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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0129 - Serviços ao Usuário
User Services

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Objetivo geral: Apresentar e discutir conceitos relacionados ao tema “Serviços ao Usuário” 
no âmbito dos Dispositivos de Informação presenciais e virtuais, visando propiciar condições objetivas para os alunos refletirem sobre os desafios atuais e perspectivas para gestão e atuação dos Serviços de Referência. 
Objetivos específicos: Refletir sobre o perfil atual do Usuário em Dispositivos de Informação. Contextualizar o Serviço de Referência enquanto espaço de mediação entre fontes e usuários. Contextualizar o Serviço de Referência nos ambientes tradicionais e nos virtuais, considerando princípios do desenho universal. Refletir sobre ética, transparência, acessibilidade e inclusão nos produtos desenvolvidos e serviços de informação prestados por bibliotecários
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2090263 - Asa Fujino
 
Programa Resumido
Aulas teóricas, baseadas em discussão de tópicos da bibliografia; seminários de discussão temática; apresentação e discussão de trabalho final
 
 
 
Programa
Serviço de Referência e Serviços aos usuários: fundamentos; origem; atividades e evolução; práticas e questões contemporâneas nos estudos de usuários. Novos canais de comunicação com o usuário. A prática do Serviço de Referência - Interação bibliotecário e usuário; bibliotecas de pesquisa no contexto dos recursos digitais. Formação de Usuários e Serviços aos Usuários. Ética e Sociedade da Informação. Ética nas redes sociais. Ética Intercultural da Informação.Transparência e acesso à informação. 
SRI em bibliotecas de pesquisa e a internet. Mediação em Serviços de Informação. Curadoria digital e novos usuários. Competências e papéis do profissional da informação/Função educativa dos bibliotecários. Serviço de Referência e as relações com Ensino e Pesquisa. Mensuração da informação. Avaliação da produção científica. Edição certificada. Temas dos seminários: Lei de acesso à informação 
Da produção ao uso: a mediação do Serviço de Referência e o acesso à informação. Serviços ao Usuário: ética profissional, autoria intelectual e direitos autorais em midias digitais, fake news. 
Acessibilidade e Inclusão em Serviços de Informação. Bibliotecas Virtuais e os desafios do Serviço de Referência. Bibliotecas e Infraestrutura para estudos métricos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios individuais ou em grupos em sala. Leituras programadas.
Critério
Participação em classe, cumprimento das atividades propostas e trabalho final.
Norma de Recuperação
Critérios de avaliação da disciplina: - participação em sala de aula (3,0 pontos); apresentação e discussão dos seminários temáticos (3,5 pontos) e apresentação do trabalho final (3,5 pontos). Considerando que a disciplina será oferecida on line via Moodle, a participação dos alunos será avaliada pelas interações via postagens relativas aos temas de aula e dos seminários. A recuperação terá como base a elaboração de no trabalho em tema a ser definido para cada aluno(a)
 
Bibliografia
     
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4) JESUS, D.L.; CUNHA, M.B. Produtos e serviços da web 2.0 no setor de referência das bibliotecas. Perspec. cienc. inf., v.17, n.1, p.110-133, jan./mar. 2012. NOVELLI, V.; HOFFMANN, W.A.M.; GRACIOSO, L.S. Mediação da Informação em websites de Bibliotecas Universitárias Brasileiras: Referencial Teórico. Informação & Informação, Londrina, v.  4
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5) BRAYNER, Aquiles Alencar . Curadoria Digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação. Palestra com o Dr.Aquiles Alencar Brayner. 20 out. 2014. Disponível em :. Acesso em : 16 jan. 2016. Entrevista com Dr.Aquiles Alencar Brayner. I ENCONTRO INTERNACIONAL CONEXÕES ITAÚ CULTURAL – MAPEAMENTO DA LITERATURA BRASILEIRA NO EXTERIOR (2008). 19 dez.2008. Disponível em : ; ;  SALES, Luana Farias; SAYÃO, Luis Fernando. CURADORIA DIGITAL: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.3, p. 179-191, set./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em : 16 jan. 2016. VITORINO, Elizete; PIANTOLA, Daniela Dimensões da competência informacional (2). Ci. Inf., Brasília, DF, v. 40 n. 1, p.99-110, jan./abr., 2011. . Acesso em: 11 abr. 2020. SOUSA, M. M.; FUJINO, A. A função educativa do bibliotecário no século XXI: visão brasileira. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 15, 2014. 
7) CUNHA, M.B. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.11, n.6, dez.2010. GOMES, Sandra Lúcia Rebel. Biblioteca virtual: um novo território para a pesquisa científica no Brasil. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - v.5 n.6 dez/04. Disponível em < http://www.dgz.org.br/dez04/Art_05.htm >. Acesso em : 16 jan. 2018. BOLANÕ, Cesar R. S.; KOBASHI, Nair; SANTOS, Raimundo N. M. A lógica econômica da edição científica certificada. Rev. Eletrônica de Bibliotec. e Ciência da Informação. v. 10, n. esp., 2006. BUFREM, Leilah e PRATES, Yara.O saber científico registrado e as práticas de mensuração da informação. Ci. Inf. [online]. 2005, vol.34, n.2, pp. 9-25. ISSN 1518-8353. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551>  Acesso em : 16 jan. 20169 AGUIA-USP. Indicadores de pesquisa. 
 

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