Estimular pesquisas no campo da escultura, visando desenvolver os princípios criativos que fundamentam esta prática artística. Orientar a concretização desses princípios durante a realização de trabalhos individuais. Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as relações entre as obras produzidas e o contexto mais geral da arte. Etapa obrigatória inicial para a realização da disciplina Projeto de Graduação em Pintura II.
Será determinado pelos projetos individuais que cada aluno apresentar e desenvolver durante o semestre.
Os projetos individuais do aluno podem seguir as seguintes opções: 1. Realização de um trabalho artístico, acompanhado por um registro que sintetize o processo de desenvolvimento da produção. O formato deste registro será determinado pelas singularidades do trabalho realizado podendo usar um ou vários meios: visual, verbal, audiovisual e outros; 2. Elaboração de uma monografia que demonstre uma reflexão aprofundada sobre o tema escolhido; 3. Realização de um projeto acompanhado de memorial descritivo, um relato da vivencia e experiência do próprio trabalho. Em qualquer das opções, deverá ser entregue ao final um projeto de desenvolvimento que dará continuidade na disciplina Projeto de Graduação em Pintura II.
ARNHEIM, Rudolf. El "Guernica"de Picasso: Gênesis de una pintura. Barcelona: Gustavo Gili, 1976. (Col. Comunicación Visual). BERGER, John. Modos de ver. Lisboa: Martins Fontes, 1980. GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo de psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1980. ____. The image and the eye: further studies in the psichology of pictorial representation. Oxford: Phaidon Press, 1982. MENNA, Filiberto. La opción analítica en el arte moderno: figuras y íconos. Turin:Einaudi, 1975. PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976. WOLFE, Tom. The painted world. New York: Bantam Books, 1976.