Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Artes Plásticas
 
Disciplina: CAP0327 - Lugares da Arte
Places of Art

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
Estudo dos modos de interação entre os campos da Arte e da Arquitetura na contemporaneidade, e das experiências e conceitos propostos por artistas e pensadores da Arte a partir dos anos 1960 em sua relação com o site (local/contexto), revendo dogmas e falsos pressupostos diante de reflexões atuais.  Introduzir a leitura de autores que abordam a intersecção entre estes dois campos em textos recentes ou históricos, e contribuem para o debate sobre os lugares e espaços da Arte. 
Prática artística – individual e coletiva – concebendo e elaborando projetos de intervenções em espaços encontrados no Campus da USP.  Na criação de proposições para locais específicos, explorar modos de pesquisa e ação, uso de imagem e texto na apresentação, formulação de conceitos, experimentos com materiais e suportes, registros com meios variados. Exercicios compartilhados de leitura e crítica dos projetos apresentados acompanharão os processos individuais durante o semestre.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5062861 - Lúcia Machado Koch
 
Programa Resumido
Programa Resumido 
Estudos de caso de colaborações, confrontos ou troca de papéis entre artistas e arquitetos, abordando projetos de Arte que fazem uso de elementos da linguagem da Arquitetura ou transformam temporariamente um espaço arquitetônico dado, afetando as práticas sociais habitualmente experimentadas ali. 
Campo de Prova: alunas e alunos irão pesquisar, conceber, apresentar, obter autorizações e realizar seus projetos, colaborando na realização de um programa comum de intervenções temporárias em espaços da Cidade Universitária. 
 
 
 
Programa
Programa 
Principais temas em aulas expositivas: Um revisão historiográfica da Land Art e seu tempo:  Ends of the Earth and Back, de Miwon Kwon e Philipp Kaiser. / Neo-concretos : a Arte Ambiental de Helio Oiticica e o Espaço imantado de Ligia Pape / Os Cantos e a Arte física de Cildo Meireles. / Gordon Matta-Clark e a Anarquitetura / Arquitetura como continente - Rachel Whiteread./  Dan Graham e o espelho de dupla-face./ Daniel Buren e os “cartazes selvagens” na cidade./ Beuys e o conceito de Escultura Social./ a colaboração como eixo central da ação sobre o espaço./ a ocupação de espaço e lugar como afirmação da liberdade no uso dos corpos./ exemplos de Arquitetura especifica para Arte: os espaços institucionais e sua adaptação aos novos meios e sentidos da Arte contemporânea. / Cretto di Gibelina: o anti-monumento de Alberto Burri./ Michael Asher e Renata Lucas - a crítica institucional como campo./ as utopias e projetos não realizados em Arte e Arquitetura.
Ao longo do semestre alunas e alunos farão o estudo aprofundado dos locais que escolheram, elaborando projetos através de registros fotográficos, desenhos e anotações, interpretando e fazendo uso de plantas, projetos executivos e detalhamentos, realizando maquetes virtuais ou fisicas. Reunirão os recursos humanos e materiais para realizar a intervenção planejada, buscando apoios e colaborações entre colegas e amigos e o suporte técnico de profissionais de outras áreas quando necessário.
Avaliação
Método  Aulas expositivas alternadas a práticas de pesquisa e formulação de projetos, que deverão ser apresentados e realizados na medida do possível.
Critério  Envolvimento na pesquisa sobre os espaços e contextos, dedicação ao desenvolvimento de projetos, capacidade de argumentação e crítica na sua apresentação ou na leitura dos projetos de colegas, pertinência da apresentação e repercussão da proposta realizada no público. Será observada também a frequência e participação nas aulas. 
Norma de Recuperação Deverão ser concluidos e apresentados os projetos propostos ao longo do semestre, quando não houver sido possivel fazê-lo no periodo previsto. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método Aulas expositivas alternadas a práticas de pesquisa e formulação de projetos, que deverão ser apresentados e realizados na medida do possível.
Critério
Envolvimento na pesquisa sobre os espaços e contextos, dedicação ao desenvolvimento de projetos, capacidade de argumentação e crítica na sua apresentação ou na leitura dos projetos de colegas, pertinência da apresentação e repercussão da proposta realizada no público. Será observada também a frequência e participação nas aulas.
Norma de Recuperação
Deverão ser concluidos e apresentados os projetos propostos ao longo do semestre, quando não houver sido possivel fazê-lo no periodo previsto no calendário escolar.
 
Bibliografia
     
FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015

KWON, Miwon. One place after another / site specificity and locational identity. The MIT Press, 2002.

LATORRACA, Giancarlo (curador)Maneiras de Expor - Arquitetura Expositiva de Lina Bo Bardi (Catá logo de exposição). São Paulo: Museu da Casa Brasileira, 2014

NESBITT, Kate (org). Uma Nova Agenda Para a Arquitetura: Antologia teórica (1965 -1995). São Paulo: Cosac Naify, 2006.

RUBINO, Silvana; GRINOVER, Mariana (Orgs.). Lina por escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi  [1943-1991]. São Paulo: Cosac Naify, 2009

WEIZMAN, Eyal.  Hollow Land: Israel’s Architecture of Occupation. London: Verso, 2007.

WISNIK, Guilherme. Dentro do Nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporânea. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Catálogos de exposição: Information  MoMA-NY, 1970; Desfazer o Espaço - Gordon Matta-Clark, MAM - SP, 2010;  Ends of the Earth and Back : Land Art to 1974, MOCA-Los Angeles, 2013; Maneiras de expor : Arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi, Museu da Casa Brasileira - SP, 2014
http://www.vitruvius.com.br/revistas/expedient/arquitextos
http://www.revistas.usp.br/ars/
 

Clique para consultar os requisitos para CAP0327

Clique para consultar o oferecimento para CAP0327

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP