Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0215 - Representação Descritiva I
Cataloguing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Familiarizar o aluno com as bases teóricas, os instrumentos normativos de descrição (códigos), e práticas relacionadas com a representação descritiva de recursos bibliográficos (livros e não-livros), impressos, eletrônicos e digitais, além dos processos de determinação dos pontos de acesso. Fundamendar e Orientar o aluno para a necessidade de se capacitar nesta fase, como subsídio a criação de catálogos bibliográficos eletrônicos. Desenvolver o senso crítico no planejamento de processos que executem o tratamento da informação registrada, e a percepção para outros ambientes nos quais as habilidades aprendidas podem ser utilizadas para benefício do público.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2148304 - Ivan Claudio Pereira Siqueira
860553 - José Fernando Modesto da Silva
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta os princípios da descrição bibliográfica e seus principais conceitos e operações no processo de representação do conhecimento em suporte físico e em meios eletrônicos e digitais.
Orienta a aplicação de normas internacionais que padronizam a descrição de registros de dados bibliográficos e de controle de autoridade para a recuperação da informação registrada.
 
 
 
Programa
Tipologia documental: características, estrutura e definição.
Fundamentos da Catalogação: História, Personalidades, Tipologias e estruturas dos catálogos, Evolução dos Códigos de Catalogação, Princípios da Catalogação (Conferência de Paris e os princípios descritivos/1961; Reunião de Copenhague; Revisão Mundial dos Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA/2008).
ISBD: Introdução e estrutura
AACR2: Introdução e estrutura
RDA: introdução e estrutura
FRBR: introdução e conceito
Introdução aos Pontos de Acesso - Autoridade
FRAD: introdução e conceito
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas. Ambiente online de aula (Plataforma Moodlle) de apoio didático para aulas, disponibilização de materiais didáticos e suporte a aprendizagem.
Critério
Avaliação de atividades, exercícios, seminários e prova téorica e/ou prática.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho (oral e escrito) e / ou realização de prova escrita pelos alunos que obtiveram a nota mínima regimental superior a TRÊS, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas.
 
Bibliografia
     
BARBOSA, A.P. Novos rumos da catalogação. Rio de janeiro: BNG; Brasilart, 1978.
CLACK, D.H. Autority Control: principles, applications and Instructions. Chicago: ALA, 1990.
Código de catalogação anglo-americano [Anglo American Cataloging Rules]. Preparado sob a direção do Joint Steering Committee for Revision of AACR. 2a. ed. rev. 2002. Trad. para a lingual portuguesa sob responsabilidade da FEBAB. São Paulo: FEBAB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
COYLE, K.; HILLMANN, D. Resource Description and Acess (RDA) cataloging rules for the 20th Century. D-Lib Magazine, v.13, n.1/2,Jan./feb. 2007.
CUNHA, M.L. ISBD: origem, evolução e aceitação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.12, n. ½, p.7-14, 1979.
GARRIDO ARILLA, M. R. Teorís e historia de la catalogación de documentos. Madrid: Síntesis, 1996.
KOHL, David F. Cataloging and catalogs: a handbook for library management. Santa Barbara: ABC-CLIO, 1986.
MAXWELL, R. FRBR: a guide for the perplexed. USA: ALA, 2008.
McCAIN, C. ; SHORTEN, J. Cataloging efficiency and effectiveness. Library Resources & Technical Services, v.46, n.1, p.23-33, 2002.
MEY, E.S.A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no Plural. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009.
OLIVER, Chris. Introdução à RDA: um guia básico. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.
RIBEIRO, A.M.C.M. Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2R em MARC 21. 4 ed. Brasília : Ed. Do Autor, 2009.
TAYLOR, A. G. Understanding FRBR: what it is and how it will affect our retrieval tools. USA: Libraries Unlimeted, 2007.
TILLET, B. B.; CRISTAN, A. L. IFLA Cataloging Principles: the statement of International cataloguing principles (ICP) and its glossary. Munchen: IFLA, 2009.
WEIHS, J.; INTNER, S. S. Beginning cataloging. California: Libraries Unlimited, 2009.
Modesto, F. O divórcio do catalogador: AACR2 OU RDA. OFAJ, [Novembro/2010]. http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=559
Descripción Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD): Edición Preliminar Consolidada [versão em espanhol]. http://www.ifla.org/files/cataloguing/isbd/isbd-cons_2007-es.pdf ou http://bit.ly/nz3evv,
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0215

Clique para consultar o oferecimento para CBD0215

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP