1. Oferecer aos estudantes um quadro geral das principais questões que passam a marcar a produção artística desde os anos 1960 – entre elas, a noção da arte como participação e experiência intersubjetiva; a retomada de uma reivindicação central às vanguardas modernas, de “dissolver a arte na vida”; o trânsito provocativo ente a "arte" e a não-"arte"; o recurso a procedimentos de citação e apropriação, a tematização radical do corpo; 2. Interrogar centralmente o interesse dessa produção em franquear os gêneros estabelecidos pela tradição e em experimentar para além dos limites históricos e institucionais da arte; 3. Discutir as transformações de ordem filosófica e teórica que tais experimentações aportam para o debate da arte contemporânea, mormente a aspiração da arte a uma condição interdisciplinar (entre tais experimentações, cabe mencionar o happening, a performance, o vídeo, a instalação, tecnologias audiovisuais, a aquisição de uma nova escala para o trabalho de arte, para muito além do espaço físico de galerias e museus, com o surgimento, por exemplo, de trabalhos de escala geográfica e produzidos em regiões distantes do contexto urbano); 4. Sondar novas perspectivas de abordagem crítica do trabalho de arte, com atenção especial a autores que renovaram o debate da arte da década da década de 1960 à atualidade (entre eles: Clement Greenberg, Arthur Danto, Hal Foster, Rosalind Krauss, Thierry de Duve, Michael Fried).
Discussão de temas previamente propostos em seminários e textos referenciais; prática da escrita, mediante a elaboração de resenhas críticas de obras e de textos teóricos ou filosóficos, visita a eventos culturais na cidade de São Paulo, leitura de textos propostos em sala de aula, elaboração de prova de avaliação final, de caráter dissertativo.
1. A tradição humanista europeia posta em xeque no segundo pós-guerra. Abstração informal, tachismo, expressionismo abstrato, abstração construtiva.2. A crise da utopia moderna nos anos 50 – Jasper Johns, Robert Rauschenberg.3. A emergência da arte para a esfera da cultura: Andy Warhol.4. A dissolução da forma: Pop Art, Nouveau Realisme, Arte povera, Minimalismo, Lygia Clark, Gego, Helio Oiticica, Mira Schendel.5. Transformações na noção clássica de espaço público. Cultura como imagem; o advento de um espaço normativo da cultura. 6. A questão da morte da arte. A questão da participação na arte. A revisão do modernismo – a emergência de "culturas locais" e múltiplos pleitos identitários.7. A presença do corpo na arte contemporânea. Iole de Freitas, Cindy Sherman.8. A contribuição do feminismo à crítica da arte e da cultura; crise no campo disciplinar tradicional. 9. Arte, sistema da cultura e novas formas de organização do espaço público na atualidade.
AMARAL, Aracy, org. Projeto construtivo na arte brasileira. São Paulo: Pinacoteca do Estado; Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 1977.ARANTES, Otília B. Fiori. Urbanismo em fim de linha: e outros estudos sobre o colapso damodernização arquitetônica. São Paulo, EDUSP, 1998.ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.BELTING, Hans. O fim da história da arte.Uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify,2006.BENJAMIN, Walter. Poesía y capitalismo. Madri: Taurus Ediciones, 1988.BISHOP, Claire. Antagonismo y estética relacional. Otra parte, n. 5, outubro de 2005.BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.BOURRIAUD, Nicolas. Forma relacional. Otra parte, n. 5, outubro de 2005.BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005._______________. Concretismo/ Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1985.BUCHLOH, Benjamin H. D. Neo-Avantgarde and Culture Industry. Essays on European andAmerican Art from 1955 to 1975. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2000._______________. 'Conceptual art 1962-1969: from the aesthetic of administration to the critique of institutions', October, Winter,. 1990, p 105- 143.BUREN, Daniel. Function of the Museum. In: Artforum, setembro de 1973.BÜRGER, Peter. Theory of the Avant-Garde. Minneapolis: University of Minnesota Press,1984.CLARK, Lygia; OITICICA, Hélio. Cartas, 1964-1974. Organização Luciano Figueiredo. Rio deJaneiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996.CLARK, T.J. Modernismo, pós-modernismo e vapor. In: ARS, n. 8, São Paulo, 2006, p. 128-144._______________. Modernismos. [org. Sônia Salzstein] São Paulo: Cosac Naify, 2007._______________. Farwell to an Idea: Episodes From a History of Modernism. Londres/New Haven:Yale University Press, 1999 [ed. Rev. 2001].CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo, Martins Fontes, 2005.DANTO, Arthur C. After the End of Art. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1997._______________. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: CosacNaify 2005._______________. Unnatural wonders : essays from the gap between art and life. NewYork: Farrar, Straus, Giroux, 2005.DICKIE, George. Art and the Aesthetic, An Institutional Analysis. Ithaca: Cornell University Press, 1974.DUARTE, Paulo Sérgio. Anos 60/Transformações da arte no Brasil. Rio De janeiro: CamposGerais, 1998.FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro:Funarte-Jorge Zahar, 1997.FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2012.FOSTER, Hal; Krauss, Rosalind; Bois, Yve-Alain; Buchloh, Benjamin H. D. Art since 1900.Modernism/Antimodernism/Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004.FRIED, Michael. Why Photography matters as Art as never before. New Haven: Yale. University Press, 2008.FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2011.GARELS, Gary, ed. The work of Andy Warhol. Nova York: Dia Art Foundation, 1989.GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1998.GREENBERG, Clement. The Collected Essays.Edited by John O'Brian. Chicago: The University ofChicago Press, 1995, vols. I-IV.HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003._______________. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.HARRISON, Charles & Wood, Paul Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas.London: Blackwell Publishing, 2003.JAPPE, Anselm. O "fim da arte" segundo Theodor W. Adorno e Guy Debord. In: Sic Transit Gloria Artis. Editora Centelha Viva, s/d.JAMESON, Fredric. A singular modernity. Essay on the Ontology of the Present. Londres: Verso,2002.JUDD, Donald. Complete writings/ 1975-1986. Eindhovem: van Abbemuseum, 1987.KOSUTH, Joseph. Arte depois da filosofia. Malasartes , Rio de Janeiro, n.1, p. 10-13, set/out/nov, 1975.KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the. Post-Medium Condition. London: Thames & Hudson, 2000._______________. Passages in Modern Sculpture. Cambridge/Londres: The Mit Press, 1989._______________. The Originality of the Avant-gard and Other Modernist Myths. Cambridge:MIT Press, 1985.KUDIELKA, Robert. Arte do mundo ou arte de todo o mundo? Do sentido e do sem-sentido da globalização nas artes plásticas. Novos estudos, n. 67, novembro de 2003._______________. O Olho Ictérico. Crítica de arte e as falácias do historicismo. Concinnitas, n. 7, Rio de Janeiro, dezembro de 2004.MARK, Francis; FOSTER, Hal. Pop. London: Phaidon, 2004.MORRIS, Robert. Continuous Project Altered Daily/The Writings of Robert Morris. Cambridge,Massachusetts: The MIT Press, 1995.NAVES, Rodrigo. A forma difícil: ensaios sobre arte brasileira. São Paulo, Ática, 1997._______________. O vento e o moinho. Ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.NOCHLIN, Linda. "'Why Have There Been No Great Women Artists?' Thirty Years After" in Women Artists at the Millennium, edited by Carol Armstrong e Catherine de Zegher. Cambridge: MIT Press, 2006. _______________. Representing Women. London: Londres, Thames & Hudson, 1999. _______________. Andy Warhol Nudes. Nova York: Overlook Harcover, 1996._______________. The Body in Pieces: The Fragment as a Metaphor of Modernity. Londres: Thames & Hudson, 2001.PEDROSA, Mário. Modernidade cá e lá: textos escolhidos. [Org. Otília Beatriz Fiori Arantes]. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000, vol. 4.OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro, Rocco, 1986.RESENDE, José et al. [eds.], Malasartes, Rio de Janeiro, números 1, 2 e 3, set. 1975 a jun. 1976.ROSENBERG, Harold. Objeto ansioso. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.SMITHSON, Robert. The Writings of Robert Smithson. Edited by Nancy Holt. Nova York: NewYork University Press, 1979.STEINBERG, Leo. Outros critérios. São Paulo: Cosac Naify, 2008.SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001.XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal.São Paulo, Brasiliense, 1993.WARHOL, Andy. The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again). Nova York, San Diego e Londres: A Harvest Book, 1977.