form werden: Werke, Konzepte, Vorgänge, Situationen, Information: Kunsthalle Bern 22.3 –27.4.1969: catálogo. Bern: Kunsthalle, 1969. Catálogo de exposição.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosine. Madrid: Ediciones Akal S.A., 2010.
ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008.
____. Bem-vindo ao deserto do real: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0305

Clique para consultar o oferecimento para CAP0305

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP