Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0265 - Planejamento e Avaliação de Bibliotecas e Serviços de Informação I
Planning and Assessment of Libraries and Information Services I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fornecer referências conceituais e metodológicas necessárias a processos de planejamento e gestão de unidades de informação, com ênfase em princípios e procedimentos para elaboração de diagnósticos em unidades de informação.

De natureza teórico-prática, a disciplina prevê abordagem crítico-reflexiva da literatura especializada, debates sobre conceitos-chaves aí implicados, bem como a elaboração, pelo aluno, de diagnóstico em uma unidade de informação de seu interesse.
 
Provide conceptual and methodological references necessary for the planning and management processes of information units, with an emphasis on principles and procedures for the elaboration of diagnostics in information units. Theoretical-practical in nature, the course provides a critical-reflexive approach to specialized literature, debates on key concepts involved there, as well as the elaboration, by the student, of a diagnosis in an information unit of interest.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3084991 - Marcelo dos Santos
 
Programa Resumido
Planejamento: conceitos, objetivos e tipos; O processo de avaliação e diagnóstico;
Elaboração e apresentação de relatórios de diagnóstico.
 
Planning: concepts, objectives and types; The evaluation and diagnosis process; Preparation and presentation of diagnostic reports.
 
 
Programa
1. Planejamento: conceito, concepções e objetivos
2. Tipos de planejamento
3. Ferramentas do processo de planejamento: avaliação e diagnóstico
3.1 Avaliação na área de informação: ambiente e serviços
3.2 Avaliação de uso e usuário: subsídios ao estudo de usuários reais e potenciais
3.3 Visão geral de indicadores
4. Diagnóstico
4.1 Objeto
4.2 Objetivo
4.3 Justificativa
4.4 Métodos e técnicas de coleta de dados
4.5 Sistematização e interpretação dos dados
4.6 Construção do relatório de diagnóstico
 
1. Participation in classes and seminars - 2.0 (two points) 2. Partial assignments - 4.0 (four points) a) Case studies b) Text files 3. Final Work (Diagnosis in an information unit) - 4.0 (four points) the presentation b) Report Total - 10.0 (ten points) Comments: 1) The partial and final works will be carried out individually or in pairs. 2) Attention to the dates for the delivery of the works (partial and final), as there will be a discount of 0.5 (half a point) for each week of delay.
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; estudos de casos e seminários
Critério
1. Participação em aulas e seminários - 2,0 (dois pontos)
2. Trabalhos parciais - 4,0 (quatro pontos)
a) Estudos de casos
b) Fichamentos de textos
3. Trabalho Final (Diagnóstico em uma unidade de informação) - 4,0 (quatro pontos)
a) Apresentação
b) Relatório

Total - 10,0 (dez pontos)

Observações:
1) Os trabalhos parciais e final serão realizados individualmente ou em dupla.
2) Atenção às datas para entrega dos trabalhos (parciais e final), pois haverá desconto de 0,5 (meio ponto) a cada semana de atraso.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e realização de prova escrita (individual e sem consultas) pelos alunos reprovados que obtiveram frequência mínima regimental e nota superior a 3,0 (três), segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2,ed, rev e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
BELLUZZO, R.C.B. Unidades de informação sob a ótica da gestão protocolos de certificação para o acesso universal. Disponível em: http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf Acesso: 06. mar.2009.
BRANDÃO, D.; SILVA, R. R.; PALOS, C. M. C. Da construção da capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Disponível: . Acesso em: 12. fev. 2008
CANDIDO, A. P., GAUTHIER, F. Á., HERMENEGILDO, J. L. S. Proposta de um modelo de diagnóstico institucional baseado em teoria sobre o ciclo de vida das organizações. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0445.PDF Acesso em: 12. fev. 2008
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 494p.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre : Artmed, 2007.
FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
JANNUZZI, P. de M. Indicadores sociais no Brasil. Campinas: Alínea, 2001.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
MACIEL, A.C.; MENDONÇA, M.A.R. Bibliotecas como organizações. 1ª ed. rev. Rio de Janeiro: Intertexto, 2006. 96p.
OLIVEIRA, M. de P. Diagnóstico institucional participativo. Instituto Fonte. Disponível em: http://www.fonte.org.br/documentos/artigo%2012.pdf . Acesso em: 13 fev. 2008
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007.
ROMANI, C.; BORSZCZ, I. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 133p.
TECPAR. Gestão de Unidades de Informação: manual. Curitiba: Tecpar, 1997.

Periódicos:
International Journal of Information Management
Journal of Academic Librarianship
Journal of Library Administration. New York: Haworth Press, 1980-
Library Management. Bradford: MCB Univ. Press, 1979-
 

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