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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0274 - Linguagens Documentárias I
Documentary Languages I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos de classificação e de sistemas de organização do conhecimento. Apresentar, do ponto de vista histórico e funcional, as principais características das linguagens documentárias segundo sua tipologia, especificidades, funções, vantagens e limites de uso, com ênfase nas linguagens pré-coordenadas. Apresentar a diferença entre os tipos de linguagens documentárias e discutir seu papel como instrumento para recuperação do conteúdo de documentos. Mostrar as funções básicas das linguagens documentárias pré-coordenadas e seus principais componentes objetivando o uso na organização de acervos e indexação de documentos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
466491 - Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos
 
Programa Resumido
Apresentar os conceitos de classificação aplicados à organização e representação do conhecimento e às linguagens documentárias pré coordenadas com ênfase nas classificações bibliográficas.
 
 
 
Programa
1. Conceito de classificação, história e classificação documentária.
2. Linguagem natural e linguagem documentária.
3. Tipologia das linguagens documentárias: pré e pós-coordenação, sistema hierárquico e alfabético;
4. Linguagens documentárias pré-coordenadas: conceitos, história, tipologia e utilização.
5. Sistemas de classificação bibliográfica: a Classificação Decimal de Dewey e WebDewey, a Classificação Decimal Universal (tabelas e online), Classificação de Bliss, Classificação da Biblioteca do Congresso, Classificação da NLM e outras.
6. Organização de acervos bibliográficos.
7. Listas de cabeçalho de assunto: funções, tipos, vantagens e limites.
8. Linguagens documentárias pré-coordenadas: relação com a indexação de documentos.
9. Sistemas de organização do conhecimento, taxonomias e tendências para sistemas de classificação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e práticas. Seminários.
Critério
Avaliação individual. Exercícios. Trabalho em grupo.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e / ou realização de prova escrita pelos alunos reprovados que obtiveram mínimo regimental e nota superior a TRÊS, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ARAÚJO, C. A. A. Fundamentos teóricos da classificação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, n. 22, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/296/368.
BUCKLAND, M. Vocabulary as a central concept in library and information science. Digital libraries: interdisciplinary concepts, challenges and opportunities. CoLIS3, Proceedings. 1999. Disponível em: http://people.ischool.berkeley.edu/~buckland/colisvoc.htm.
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LANGRIDGE, D. Classificação: abordagens para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro, Interciência, 2006.
LOPES, I. L. Uso das linguagens controlada e natural em bases de dados: revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.1, p.41-52, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a05v31n1.pdf.
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SLAVIC, A. Use of the Universal Decimal Classification: a world-wide survey. Journal of documentation,v. 64, n. 2, p. 211-228, 2008.
SOUZA, D. de. CDU: como entender e utilizar a 2. edição-padrão internacional em língua portuguesa. 2ª.ed. Tesaurus, 2010.
SOUZA, D. de. CDU: como entender e utilizar a edição-padrão internacional em língua portuguesa. 3ª. ed. rev.Brasília, Tesaurus, 2004.
SOUZA, R. F. de. Organização do conhecimento. In. TOUTAIN, L. M. B. B. Para entender a Ciência da Informação. Salvador, EDUFBA, 2007.
 

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