Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0322 - História do Ensino de Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas
History of Art Education in Brazil: political and conceptual trajectory and contemporary issues

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa situar historicamente e problematizar as diversas concepções e práticas do ensino e da aprendizagem da arte no Brasil já sistematizadas, refletindo sobre suas principais transformações e estabelecendo relações com as políticas educacionais e os panoramas artístico, cultural e politico de cada época, ao mesmo tempo que, por meio da Metodologia da História Oral, se propõe à construção de fontes primárias compostas por narrativas de experiências com arte e educação contemporâneas diversas e plurais, especialmente, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos do espaço acadêmico de produção de conhecimento.
 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1662495 - Sumaya Mattar
 
Programa Resumido
A disciplina faz uso da Metodologia da História Oral para a construção de fontes primárias diversas e plurais sobre arte e educação na contemporaneidade,  especialmente, de pessoas pertencentes a grupos que, por razões econômicas, sociais, étnicas e de gênero, entre outras, são comumente excluídos do espaço acadêmico de produção de conhecimento. Os estudantes realizam leituras de autores clássicos da área de arte e educação e autores contemporâneos que colocam em questão a colonialidade no campo do ser, do saber e do poder e desenvolvem um projeto de pesquisa utilizando a História Oral para conhecer, produzir e disseminar experiências outras de ensino e aprendizagem da arte.
 
 
 
Programa
1- O entrecruzamento da história pessoal à história social; 2- A historicidade do ensino da arte e a importância do conhecimento histórico; 3- Antecedentes do ensino de arte modernista.4- Ensino de Arte na Pedagogia Nova. 6- O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil. 7- Educação Artística - polivalência e tecnicismo no ensino da arte: a Lei 5692/71; 8- O Movimento Arte-Educação e a criação das associações de arte-educadores; 9- Ana Mae Barbosa e a virada pós-moderna: Proposta Triangular, Cultura Visual e Multiculturalismo; 10- A luta pela obrigatoriedade da Arte no currículo escolar: a LDBN 9394/96 e os PCN-Artes; 11- Perspectivas críticas e pós-críticas e o ensino de arte no Brasil: contribuições de Paulo Freire; 12- A Lei 11645: culturas indígenas e afro-brasileiras e o ensino de arte; 13- Colonialismo e colonialidade na arte e na educação; 14- Pedagogias decoloniais e experiências de aprendizagem da arte em contextos não acadêmicos: meio artesanal, cultura popular, movimentos artísticos e movimentos sociais; 16- O ensino de arte na Reforma do Ensino Médio e na BNCC; 15- A História Oral como recurso para a construção de memórias e fontes primárias para a pesquisa e o ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, leituras e produções de textos; trabalhos individuais e em grupo; exercícios teórico-poéticos; realização de projeto utilizando a metodologia da História Oral.
Critério
Os estudantes serão avaliados de forma contínua e cumulativa. Serão considerados os seguintes aspectos: assiduidade, pontualidade, participação em aula; realização dos exercícios e trabalhos propostos; entrega de trabalho final.
Norma de Recuperação
O aluno deverá entregar todos trabalhos e exercícios propostos ao longo da disciplina.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, Ana Mae. Para que história? In: Revista AR’TE. n. 6. São Paulo: Max Limonad, 1983. 
 _________, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo; Perspectiva, 1978. 
________, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982. 
________, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984. 
________, Ana Mae. História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986. 
________, Ana Mae e SALES, Heloisa M. (orgs.). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990. 
________, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. 
________, Ana Mae. Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. 
________, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2006. 
________, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008. 
________, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte. C/Arte, 1998. ________, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. 
________, Ana Mae (org.). Ensino da arte : memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. 
________, Ana Mae. Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015. BRASIL. Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: . 
_______. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. 
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte para o ensino fundamental (1o. e 2o. ciclos). Brasília: MEC, 2000. 
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. _______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf 
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. FERRAZ, Maria H. C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1991. 
FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio: Paz e Terra, 1967. 
_______, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio: Paz e Terra, 1976. 
_______, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 
_______, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2001. 
IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxus na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017. 
LE GOFF, Jacques. História e memória. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. 
LOWENFELD. Viktor. BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970. 
____________. Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977. 
MATTAR, Sumaya. Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27112007-150820/pt-br.php 
_______, Sumaya. Entre a oficina artesanal e a sala de aula eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2022 - (Coleção Ágere). 
_________, Sumaya e ROIPHE, Alberto (orgs.). Arte e educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo: ECA/USP, 2016. Disponível em http://artenaescola.org.br/sala-de leitura/livros/livro.php?id=76866 _________, Sumaya. "Enfrentando os desafios da formação docente para uma arte/educação democrática, antirracista e intercultural". In: Acervo de Múltiplas Vozes: narrativas de experiências com arte e educação.1 ed.São Paulo / SP: ECA/USP, 2021. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668. _________, Sumaya; SUZUKI, Clarissa; PINHEIRO, Maria. a lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras. São Paulo: ECA-USP, 2020. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/525  MIGNOLO, Walter D.. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94
NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: o curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537/pt-br.php 
OTT. Robert W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. 
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 
SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 
SUZUKI, Clarissa Lopes. Outras memórias, outras histórias: contra
colonialidade e o saber como construção coletiva e emancipatória na educação antirracista das artes Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 2022.
VARELA, Noêmia. A formação do arte/educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae. História da arte/educação: a experiência de Brasília. São Paulo, 1986. 
WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html 
_____, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html
 


 

Clique para consultar os requisitos para CAP0322

Clique para consultar o oferecimento para CAP0322

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP