Estimular pesquisas no campo da escultura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte.
Será determinado pelos projetos individuais que o aluno apresentará e desenvolverá durante o semestre.
Os projetos individuais que o aluno desenvolverá durante o semestre podem seguir as seguintes opções: 1. Realização de um trabalho artístico, acompanhado por um registro que sintetize o processo de desenvolvimento da produção. O formato deste registro será determinado pelas singularidades do trabalho realizado podendo usar um ou vários meios: visual, verbal, audiovisual e outros; 2. Elaboração de uma monografia que demonstre uma reflexão aprofundada sobre o tema escolhido; 3. Realização de um projeto acompanhado de memorial descritivo, um relato da vivencia e experiência do próprio trabalho.
BATTOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. ____. Minimal art: a critical anthology. New York: E. P. Dutton, 1968. BÉRTOLA, Elena de. El arte cinético: el movimiento y la transformación. Buenos Aires: Nueva Vision, 1973. BURNHAM, Jack. Beyond modern sculpture. New York: George Braziller, 1978. CELANT. Germano. Art povera: conceptual, actual, or impossible art? London: Studio Vista, 1969. DAVIS, Douglas. Art and the future: a history prophecy of the collaboration between science, technology and art. New York: Praeger, 1975. GOTTLIEB, Carla. Beyond modern art. New York: E. P. Dutton, 1976. KAPROV, Allan. Assemblage, environments and happenings. New York: Harry N. Abrams, s. d. KULTERMANN, Udo. Nuove dimensioni della scultura. Milano: Feltrinelli, 1967. MALINA, J. Frank. Kinetic art: theory and practice New York: Dover Publications, 1974. (selections from the Journal Leonardo). MARCHAN, Simon Fiz. Del arte objetual al arte del concepto: 1960-1974. Madrid: Alberto Corazon editor, 1974. MENNA, Filiberto. La opción analítica en el arte moderno, figuras e iconos. Barcelona:Gustavo Gili, 1977. MICHELI, Mário de Las vanguardas artísticas del siglo veinte. Córdoba: Editorial Univiersitario de Córdoba, 1968. PINCUS-WITTEN, Robert. Postminimalism. New York: Out of London Press, 1977. SAGER, Peter. Nuevas formas de realismo. Madrid: Alianza, 1981. SONDHEIN, Alan. Individuals: bost - movement art in America. New York: E. P Dunton, 1977.