Analisar e discutir métodos e procedimentos de estudos de usuários, considerando os ambientes tradicionais e os digitais. Analisar os modelos de busca, acesso, recuperação, apropriação e uso da informação na Web de Dados. Refletir sobre os Serviços de Informação na Era Digital.
Contextualizar e caracterizar o usuário da informação, suas necessidades e demandas no acesso, apropriação e uso da informação no entorno digital
Apresentação da Disciplina - Inserção da Disciplina no Contexto do Curso Projeto de Pesquisa: Estudo de Usuários da Informação – Estruturar Pesquisa de Campo Competência Digital Conceitos e Perspectivas para Estudo de Usuários e de Comunidades e suas Características Modelos de Busca, Aceso, Recuperação, Apropriação e Uso da Informação Métodos e Procedimentos de Estudo de Usuários na Web de Dados Laboratório de Estudos de Usuários – Trabalho Aplicado Seminários Temáticos Sistematização dos contextos discutidos. Apresentação dos relatórios finais e avaliação da disciplina
BÁSICA: Alajaji, F., & Chen, P. (2018). An introduction to single-user information theory. Singapore: Springer. Baeza-Yates, R., Ribeiro-Neto, B., & Wives, L. K. (2013). Recuperação de Informação: Conceitos e Tecnologia das Máquinas de Busca. São Paulo, SP: Bookman. Casarin, H. C. S. (2014). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus. Chow, A. S., & Bucknall, T. (2012). Library technology and user services: Planning, integration, and usability engineering. Oxford: Chandos Pub. Choo, C. W. (2006). The knowing organization: How organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York, NY: Oxford University Press. Cunha, M. B., Amaral, S. A., & Dantas, E. B. (2015). Manual de Estudo de Usuários da Informação. São Paulo, SP: Atlas. Gleick, J. (2013). A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras. Kantardzic, M. (2020). Data mining: Concepts, models, methods, and algorithms. Piscataway, NJ: IEEE Press. Kim, J., & Lee, R. (2021). Data science and digital transformation in the fourth industrial revolution. Cham, Switzerland: Springer. Logan, R.K. (2012). Que é informação. 1 º ed. Rio de Janeiro: Contraponto. Mooney, C., & Cornell, A. (2018). Big data: Information in the digital world: With science activities for kids. White River Junction, VT: Nomad Press. Rubin, R. (2016). Foundations of library and information science. Chicago: Neal-Schuman, an imprint of the American Library Association. Shi, J., Lai, K. K., & Chen, G. (2020). Individual retweeting behavior on social networking sites: A study on individual information disseminating behavior on social networking sites. Singapore: Springer Singapore. Wilson, M. L. (2012). Search user interface design. S.l.: Morgan & Claypool. COMPLEMENTAR Dervin, B., Foreman-Wernet, L., & Lauterbach, E. (2003). Sense-making methodology reader: Selected writings of Brenda Dervin. Cresskill, NJ: Hampton Press. Figueiredo, N. M. (1994). Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: Ibict. Gonzales Teruel, A. (2005). Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Trea, 2005. Kuhlthau, C. C. (2004). Seeking meaning: A process approach to library and information services. Westport, CT: Libraries Unlimited. Lancaster, F. W. (2004). Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos. Le Coadic, Yves-François. (2004). A ciência da informação. 2 º ed. Brasília: Briquet de Lemos. Pinheiro., L. (1982). Usuários – informação: o contexto da ciência e tecnologia. RJ. LTC. Wilson, T. D. . (1981). On user studies and information needs. Journal of Documentation,