Refletir sobre a relação entre arte, experiência e aprendizagem artística. Compreender a dinâmica dos processos de criação na arte e na educação. Refletir sobre a ideia do artista e do educador como propositores de experiências.Desenvolver processos criadores colaborativos.Realizar estudos, experimentações e criações artísticas e didáticas.
Arte e experiência.Morfologia dos processos de criação.A criação artística e a criação didática.O artista e o educador como propositores de experiências.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo, Difel, 1986.BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação nº 19, Rio de Janeiro: ANPED, 2002, pp. 20-28.BOSI, Alfredo. “Os trabalhos das mãos”. In O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995CLARK, Lygia. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. RJ: FUNARTE, 1980. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. “Percepto, afecto e conceito”. In. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, pp. 193-235.DEWEY, John. "Ter uma experiência. In: A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.MATTAR, Sumaya. Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010.OSTROWER, Fayga. - Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Imago, 1987. PAZ, Octavio. “Poesia e poema”. O arco e a lira. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1982. SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2008.