Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0277 - Biblioteca com Função Educativa: a Criança e o Jovem
Libraries with Educational Functions: Children and Youngsters

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
Discutir a função educativa da Biblioteca na sociedade contemporânea.  Discutir a necessidade de novas concepções de Biblioteca. Introduzir a noção de relações interativas para as mediações entre a Biblioteca e a criança e o jovem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
889711 - Ivete Pieruccini
2091966 - Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
81738 - Regina Keiko Obata
 
Programa Resumido
1.	A ruptura das relações entre a Biblioteca e a Sociedade
2. Concepções tradicionais de Biblioteca
3. Biblioteca na sociedade urbana contemporânea
4. A função educativa da Biblioteca
5. Biblioteca, a criança e o jovem
6. Construção cultural: da memória individual à memória coletiva
7. Interatividade e as novas concepções de Biblioteca
8. Biblioteca Interativa: as linguagens e a sua relação com a criança e o jovem
9. Diversidade cultural e Biblioteca Interativa
10. O espaço, o acervo e as práticas na Biblioteca Interativa
11. Construção cotidiana da Biblioteca Interativa: mediação e mediadores
12. Relações interativas na biblioteca e da biblioteca
13. Apropriação da informação e cultura
14. A criança e o jovem: de usuário a produtor, de espectador a protagonista da relação com a Biblioteca Interativa
15. Biblioteca Interativa: espaço de expressão
 
 
 
Programa
1.	A ruptura das relações entre a Biblioteca e a Sociedade
2. Concepções tradicionais de Biblioteca
3. Biblioteca na sociedade urbana contemporânea
4. A função educativa da Biblioteca
5. Biblioteca, a criança e o jovem
6. Construção cultural: da memória individual à memória coletiva
7. Interatividade e as novas concepções de Biblioteca
8. Biblioteca Interativa: as linguagens e a sua relação com a criança e o jovem
9. Diversidade cultural e Biblioteca Interativa
10. O espaço, o acervo e as práticas na Biblioteca Interativa
11. Construção cotidiana da Biblioteca Interativa: mediação e mediadores
12. Relações interativas na biblioteca e da biblioteca
13. Apropriação da informação e cultura
14. A criança e o jovem: de usuário a produtor, de espectador a protagonista da relação com a Biblioteca Interativa
15. Biblioteca Interativa: espaço de expressão
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. Discussão de textos. Projeção de Filmes. Seminários.
Critério
Elaboração e apresentação de relatórios de leitura e de seminário. Participação em Seminário. Elaboração e apresentação de texto monográfico.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho, em prazo compatíveis com o calendário de Atividades Acadêmicas
 
Bibliografia
     
AMARO, Regina Keiko Obata F. et. all.  Biblioteca como ambiente educativo de informação e cultura para jovens. In: GIIN São Paulo – Construção de Bibliotecas na Alemanha; conceitos e exemplos. http://www.goethe.de/br/sap/bibl/pribib.htm, pp. 9-13. Acesso em 13/12/2004.
_______. Biblioteca Interactiva: espacio de expressión. Paper apresentado no 1999 Program for Children´s Libraries Tour, patrocinado por The Japan Foundation and National Diet Library. Tóquio, 16 de novembro de 1999.
_______. Biblioteca Interativa: concepção e construção de um serviço de informação em ambiente escolar. São Paulo : ECA/USP, 1998. Tese de Doutoramento.
_______. Construção interativa da biblioteca escolar. In: MACEDO, N.D. de (org.). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo : Senac/CRB-8, 2005. pp. 304-313.
CHARTIER, A. M.; HEBRARD, J. Discursos sobre a leitura (1880-1980). São Paulo : Ática, 1995.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2000.
CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação. São Paulo : SENAC, 1999.
CONTINUITÉS et ruptures: bibliothèques et centres de documentation de maternelle à l´université. Argos, n. 14, mars 1995.
ESPACES de lecture – espaces de paroles. Argos, n. 12, Avril 1994.
FEITOSA, Luiz Tadeu. O poço da draga: a favela e a biblioteca. São Paulo/Fortaleza : Annablume/Secretaria da Cultura e Desportos, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1996.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamim. Campinas : Papirus, 1994.
OBATA, Regina. O começo. ao som da Singer. In: MEDINA, Cremilda (org.) Viagem ao Sol Poente. São Paulo : ECA/USP, 2001. (São Paulo de Perfil, 18). Pp. 45-53
OBATA, Regina Keiko. Biblioteca Interativa: construção de novas relações entre Biblioteca e Educação. R. Bras. de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Nova Série, v.1, n.1, p. 91-103, 1999.
PACHECO, Elza Dias (org.) Comunicação, Educação e Arte na cultura infanto-juvenil. São Paulo : Edições Loyola, 1991.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo : Companhia das Letras, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0277

Clique para consultar o oferecimento para CBD0277

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP