Estimular pesquisas no campo da escultura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Gravura II.
Será determinado pelos projetos individuais que cada aluno apresentar e desenvolver durante o semestre.
Os projetos individuais do aluno podem seguir as seguintes opções: 1. Realização de um trabalho artístico, acompanhado por um registro que sintetize o processo de desenvolvimento da produção. O formato deste registro será determinado pelas singularidades do trabalho realizado podendo usar um ou vários meios: visual, verbal, audiovisual e outros; 2. Elaboração de uma monografia que demonstre uma reflexão aprofundada sobre o tema escolhido; 3. Realização de um projeto acompanhado de memorial descritivo, um relato da vivencia e experiência do próprio trabalho. Em qualquer das opções, deverá ser entregue ao final um projeto de desenvolvimento que dará continuidade na disciplina Projeto de Graduação em Gravura II.
ACKLEY, Clifford et ali. The modern art of the print: selections from the collection of Lois and Michael Torf. Boston: Museum of Eine Arts, 1984. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. IN:BENJAMIN, Walter et ali. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980. CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Fribourg: Office du Livre, 1973. EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976. GILMORE, Pat. The mechanized image. London: Arts Council of Great Britain, 1978. IVINS Jr., W. M. Imágén impresa y conocimiento: análisis de la imagen prefotografica. Barcelona: Gustavo Gilli, 1975. ____. Notes on prints. Cambridge: The M.I.T. Press, 1930. LARAN, Jean. L'estampe. Paris: Presses Universitaires, 1959. 2v. MAYER, A. Hyath. Prints & people: a social history of printed pictures. New York:The Metropolitan Museum of Art, 1972. WATRAUS, James. A century of American printmaking (1880-1950). Madison: Wisconsin, The University of Wisconsin Press, 1984.