Estimular pesquisas no campo da escultura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Escultura II.
Será determinado pelos projetos individuais que cada aluno apresentar e desenvolver durante o semestre.
Os projetos individuais do aluno podem seguir as seguintes opções: 1. Realização de um trabalho artístico, acompanhado por um registro que sintetize o processo de desenvolvimento da produção. O formato deste registro será determinado pelas singularidades do trabalho realizado podendo usar um ou vários meios: visual, verbal, audiovisual e outros; 2. Elaboração de uma monografia que demonstre uma reflexão aprofundada sobre o tema escolhido; 3. Realização de um projeto acompanhado de memorial descritivo, um relato da vivencia e experiência do próprio trabalho. Em qualquer das opções, deverá ser entregue ao final um projeto de desenvolvimento que dará continuidade na disciplina Projeto de Graduação em Escultura II.
BATTOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. ____. Minimal art: a critical anthology. New York: E. P. Dutton, 1968. BÉRTOLA, Elena de. El arte cinético: el movimiento y la transformación. Buenos Aires: Nueva Vision, 1973. BURNHAM, Jack. Beyond modern sculpture. New York: George Braziller, 1978. CELANT. Germano. Art povera: conceptual, actual, or impossible art? London: Studio Vista, 1969. DAVIS, Douglas. Art and the future: a history prophecy of the collaboration between science, technology and art. New York: Praeger, 1975. GOTTLIEB, Carla. Beyond modern art. New York: E. P. Dutton, 1976. KAPROV, Allan. Assemblage, environments and happenings. New York: Harry N. Abrams, s. d. KULTERMANN, Udo. Nuove dimensioni della scultura. Milano: Feltrinelli, 1967. MALINA, J. Frank. Kinetic art: theory and practice New York: Dover Publications, 1974. (selections from the Journal Leonardo). MARCHAN, Simon Fiz. Del arte objetual al arte del concepto: 1960-1974. Madrid: Alberto Corazon editor, 1974. MENNA, Filiberto. La opción analítica en el arte moderno, figuras e iconos. Barcelona:Gustavo Gili, 1977. MICHELI, Mário de Las vanguardas artísticas del siglo veinte. Córdoba: Editorial Univiersitario de Córdoba, 1968. PINCUS-WITTEN, Robert. Postminimalism. New York: Out of London Press, 1977. SAGER, Peter. Nuevas formas de realismo. Madrid: Alianza, 1981. SONDHEIN, Alan. Individuals: bost - movement art in America. New York: E. P Dunton, 1977.