Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0229 - Documentação e Informática
Documentation and Informatics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Habilitar os estudantes de biblioteconomia no uso de ambientes e programas de informática no espaço das bibliotecas e unidades de informação e documentação
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
860553 - José Fernando Modesto da Silva
1266339 - Marcos Luiz Mucheroni
 
Programa Resumido
Introdução e Histórico: informação e informática. Conceitos e definições em Tecnologia da Informação (TI). Gestão de TI. Bibliotecas digitais e Web.
 
 
 
Programa
1. Introdução
Apresentação dos objetivos e critérios disciplina. Questões iniciais.
Histórico de Informação e Informática.
O paradigma físico e a informática, o modelo cognitivo flexível e o social.
2. Tecnologias e Informação: informática e tecnologia
Conceitos de Informática: algoritmos e definições
Linguagens Computacionais: breve abordagem
Exemplo de uma linguagem computacional: Java.
Catálogos, Bases de Dados e OPACS.
Protocolos, Metadados e meta-linguagens (xml e schema).
3. Gestão de TI em Bibliotecas
Bases de Dados em Bibliotecas, bancos de dados (software)
Bases de Dados em Sistemas integrados, um banco de dados.
4. Bibliotecas Digitais, Coleções, DTLDs e a Web
Repositórios e Sistemas para Bibliotecas digitais e coleções.
A web e suas tecnologias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expostivas, uso de recursos computacionais Questionários e questões dissertativas.
Critério
Leitura de Textos, uso de programas computacionais e aplicações práticas. Média das notas referentes aos conteúdos devem ser superior a 5 para aprovação, e acima de 3 para recuperação.
Norma de Recuperação
Questões relativas aos conteúdos que não foi aprovado.
 
Bibliografia
     
BUCKLAND, M. K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v.45, n.5, p.351-360, 1991.
CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2010.
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GUERRINI, M.; Possemato, T. Linked data per biblioteche, archivi e musei: Perché l’informazione sia del web e non solo nel web. Milano: Editrice Bibliografica, 2015.
JOST, R. M. Implementing na Integrated Library System: The Most Important Decision You Will Ever Make. USA: Chandos Publishing; Elsevier, 2016.
NHACUONGUE, J. A., ROZSA, V., & LIMA DUTRA, M. Linked Data e Ciência da Informação: diretrizes para a publicação de datasets institucionais abertos. Biblios, (73), 20-34. https://dx.doi.org/10.5195/biblios.2018.
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SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1949.
TONDING, F. J.; VANZ, S. A. S. Plataformas de Serviços de Bibliotecas: a evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 73-96, out./dez. 2018.
W3Schools. RDF/XML. Disponível em: https://www.w3schools.com/xml/xml_rdf.asp
 

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