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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0265 - Planejamento e Avaliação de Bibliotecas e Serviços de Informação I
Planning and Assessment of Libraries and Information Services I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fornecer referências conceituais e metodológicas necessárias a processos de planejamento e gestão de unidades de informação, com ênfase em princípios e procedimentos para elaboração de diagnósticos em unidades de informação.

De natureza teórico-prática, a disciplina prevê abordagem crítico-reflexiva da literatura especializada, debates sobre conceitos-chaves aí implicados, bem como a elaboração, pelo aluno, de diagnóstico em uma unidade de informação de seu interesse.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3084991 - Marcelo dos Santos
 
Programa Resumido
Planejamento: conceitos, objetivos e tipos; O processo de avaliação e diagnóstico;
Elaboração e apresentação de relatórios de diagnóstico.
 
 
 
Programa
1. Planejamento: conceito, concepções e objetivos
2. Tipos de planejamento
3. Ferramentas do processo de planejamento: avaliação e diagnóstico
3.1 Avaliação na área de informação: ambiente e serviços
3.2 Avaliação de uso e usuário: subsídios ao estudo de usuários reais e potenciais
3.3 Visão geral de indicadores
4. Diagnóstico
4.1 Objeto
4.2 Objetivo
4.3 Justificativa
4.4 Métodos e técnicas de coleta de dados
4.5 Sistematização e interpretação dos dados
4.6 Construção do relatório de diagnóstico
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; estudos de casos e seminários
Critério
1. Participação em aulas e seminários - 2,0 (dois pontos)
2. Trabalhos parciais - 4,0 (quatro pontos)
a) Estudos de casos
b) Fichamentos de textos
3. Trabalho Final (Diagnóstico em uma unidade de informação) - 4,0 (quatro pontos)
a) Apresentação
b) Relatório

Total - 10,0 (dez pontos)

Observações:
1) Os trabalhos parciais e final serão realizados individualmente ou em dupla.
2) Atenção às datas para entrega dos trabalhos (parciais e final), pois haverá desconto de 0,5 (meio ponto) a cada semana de atraso.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e realização de prova escrita (individual e sem consultas) pelos alunos reprovados que obtiveram frequência mínima regimental e nota superior a 3,0 (três), segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2,ed, rev e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
BELLUZZO, R.C.B. Unidades de informação sob a ótica da gestão protocolos de certificação para o acesso universal. Disponível em: http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf Acesso: 06. mar.2009.
BRANDÃO, D.; SILVA, R. R.; PALOS, C. M. C. Da construção da capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Disponível: . Acesso em: 12. fev. 2008
CANDIDO, A. P., GAUTHIER, F. Á., HERMENEGILDO, J. L. S. Proposta de um modelo de diagnóstico institucional baseado em teoria sobre o ciclo de vida das organizações. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0445.PDF Acesso em: 12. fev. 2008
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 494p.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre : Artmed, 2007.
FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
JANNUZZI, P. de M. Indicadores sociais no Brasil. Campinas: Alínea, 2001.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
MACIEL, A.C.; MENDONÇA, M.A.R. Bibliotecas como organizações. 1ª ed. rev. Rio de Janeiro: Intertexto, 2006. 96p.
OLIVEIRA, M. de P. Diagnóstico institucional participativo. Instituto Fonte. Disponível em: http://www.fonte.org.br/documentos/artigo%2012.pdf . Acesso em: 13 fev. 2008
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007.
ROMANI, C.; BORSZCZ, I. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 133p.
TECPAR. Gestão de Unidades de Informação: manual. Curitiba: Tecpar, 1997.

Periódicos:
International Journal of Information Management
Journal of Academic Librarianship
Journal of Library Administration. New York: Haworth Press, 1980-
Library Management. Bradford: MCB Univ. Press, 1979-
 

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