Objetivo geral: Fornecer subsídios para a compreensão da relação entre informação, ciência e tecnologia e as implicações das políticas de IC&T no planejamento e desenvolvimento de Serviços de Informação Científica e Tecnológica. Objetivo específico: Proporcionar visão geral do panorama atual dos sistemas de IC&T. Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação.
Ciência, Tecnologia e Informação. Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. Políticas de CT&I e o Desenvolvimento dos Serviços de Informação. Transferência de Informação. A Informação enquanto "Agente de Mudanças" na Organização. O Serviço de Informação e o Contexto Organizacional. Os Principais Agentes de Geração e Difusão de CT&I: Universidade, Institutos de Pesquisa e Empresas. Transformação Digital.
1. Informação, Ciência e Tecnologia na Sociedade da Informação 2. Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação 3. Políticas de CT&I e o Desenvolvimento dos Serviços de Informação 4. Transferência de Informação em C&T 5. A Informação enquanto Agente de Transformação na Organização 6. Geração e Difusão de CT&I – Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas 7. Laboratório de Inovação 8. Transformação Digital 9. Seminários Temáticos
CASTELLS, M. The Rise of the Network Society: The Information Age: Economy, Society, and Culture Volume I. Wiley-Blackwell, 2010. CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 3. ed. São Paulo: Senac, 2003. DAVENPORT, T. Dominando a Gestão da Informação. Bookman, 2004 De Backer, K., V. López-Bassols and C. Martinez (2008), "Open Innovation in a Global Perspective: What Do Existing Data Tell Us?", OECD Science, Technology and Industry Working Papers, No. 2008/04, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/230073468188 ETTLIE, JOHN E. Managing Innovation: new technology, new products, and new services in a global economy. 2 ed. Oxford: Elsevier, 2006. 504p. GLEICK, J. A informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. Companhia das Letras, 2013 Grundke, R. et al. (2018), “Which skills for the digital era? Returns to skills analysis”, OECD Science, Technology and Industry Working Papers, 2018/09, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/9a9479b5-en Kesavan, P. (2021). Enablers of organisational learning, knowledge management, and innovation: Principles, process, and practice of qualitative data. Singapore: Springer. Kim, J., & Lee, R. (2021). Data science and digital transformation in the fourth industrial revolution. Cham, Switzerland: Springer. LE COADIC, Yvves-François. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. LOGAN, R.K. Que é informação? a propagação da informação na biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera. RJ, Contraponto, 2012 Machado, C. (2020). Entrepreneurship and Organizational Innovation. Springer International Publishing. OECD (2015), Frascati Manual 2015: Guidelines for Collecting and Reporting Data on Research and Experimental Development, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264239012-en OECD/Eurostat (2018), Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. https://doi.org/10.1787/9789264304604-en OECD (2010), OECD Information Technology Outlook 2010, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/it_outlook-2010-en OECD (2013), OECD Communications Outlook 2013, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/comms_outlook-2013-en OECD (2017), OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2017: The digital transformation, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/9789264268821-en. OECD (2014), Measuring the Digital Economy: A New Perspective, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264221796-en OECD (2015), OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2015: Innovation for growth and society, OECD Publishing, Paris, http://dx.doi.org/10.1787/sti_scoreboard-2015-en. SCHWARTZ, Peter. A arte da visão de longo prazo: caminhos para um insight estratégico para você e a sua empresa. 3 ed. São Paulo: Editora Best Seller, 2004. 216p. STOKES, Donald , E. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Campinas: Editora da UNICAMP, 2005. 248 p. TIDD, Joe.; BESSANT, John.; PAVITT, Keith . Gestão da inovação. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 p. TIGRE, Paulo Bastos . Gestão da inovação: a economia da tecnologia do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 282 p. VRIENS, D. Information and Communication Technology for competitive intelligence. Idea Group Publishing, 2004.