Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0229 - Documentação e Informática
Documentation and Informatics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Habilitar os estudantes de biblioteconomia no uso de ambientes e programas de informática no espaço das bibliotecas e unidades de informação e documentação
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
860553 - José Fernando Modesto da Silva
1266339 - Marcos Luiz Mucheroni
 
Programa Resumido
Introdução e Histórico: informação e informática. Conceitos e definições em Tecnologia da Informação (TI). Gestão de TI. Bibliotecas digitais e Web.
 
 
 
Programa
1. Introdução
Apresentação dos objetivos e critérios disciplina. Questões iniciais.
Histórico de Informação e Informática.
O paradigma físico e a informática, o modelo cognitivo flexível e o social.
2. Tecnologias e Informação: informática e tecnologia
Conceitos de Informática: algoritmos e definições
Linguagens Computacionais: breve abordagem
Exemplo de uma linguagem computacional: Java.
Catálogos, Bases de Dados e OPACS.
Protocolos, Metadados e meta-linguagens (xml e schema).
3. Gestão de TI em Bibliotecas
Bases de Dados em Bibliotecas, bancos de dados (software)
Bases de Dados em Sistemas integrados, um banco de dados.
4. Bibliotecas Digitais, Coleções, DTLDs e a Web
Repositórios e Sistemas para Bibliotecas digitais e coleções.
A web e suas tecnologias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas utilizando recursos computacionais. Debates.
Uso de Laboratório de informática com computadores conectados à rede
Critério
Leitura de textos, manuais e tutoriais
Participação nas aulas práticas
Desenvolvimento de projetos temáticos para aplicação na disciplina
Análise de texto e aplicação prática de ambientes e programas de software praticados e nas leituras apresentadas.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalhos e/ou realização de provas práticas sobre o sistema apresentado pelos alunos reprovados que não obtiverem nota mínima regimental de aprovação, segundo prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ABITEBOUL, Serge.; BUNEMAN, Peter. e SUCIU, Dan. Data on the web: from relations to semistructured data and XML. Morgan Kaufmann, San Francisco, 1999
BREEDING, M. Next-generation library catalogs. Library Technology Reports 43 (4), 2007.
BUCKLAND, Michael. Information as thing. Journal of the American Society of Information Science, v.42, n.5, p.351-360, 1991.
CAPURRO, R. e HJORLAND, B. O conceito de informação, Perspectivas em Ciência da Informação, v.12/1, p.148-207, 2007.
DEITEL, H.M.; DEITEL, P.J. Java como programar, RJ: Pearson/Prentice Hall, 2005.
DEMPSEY, Lorcan (OCLC). Libraries, digital libraries and digital library research, European Conference on Digital Libraries, 2004.
KIERNAN, Vincent. “Open Archives’ Project Promises Alternative to Costly Library of Congress, Network Development and MARC Standards Office (1995). Discussion Paper No: 88. Defining a Generic Author Field in USMARC. [Online]. disponível:
http://lcweb.loc.gov/marc/marbi/dp/dp88.html , Acesso em: agosto de 2008.
MANESS, J. Library 2.0: web 2.0 and its implications for libraries, Webology V.3 (2), Disponível em: http://www.webology.ir/2006/v3n2/a25.htm , acesso: agosto de 2008.
WEIBEL, S., GODBY, J., MILLER, E. and DANIEL, R. (1995). OCLC/NCSA Metadata Workshop Report. Disp.: http://dublincore.org/workshops/dc1/report.shtml, Acesso: 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0229

Clique para consultar o oferecimento para CBD0229

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP