A partir de pesquisas e de teóricos e personagens seminais para o desenvolvimento do ensino da arte, a disciplina visa situar historicamente e problematizar as diversas concepções e práticas do ensino e da aprendizagem da arte no Brasil, refletindo sobre suas principais transformações e estabelecendo relações com as políticas educacionais e os panoramas artístico, cultural e politico de cada época.
1- O entrecruzamento das histórias individuais e coletivas; 2- A historicidade do ensino da arte e a importância do conhecimento histórico; 3- Antecedentes do ensino de arte modernista: Período Colonial; Academia Real de Belas Artes e Escolas de Artes e Ofícios; 4- Ensino de Arte na Pedagogia Nova: Nereu Sampaio, Anísio Teixeira e John Dewey; 5- Viktor Lowenfeld e Herbert Read e a Educação pela Arte; 6- O Movimento Escolinhas de Arte do Brasil: Augusto Rodrigues e Noêmia Varela; 7- Educação Artística - polivalência e tecnicismo no ensino da arte: a Lei 5692/71; 8- O Movimento Arte-Educação e a criação das associações de arte-educadores; 9- Ana Mae Barbosa e a virada pós-moderna: Proposta Triangular, Cultura Visual e Multiculturalismo; 10- A luta pela obrigatoriedade da Arte no currículo escolar: a LDBN 9394/96 e os PCN-Artes; 11- Perspectivas críticas e pós-críticas e o ensino de arte no Brasil: contribuições de Paulo Freire; 12- A Lei 11645: culturas indígenas e afro-brasileiras e o ensino de arte; 13- Experiências de aprendizagem da arte em contextos não escolares: meio artesanal, cultura popular, movimentos artísticos e movimentos sociais; 14- O ensino de arte na Reforma do Ensino Médio e na BNCC.
BARBOSA, Ana Mae. Para que história? In: Revista AR’TE. n. 6. São Paulo: Max Limonad, 1983. _________, Ana Mae. Arte educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo; Perspectiva, 1978. ________, Ana Mae. Recorte e colagem: influência de John Dewey no ensino de Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982. ________, Ana Mae. Arte-educação: conflitos e acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984. ________, Ana Mae. História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986. ________, Ana Mae e SALES, Heloisa M. (orgs.). O ensino da arte e sua história. São Paulo: MAC/USP, 1990. ________, Ana Mae. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. ________, Ana Mae. Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997. ________, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2006. ________, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008. ________, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte. C/Arte, 1998. ________, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001. ________, Ana Mae (org.). Ensino da arte : memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. ________, Ana Mae. Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015. BRASIL. Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: . _______. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte para o ensino fundamental (1o. e 2o. ciclos). Brasília: MEC, 2000. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. _______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010. FERRAZ, Maria H. C. de T. & REZENDE E FUSARI, Maria F. de. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1991. FREIRE. Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio: Paz e Terra, 1967. _______, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio: Paz e Terra, 1976. _______, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. _______, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2001. IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxus na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017. LE GOFF, Jacques. História e memória. 6. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. LOWENFELD. Viktor. BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970. ____________. Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977. MATTAR, Sumaya. Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27112007-150820/pt-br.php _______, Sumaya. Entre a oficina artesanal e a sala de aula eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2022 - (Coleção Ágere). _________, Sumaya e ROIPHE, Alberto (orgs.). Arte e educação: ressonâncias e repercussões. São Paulo: ECA/USP, 2016. Disponível em http://artenaescola.org.br/sala-de leitura/livros/livro.php?id=76866 _________, Sumaya. "Enfrentando os desafios da formação docente para uma arte/educação democrática, antirracista e intercultural". In: Acervo de Múltiplas Vozes: narrativas de experiências com arte e educação.1 ed.São Paulo / SP: ECA/USP, 2021. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/668. _________, Sumaya; SUZUKI, Clarissa; PINHEIRO, Maria. a lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras. São Paulo: ECA-USP, 2020. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/525 MIGNOLO, Walter D.. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94 NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: o curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (1984-2001) e a formação do professor de arte. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537/pt-br.php OTT. Robert W. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001. READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SILVA, Tomaz T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. SUZUKI, Clarissa Lopes. Outras memórias, outras histórias: contra colonialidade e o saber como construção coletiva e emancipatória na educação antirracista das artes Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 2022. VARELA, Noêmia. A formação do arte/educador no Brasil. In: BARBOSA, Ana Mae. História da arte/educação: a experiência de Brasília. São Paulo, 1986. WALSH, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html _____, Catherine. (Ed.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017. Disponível em: http://plataformasociologica.blogspot.com.br/2017/05/descarga-pedagogias-decoloniales-1-y-2.html