Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0313 - Projeto de Graduação em Escultura II
Undergraduate Project in Sculpture II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 300 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Estimular pesquisas no campo da escultura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614087 - Mario Celso Ramiro de Andrade
 
Programa Resumido
Será determinado pelos projetos individuais que o aluno apresentará e desenvolverá durante o semestre.
 
 
 
Programa
Os projetos individuais que o aluno desenvolverá durante o semestre podem seguir as seguintes opções:
1.	Realização de um trabalho artístico, acompanhado por um registro que sintetize o processo de desenvolvimento da produção. O formato deste registro será determinado pelas singularidades do trabalho realizado podendo usar um ou vários meios: visual, verbal, audiovisual e outros;
2.	Elaboração de uma monografia que demonstre uma reflexão aprofundada sobre o tema escolhido;
3.	Realização de um projeto acompanhado de memorial descritivo, um relato da vivencia e experiência do próprio trabalho.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Orientação individual e seminários para avaliação e orientação em grupo, dos projetos em desenvolvimento.
Critério
Aferição dos níveis de qualidade artística das produções desenvolvidas durante o semestre em função dos objetivos propostos.
Norma de Recuperação
O aluno deverá refazer o projeto, que deverá ser entregue durante o mês de férias do respectivo semestre letivo.
 
Bibliografia
     
     		BATTOCK, Gregory. La idea como arte: documentos sobre el arte conceptual. 
Barcelona: Gustavo Gili, 1977.
____. Minimal art: a critical anthology. New York: E. P. Dutton, 1968.
BÉRTOLA, Elena de. El arte cinético: el movimiento y la transformación. Buenos 
Aires: Nueva Vision, 1973.
BURNHAM, Jack. Beyond modern sculpture. New York: George Braziller, 1978.
CELANT. Germano. Art povera: conceptual, actual, or impossible art? London: Studio Vista, 1969.
DAVIS, Douglas. Art and the future: a history prophecy of the collaboration between science, technology and art. New York: Praeger, 1975.
GOTTLIEB, Carla. Beyond modern art. New York: E. P. Dutton, 1976.
KAPROV, Allan. Assemblage, environments and happenings. New York: Harry N. 
Abrams, s. d.
KULTERMANN, Udo. Nuove dimensioni della scultura. Milano: Feltrinelli, 1967. 
MALINA, J. Frank. Kinetic art: theory and practice New York: Dover Publications, 1974. (selections from the Journal Leonardo).
MARCHAN, Simon Fiz. Del arte objetual al arte del concepto: 1960-1974. Madrid: Alberto Corazon editor, 1974.
MENNA, Filiberto. La opción analítica en el arte moderno, figuras e iconos. Barcelona:Gustavo Gili, 1977.
MICHELI, Mário de Las vanguardas artísticas del siglo veinte. Córdoba: Editorial 
Univiersitario de Córdoba, 1968.
PINCUS-WITTEN, Robert. Postminimalism. New York: Out of London Press, 1977.
SAGER, Peter. Nuevas formas de realismo. Madrid: Alianza, 1981.
SONDHEIN, Alan. Individuals: bost - movement art in America. New York: E. P
Dunton, 1977.


 

Clique para consultar os requisitos para CAP0313

Clique para consultar o oferecimento para CAP0313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP