Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0323 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Theoretical and Practical Complementary Activities I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
A  Disciplina de Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento trata de questões relacionadas a problemática da inclusão e ao estudo do meio ambiente, os direitos humanos, diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras a partir do contexto das artes e seus desdobramentos com diálogos entre educação, cultura e sociedade. Parte –se do estudo teórico e da criação de projetos e atividades que visem possibilidades reflexivas e de  aprofundamento no âmbito da formação integral, da ação artística e educativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6171402 - Dália Rosenthal
 
Programa Resumido
O artista – educador:  trânsitos reflexivos. Artes visuais, educação  e meio ambiente: diálogos contemporâneos. Artes visuais, educação e direitos humanos: desafios e práticas. Formação integral: Transdisciplinaridade e Educação Planetária.
 
 
 
Programa
O artista-educador:  trânsitos reflexivos.
Artes visuais, educação  e meio ambiente: diálogos contemporâneos.
Artes visuais, educação e direitos humanos: desafios e práticas.
Formação integral: Transdisciplinaridade e Educação Planetária.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas dialogadas, debates em grupo, trabalhos práticos individuais, orientações e processos coletivos.
Critério
A avaliação continuada sob os seguintes aspectos: assiduidade e pontualidade, participação em aula, realização dos exercícios, leituras e trabalhos propostos.
Norma de Recuperação
Os estudantes deverão efetuar relatórios, fichamentos dos textos propostos e trabalho adicionais.
 
Bibliografia
     
Ares, Xesús. R. Pedagogia da Convivência. São Paulo. Palas Athena, 2008. 
Alves, José Augusto L. Os Direitos Humanos na Pós Modernidade. São Paulo. Perspectiva, 2005. 
Arnheim, Rudolf. “Unidade e Diversidade das Artes”. In Intuição e Intelecto nas Artes, Martins Fontes, São Paulo: 2001. 
Barbosa, Ana Mae. “Arte – Educação: Leitura no Subsolo”. São Paulo: Cortez Editora ,2008.
Barbosa, Ana Mae, “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte”. Cortez Editora, São Paulo:2008.

Canton, Katia (Org.), “Poéticas da Natureza”. Programa de Pós Graduação Interunidades- ECA/USP, São Paulo:2010.

Beuys, Joseph, “Conclamação à Alternativa”, Catálogo da Exposição. A revolução Somos Nós, Sesc Vídeo Brasil, São Paulo: 2010.

Documenta 14:Daybook, Catalogo de Exposição. PRESTEL. Kassel:2017.
Estudos Avançados USP, Dossiê Direitos Humanos, Instituto de Estudos Avançados, Ed. N 30 Maio/Agosto. São Paulo:1997.
Ferreira, Gloria e Cotrim, Cecília. (org.). “Escritos de Artista Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. 
Figuiredo, Luciano (org.), “Cartas: Ligia Clark e Hélio Oiticica”. Ed. UFRJ, Rio de Janeiro: 1998. 

Freire, Paulo; Freire, Ana Maria Araújo. Pedagogia da Tolerância. Rio de Janeiro/São Paulo. Paz&Terra, 2014. 
Gadotti, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo. Peirópolis, 2000. Guatarri, Félix. As três Ecologias. Campinas. Papirus ,1990. 
Gadotti, Moacir, “Pedagogia da Terra”, Ed.Peirópolis, São Paulo:2009. 

Guinsburg, J. e Barbosa, Ana Mae (org.). O Pós Modernismo. São Paulo: Perspectiva,2008. 
Incerteza Viva. Catálogo de Exposição. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo:2016.
Moacir, Garcia, Walter Esteves, “Reiventando Paulo freire no Sec. XXI”. Instituto Paulo Freire, São Paulo: 2008.

Morin, Edgar. Terra-Pátria. Porto Alegre. Editora Sulina, 2005. 
Morin, Edgar, “Educar para a Era Planetária”.  Instituto Piaget, Lisboa, 2003.
Nicolescu, Basarab. “O Manifesto da Trandisciplinaridade”. São Paulo: Triom, 1999. 
Oliveira, Paulo de Salles. Cultura solidária em Cooperativas: Projetos Coletivos de Mudança de Vida. São Paulo. EDUSP/FAPESP , 2006. 
Padilha, Paulo Roberto e Antunes, Ângela. “Educação Cidadã: Educação Integral”. São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, 2010. 
O’Sullivan, Edmund. “Aprendizagem Transformadora: Uma Visão Educacional para o Século XXI”. São Paulo: Editora Cortez, Instituto Paulo Freire ,2004. 
Rosenthal, Dália, “Do Elemento material ao agente social”, In O Elemento Material na Obra de Joseph Beuys, Dissertação de Mestrado. UNICAMP:2002. 
Silva, Melo de (org), “Inter – Trans disciplinaridade  no estudo e pesquisa da Arte e Cultura”, VII Congresso de Estética e história da Arte, São Paulo: 2010.

Torres, Carlos Alberto; Gutierrez, Francisco; Romão, José Eustáquio; Gadotti
 

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