Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0308 - Arte/Educação em Museus e Exposições
Art Education in Museums and Exhibitions

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Conhecer e vivenciar as especificidades da arte/educação em espaços museológicos e expositivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085792 - Maria Christina de Souza Lima Rizzi
 
Programa Resumido
A disciplina visa oferecer aos alunos conhecimentos pertinente aos museus de arte, às exposições em instituições culturais e projetos educativos estabelecendo relações com os movimentos artísticos e culturais  com programas educacionais, analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações e práticas.
 
 
 
Programa
Introdução ao pensamento museológico.
Desafios da Museologia Contemporânea.
Museus: natureza e especificidade.
Educação em museu: historicidade e conceitos
Aspectos contemporâneos da Educação em Museus: estudos de caso
Exposições de Arte em instituições culturais de diferentes naturezas: tipologias
Projetos educativos em instituições culturais : estudos de caso
Introdução às questões curatoriais relacionadas à exposições
Programa Educativo, Projeto Educativo e Ação Educativa em exposições: definições necessárias?
Curadoria Educativa: conceito e práticas.
Análise e Criação de materiais de apoio pedagógico especialmente criados para exposições.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas , discussões em grupos e visitas técnicas a museus e exposiçõ
Critério
Análise da produção de trabalhos realizada pelos alunos durante o curso.
Norma de Recuperação
O aluno deverá prestar uma prova que versará sobre o conteúdo do programa.
 
Bibliografia
     
Barata,Mário.Origens dos museus de historia e de arte no Brasil.Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,v 147,n.350,p.22-30,jan./mar.1986. 
Barbosa,Ana Mae Tavares Bastos .Arte –educação em um museu de arte.Revista USP ,n.2,p.125-132,jun./ago.1989.il.
Barbosa,Ana Mae Tavares Bastos,ed .O museu de arte contemporânea da Universidade de São Paulo .São Paulo : Banco Safra ,1990.319p.il.col.
BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, F.P. A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais.São Paulo: Cortez, 2010.
BENNETT, Tony, The Birth of The Museum, London, Routledge, 1995
BREDARIOLI, Rita Luciana Berti. Das lembranças de Suzana Rodrigues: Tópicos modernos de arte. Vitória:EDUFES, 2007.
BRUNO, M.C.O. (orgs.). Memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 1995.
Cazzeta, Mirian. O trabalho interdisciplinar em museus . Ciências em MUSEUS, v.4.p.130,1992.
CERAVOLO, Suely Moraes. Delineamentos para uma teoria da Museologia. Anais do Museu Paulista / História e Cultura Material, São Paulo, v.12, 237-68, 2003.
CHIARELLI, Tadeu .Grupo de Estudos de Curadoria, São Paulo, MAM, s/d
CURY, Marília Xavier. Museologia: novas tendências. In: GRANATO, M., SANTOS, C. P., LOUREIRO, M. L. N. M. Museu e Museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009. p. 25-41.
CURY, Marília Xavier. Exposição – Concepçãp, montagem e avaliação. 2ª. Ed. São Paulo, Annablume, 2008.
ESPAÇOS DA MEDIAÇÃO/ coordenação geral Carmen Aranha e Katia Canton. São Paulo: PGEHA/ Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo,2011.
GREENBERG, B. R., FERGUSON, S. NAIRE, (ed.). Thinking about exhibitions. London: Routlege, 1996.
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museus de arte e escola, responsabilidade compartilhada na formação de público. 2000. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

KARP, I., KREAMER, C. .M., LAVINE, S. D. (eds.) Museums and communities: the politics of public culture. Washington: Smithsonian Institution, 1991.
MENEZES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista / História e Cultura Material, São Paulo, v.2, p.9-42, 1994.
MIR, C.L.B.Educación como Mediación em Centros de Arte Contemporáneo. Junta de Castilla y Leon: Universidad de Salamanca, 2005.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NETO, José Minerini. Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: Dos cursos do MAM ao Educativo Permanente. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado) – PPGAV/ECA/USP.
PARSONS, Michael J. Compreender a arte. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Presença, 1992.

PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PINHEIRO, Maria de Paula. Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos.São Paulo,s.n.,2014. Dissertação (Mestrado). PPGE-FEUSP.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Olho Vivo: arte-educação na exposição Labirinto da Moda - uma Aventura infantil. 1999.
SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1998. ( Coleção Primeiros Passos).

SCHWARCZ, Lilia K. M. O nascimento dos museus no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Vértice, 1989, p. 45-67.

OBRIST, Hans Ulrich Uma Breve Historia da Curadoria, São Paulo, BEI, 2010


WOLFF, T., GEAHIGAN, G. Art Criticism and education. In: SMITH, Ralph A. (ed.) Discipline in art education: contexts of understanding. Urbana: University of Illinois, 1997.
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0308

Clique para consultar o oferecimento para CAP0308

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP