Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0322 - História do Ensino de Arte no Brasil: trajetória política e conceitual e questões contemporâneas
History of Art Education in Brazil: political and conceptual trajectory and contemporary issues

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A partir de pesquisas e de teóricos e personagens seminais para o desenvolvimento do ensino da arte, a disciplina visa situar historicamente e problematizar as diversas concepções e práticas do ensino e da aprendizagem da arte no Brasil, refletindo sobre suas principais transformações e estabelecendo relações com as políticas educacionais e os panoramas artístico, cultural e politico de cada época.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1662495 - Sumaya Mattar
 
Programa Resumido
A partir de pesquisas e de teóricos e personagens seminais para o desenvolvimento do ensino da arte, a disciplina visa situar historicamente e problematizar as diversas concepções e práticas do ensino e da aprendizagem da arte no Brasil, refletindo sobre suas principais transformações e estabelecendo relações com as políticas educacionais e os panoramas artístico, cultural e politico de cada época.
 
 
 
Programa
1- O entrecruzamento das histórias individuais e coletivas; 2- A historicidade do ensino da arte e a importância do conhecimento histórico; 3- Antecedentes do ensino de arte modernista: Período Colonial; Academia Real de Belas Artes e Escolas de Artes e Ofícios; 4- Ensino de Arte na Pedagogia Nova: Nereu Sampaio, Anísio Teixeira e John Dewey; 5- Viktor Lowenfeld e Herbert Read e a Educação pela Arte; 6- O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil: Augusto Rodrigues e Noêmia Varela; 7- Educação Artística - polivalência e tecnicismo no ensino da arte: a Lei 5692/71; 8- O Movimento Arte-Educação e a criação das associações de arte-educadores; 9- Ana Mae Barbosa e a virada pós-moderna: Proposta Triangular, Cultura Visual e Multiculturalismo; 10- A luta pela obrigatoriedade da Arte no currículo escolar: a LDBN 9394/96 e os PCN-Artes; 11- Perspectivas críticas e pós-críticas e o ensino de arte no Brasil: contribuições de Paulo Freire; 12- A Lei 11645: culturas indígenas e afro-brasileiras e o ensino de arte; 13- Experiências de aprendizagem da arte em contextos não escolares: meio artesanal, cultura popular, movimentos artísticos e movimentos sociais; 14- O ensino de arte na Reforma do Ensino Médio e na BNCC.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, leituras e produções de textos; seminários, trabalhos em grupo; trabalhos de campo; exercícios teórico-poéticos. Realização dos exercícios e trabalhos propostos; participação nas aulas; leituras, preparação de seminário; entrega de trabalho final.
Critério
Os estudantes serão avaliados de forma contínua e cumulativa. Serão considerados os seguintes aspectos: assiduidade, pontualidade, participação em aula; realização dos exercícios e trabalhos propostos; entrega de trabalho final.
Norma de Recuperação
O aluno deverá entregar todos trabalhos e exercícios propostos ao longo da disciplina.
 
Bibliografia
     
APPLE, Michael W. . Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000. ASSOCIAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. História da Arte-Educação em São Paulo. São Paulo: AESP, 1986. AZEVEDO, Fernando A. G. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia Varela e Ana Mae Barbosa. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. BARBOSA, Ana Mae. Para que história? In: Revista AR’TE. n. 6. São Paulo: Max Limonad, 1983. _________, Ana Mae. Teoria e prática da Educação artística. São Paulo: Cultrix. 1975. _________, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo; Perspectiva, 1978. ________, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982. ________, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984. ________, Ana Mae. História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986. ________, Ana Mae e SALES, Heloisa M. (orgs.). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990. ________, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. ________, Ana Mae. Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. ________, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2006. ________, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008. ________, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte. C/Arte, 1998. ________, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. ________, Ana Mae (org.). Ensino da arte : memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. ________e CUNHA, Fernanda. (org.) A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. ________, Ana Mae e COUTINHO, Rejane. Ensino de arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. São Paulo: UNESP/ REDEFOR, 2011. Disponível em: . ________, Ana Mae. Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015. BRASIL. Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: . _______. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte para o ensino fundamental (1o. e 2o. ciclos). Brasília: MEC, 2000. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. _______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf BREDARIOLLI, Rita L. B. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. BRITO, Jader de M. (org). 60 anos de Arte-Educação, através da Escolinha de Arte do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. do Livro, 2008. BURKE, Peter. (org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992. CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexõe sobre um campo de pesquisa.Teoria e Educação, Porto Alegre, n.2, p.177‐229,1990. COUTINHO, Rejane G. Mário de Andrade e os desenhos infantis. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. EISNER, Elliot. Estrutura e mágica no ensino de arte. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. FERRAZ, Maria H. C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1991. FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. ___________, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. FRANGE, Lucimar B. P.. Noemia Varela e a Arte. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2001. INEP. Escolinha de Arte do Brasil. Coord. de Augusto Rodrigues, Brasília: 1980. FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio: Paz e Terra, 1967. _______, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio: Paz e Terra, 1976. _______, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. _______, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2001. IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxus na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017. LAMPERT, Jociele. Deambulações sobre a contemporaneidade e o ensino das artes visuais e da cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda P. da (orgs.). A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. LANIER, Vincent. Devolvendo arte à arte-educação. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. LE GOFF, Jacques. História e memória. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. LOWENFELD. Viktor. BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970. ____________. Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977. MACHADO, Regina S. B. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004. MATTAR, Sumaya. Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27112007-150820/pt-br.php _______, Sumaya. Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula. Campinas: Papirus, 2010. _________, Sumaya e ROIPHE, Alberto (orgs.). Arte e educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo: ECA/USP, 2016. Disponível em http://artenaescola.org.br/sala-de leitura/livros/livro.php?id=76866 NASCIMENTO, Erinaldo A. do. As mudanças dos nomes da arte na educação: qual infância? Que ensino? Quem é o bom sujeito docente? Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: o curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537/pt-br.php OTT. Robert W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. São Paulo: Summus, 1986. ____ ,. Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. RICHTER, Ivone M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003. ______. Multiculturalidade e interdisciplinaridade. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. ______. Histórico da FAEB: uma perspectiva pessoal. In: BARBOSA, Ana Mae. Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. RIZZI, Maria C. de S. L. Reflexões sobre a abordagem triangular do ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. VARELA, Noêmia. A formação do arte/educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae. História da arte/educação: a experiência de Brasília. São Paulo, 1986. WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html _____, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0322

Clique para consultar o oferecimento para CAP0322

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP