Conhecer e vivenciar as especificidades da arte/educação em espaços museológicos e expositivos.
A disciplina visa oferecer aos alunos conhecimentos pertinente aos museus de arte, às exposições em instituições culturais e projetos educativos estabelecendo relações com os movimentos artísticos e culturais com programas educacionais, analisando e avaliando a propriedade de suas diferentes fundamentações e práticas.
Introdução ao pensamento museológico.Desafios da Museologia Contemporânea.Museus: natureza e especificidade.Educação em museu: historicidade e conceitosAspectos contemporâneos da Educação em Museus: estudos de casoExposições de Arte em instituições culturais de diferentes naturezas: tipologiasProjetos educativos em instituições culturais : estudos de casoIntrodução às questões curatoriais relacionadas à exposiçõesPrograma Educativo, Projeto Educativo e Ação Educativa em exposições: definições necessárias?Curadoria Educativa: conceito e práticas.Análise e Criação de materiais de apoio pedagógico especialmente criados para exposições.
Barata,Mário.Origens dos museus de historia e de arte no Brasil.Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro,v 147,n.350,p.22-30,jan./mar.1986. Barbosa,Ana Mae Tavares Bastos .Arte –educação em um museu de arte.Revista USP ,n.2,p.125-132,jun./ago.1989.il. Barbosa,Ana Mae Tavares Bastos,ed .O museu de arte contemporânea da Universidade de São Paulo .São Paulo : Banco Safra ,1990.319p.il.col.BARBOSA, Ana Mae, CUNHA, F.P. A Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais.São Paulo: Cortez, 2010. BENNETT, Tony, The Birth of The Museum, London, Routledge, 1995BREDARIOLI, Rita Luciana Berti. Das lembranças de Suzana Rodrigues: Tópicos modernos de arte. Vitória:EDUFES, 2007.BRUNO, M.C.O. (orgs.). Memória do pensamento museológico contemporâneo: documentos e depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do ICOM, 1995.Cazzeta, Mirian. O trabalho interdisciplinar em museus . Ciências em MUSEUS, v.4.p.130,1992.CERAVOLO, Suely Moraes. Delineamentos para uma teoria da Museologia. Anais do Museu Paulista / História e Cultura Material, São Paulo, v.12, 237-68, 2003.CHIARELLI, Tadeu .Grupo de Estudos de Curadoria, São Paulo, MAM, s/d CURY, Marília Xavier. Museologia: novas tendências. In: GRANATO, M., SANTOS, C. P., LOUREIRO, M. L. N. M. Museu e Museologia: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009. p. 25-41.CURY, Marília Xavier. Exposição – Concepçãp, montagem e avaliação. 2ª. Ed. São Paulo, Annablume, 2008.ESPAÇOS DA MEDIAÇÃO/ coordenação geral Carmen Aranha e Katia Canton. São Paulo: PGEHA/ Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo,2011. GREENBERG, B. R., FERGUSON, S. NAIRE, (ed.). Thinking about exhibitions. London: Routlege, 1996. GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: museus de arte e escola, responsabilidade compartilhada na formação de público. 2000. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.KARP, I., KREAMER, C. .M., LAVINE, S. D. (eds.) Museums and communities: the politics of public culture. Washington: Smithsonian Institution, 1991. MENEZES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista / História e Cultura Material, São Paulo, v.2, p.9-42, 1994. MIR, C.L.B.Educación como Mediación em Centros de Arte Contemporáneo. Junta de Castilla y Leon: Universidad de Salamanca, 2005. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006. NETO, José Minerini. Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: Dos cursos do MAM ao Educativo Permanente. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado) – PPGAV/ECA/USP.PARSONS, Michael J. Compreender a arte. Tradução de Ana Luisa Faria. Lisboa: Presença, 1992. PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999. PINHEIRO, Maria de Paula. Ensino de arte em museus da cidade de São Paulo: tópicos modernos e contemporâneos.São Paulo,s.n.,2014. Dissertação (Mestrado). PPGE-FEUSP.RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Olho Vivo: arte-educação na exposição Labirinto da Moda - uma Aventura infantil. 1999.SUANO, Marlene. O que é museu? São Paulo: Brasiliense, 1998. ( Coleção Primeiros Passos). SCHWARCZ, Lilia K. M. O nascimento dos museus no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo: Vértice, 1989, p. 45-67.OBRIST, Hans Ulrich Uma Breve Historia da Curadoria, São Paulo, BEI, 2010 WOLFF, T., GEAHIGAN, G. Art Criticism and education. In: SMITH, Ralph A. (ed.) Discipline in art education: contexts of understanding. Urbana: University of Illinois, 1997.