Introduzir os conceitos de classificação e de sistemas de organização do conhecimento. Apresentar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades, funções, vantagens e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas. Apresentar a diferença entre os tipos de linguagens documentárias e discutir seu papel como instrumento para recuperação do conteúdo de documentos. Mostrar as funções básicas das linguagens documentárias pré-coordenadas e seus principais componentes objetivando o uso na organização de acervos e indexação de documentos.
Apresentar os conceitos de classificação aplicados à organização e representação do conhecimento e às linguagens documentárias pré coordenadas com ênfase nas classificações bibliográficas.
1. Conceito de classificação, história e classificação documentária.2. Linguagem natural e linguagem documentária.3. Tipologia das linguagens documentárias: pré e pós-coordenação, sistema hierárquico e alfabético;4. Linguagens documentárias pré-coordenadas: conceitos, história, tipologia e utilização.5. Sistemas de classificação bibliográfica: a Classificação Decimal de Dewey e WebDewey, a Classificação Decimal Universal (tabelas e online), Classificação de Bliss, Classificação da Biblioteca do Congresso, Classificação da NLM e outras.6. Organização de acervos bibliográficos.7. Listas de cabeçalho de assunto: funções, tipos, vantagens e limites. 8. Linguagens documentárias pré-coordenadas: relação com a indexação de documentos.9. Sistemas de organização do conhecimento, taxonomias e tendências para sistemas de classificação.
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