Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0266 - Planejamento e Avaliação de Bibliotecas e Serviços de Informação II
Planning and Assessment of Libraries and Information Services II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Fornecer referências conceituais e metodológicas necessárias a processos de planejamento e gestão de unidades de informação, com ênfase em princípios e procedimentos para elaboração de diagnósticos em unidades de informação.

De natureza teórico-prática, a disciplina prevê abordagem crítico-reflexiva da literatura especializada, debates sobre conceitos-chaves aí implicados, bem como a elaboração, pelo aluno, de um projeto de intervenção a partir do diagnóstico em uma unidade de informação de seu interesse (continuidade do trabalho de Planejamento e Avaliação de Bibliotecas e Serviços de Informação I).
 
Provide conceptual and methodological references necessary for the planning and management processes of information units, with an emphasis on principles and procedures for the elaboration of diagnostics in information units. Theoretical-practical in nature, the course provides a critical-reflexive approach to specialized literature, debates on key concepts involved there, as well as the elaboration, by the student, of an intervention project based on the diagnosis in an information unit of interest. (continuity of the work of Planning and Evaluation of Libraries and Information Services I).
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2090263 - Asa Fujino
3084991 - Marcelo dos Santos
28943 - Maria Christina Barbosa de Almeida
 
Programa Resumido
O planejamento em bibliotecas e serviços de informação; Elaboração de projetos; Gestão de
projetos e equipes.
 
Planning in libraries and information services; Project development; Management of projects and teams.
 
 
Programa
1. Planejamento: conceito, concepções e objetivos
2. Planejamento em bibliotecas e serviços de informação
2.1 Planejamento estratégico e operacional em bibliotecas e serviços de informação
2.2 Planejamento das tecnologias de informação
2.3 Planejamento envolvendo redes de informação
2.4 Planejamento envolvendo os aspectos relativos a espaço
3. Projetos
3.1 Conceituação e caracterização
3.2 Ciclo de vida de um projeto
3.3 Etapas de elaboração de projetos
4. Gerenciamento de Projeto
4.1 Conceituação e objetivos
4.2 O gerente de projeto: atribuições e habilidades
4.3 Ferramentas de gerência de projetos
4.3 Gestão de riscos
4.4 Gestão de pessoas
5. Redação de projeto
6. Roteiro para apresentação de projetos
 
1. Planning: concept, conceptions and objectives 2. Planning in libraries and information services 2.1 Strategic and operational planning in libraries and information services 2.2 Information technology planning 2.3 Planning involving information networks 2.4 Planning involving aspects related to space 3. Projects 3.1 Conceptualization and characterization 3.2 Project life cycle 3.3 Stages of project elaboration 4. Project Management 4.1 Conceptualization and objectives 4.2 The project manager: assignments and skills 4.3 Project management tools 4.3 Risk management 4.4 People management 5. Project writing 6. Roadmap for presenting projects
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; estudos de casos; seminários e acompanhamento e orientação individuais na realização do trabalho prático.
Critério
1. Participação em aulas; seminários e acompanhamentos/orientações - 2,0 (dois pontos)
2. Trabalhos parciais - 4,0 (quatro pontos)
a) Estudos de casos
b) Fichamentos de textos
3. Trabalho Final (Projeto de intervenção) - 4,0 (quatro pontos)
a) Apresentação
b) Relatório

Total - 10,0 (dez pontos)

Observações:
(1) Os trabalhos parciais e final serão realizados individualmente ou em dupla.
(2) Atenção às datas para entrega dos trabalhos (parciais e final), pois haverá desconto de 0,5 (meio ponto) a cada semana de atraso.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e realização de prova escrita (individual e sem consultas) pelos alunos reprovados que obtiveram frequência mínima regimental e nota superior a 3,0 (três), segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2,ed, rev e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
BELLUZZO, R.C.B. Unidades de informação sob a ótica da gestão protocolos de certificação para o acesso universal. Disponível em: http://cdij.pgr.mpf.gov.br/noticias/palestra_cbbd/T1_A2.pdf Acesso: 06. mar.2009.
BRANDÃO, D.; SILVA, R. R.; PALOS, C. M. C. Da construção da capacidade avaliatória em iniciativas sociais: algumas reflexões. Disponível: . Acesso em: 12. fev. 2008
CANDIDO, A. P., GAUTHIER, F. Á., HERMENEGILDO, J. L. S. Proposta de um modelo de diagnóstico institucional baseado em teoria sobre o ciclo de vida das organizações. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0445.PDF Acesso em: 12. fev. 2008
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CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre : Artmed, 2007.
FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
HELDMAN, K. Gerência de projetos – fundamentos: um guia prático para quem quer certificação. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 400p.
JANNUZZI, P. de M. Indicadores sociais no Brasil. Campinas: Alínea, 2001.
LANCASTER, F.W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
MACIEL, A.C.; MENDONÇA, M.A.R. Bibliotecas como organizações. 1ª ed. rev. Rio de Janeiro: Intertexto, 2006. 96p.
OLIVEIRA, M. de P. Diagnóstico institucional participativo. Instituto Fonte. Disponível em: http://www.fonte.org.br/documentos/artigo%2012.pdf . Acesso em: 13 fev. 2008
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2007.
PHILLIPS, J. Gerência de projetos de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 480p.
ROMANI, C.; BORSZCZ, I. Unidades de informação: conceitos e competências. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 133p.
TECPAR. Gestão de Unidades de Informação: manual. Curitiba: Tecpar, 1997.


Periódicos:
International Journal of Information Management
Journal of Academic Librarianship
Journal of Library Administration. New York: Haworth Press, 1980-
Library Management. Bradford: MCB Univ. Press, 1979-
 

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