Fornecer aos alunos a oportunidade para refletir sobre as interfaces entre Informação e Cultura compreendendo: a) um panorama da condição atual da cultura, tendo como base um debate multi e interdisciplinar b) noções básicas das várias teorias, conhecimentos e saberes que modelam esse debate na atualidade. c) evidenciar as aproximações e diferenças entre as noções e visões de mundo fornecidas seja pelas Ciências Sociais, pela Filosofia, Humanidades, as Artes, como as provenientes da História da Ciência
A disciplina em seu programa fornece um panorama dos debates em torno da cultura na modernidade e na contemporaneidade, dando ao aluno subsídios para inserir-se nessa discussão e analisar criticamente a produção e a situação cultural de seu tempo. Considera não só as matrizes filosóficas e científicas de reflexão sobre o tema, mas também as práticas artísticas que modelam esse debate. Abarca desde as primeiras contribuições críticas sobre a cultura moderna até chegar aos últimos desenvolvimentos sobre a sociedade em rede e a cultura na virtualidade, prospectando também abordagens latino-americanas e decoloniais, bem como explorando outras perspectivas, outras cosmologias, outros saberes. A disciplina, ocasionalmente, propõe incursões em contextos e instituições culturais da cidade (visitas externas a USP)
1. Apresentação do programa e problematização da matéria a ser estudada pela disciplina. 2. Walter Benjamin e o sujeito no olho do furacão da História: a perda da aura, alegorias, poética do fragmento, etc. 3. Modernidade, Pós-Modernidade, Sobremodernidade, Hiper-Modernidade, Modernidade Líquida, etc. 4. As artes, as vanguardas e a atuação crítica, sensível, emancipatória, poética no século XX e XXI. 5. A Escola de Frankfurt, o Pós-Estruturalismo, a Desconstrução, a Diferença e o Relacional 6. Modelando a modernidade crítica, sensível, sincrônica: Hannah Arendt, Isaiah Berlin, Gaston Bachelard, Mario Perniola, Giorgio Agamben, Zigmunt Bauman e tantos outros. 7. Modelando a modernidade crítica, sensível, sincrônica na América Latina: Nestor Garcia Canclini, Sérgio Paulo Rouanet, Teixeira Coelho, Beatriz Sarlo, Nicolau Sevcenko, Silviano Santiago, Heloísa Buarque de Hollanda e tantas outras. 8. O Feminismo. 9. Os Estudos Culturais: novas perspectivas e epistemologias. 10. Cidades, Centralidades e Periferias: cartografias em processo. 11. Pós-Colonialidade, Colonialidade, Decolonialidade. 12. Negritude, Escrevivência, Afrofuturismo. 13. Idéias para Adiar o Fim do Mundo e a Queda do Céu. 14. Sociedade da Informação, do Cansaço; Sociedade em Rede, da Vigilância; Inteligência Artificial e a Cultura na Virtualidade.
ADORNO, T. “Prismas – crítica cultural e sociedade”. S. P., Ática, 1998 ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. na série Os Pensadores S.P., Nova Cultural, 1975 AGAMBEN, Giorgio “Infância e História: destruição da experiência e origem da história” Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005 ARENDT, Hannah “Entre o Passado e o Futuro”. São Paulo, Perspectiva, 1972 AUGÉ, Marc “Não-Lugares; Introdução a uma antropologia da supermodernidade”, Campinas, Papirus, 1994. BERLIN, Isaiah, “Uma mensagem para o Século XX”, B.H. Âyiné, 2016 BOLLE, Willi “Fisiognomia da Metrópole Moderna: representação da história em Walter Benjamin” , FAPESP & EDUSP, 1994 BARBERO, Jesus-Martin. “Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia”. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997 BARTHES, Roland. “La Torre Eiffel: textos sobre la imagem”, Buenos Aires, Paidós, 2002 ______________, “Mitologias”, S.P., Difel, 1975 BAUDRILLARD, Jean. “America”, R.J., Rocco, 1986 ______________, “A Sociedade de Consumo”. Lisboa, Edições 70. 1991 ______________, “Simulacros e Simulação” , Lisboa, Relógio D’Água, 1991 ______________, “The Vital Illusion” , New York, Columbia University Press, 2000 BAUMAN, Zygmunt “O mal-estar da pós-modernidade”. R.J., Jorge Zahar, 1997 ________________, “Globalização”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999 ________________, “Modernidade Líquida”, S.P. Jorge Zahar, 2001 BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1985, v.1, 2 & 3 ___________, “Passagens”, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006 BERMAN, Marshall. “Tudo que é Sólido Desmancha no Ar”, S.P., Companhia das Letras, 1986 BOURDIEU, Pierre “O poder simbólico”. Rio de Janeiro, Bertrand, 1989 ________________, “Sobre a televisão”. Rio de Janeiro, Zahar, 1997 BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003. BUARQUE DE HOLLANDA, H. “Feminista, Eu?” RJ, Bazar do Tempo, 2022 ________________________, “Cultura e Participação nos anos 60” (com Marcos Augusto Gonçalves), SP, Brasiliense, 1982 CANCLINI, N. G. “Culturas híbridas”, S. Paulo, EDUSP, 1998. _____________,“La Globalizacion Imaginada”. Buenos Aires, Paidos, 1999. _____________, “Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização”, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995 _____________, “El público como propuesta”. In Quatro estúdios sociologicos en museus de arte. Mexico: INBA, 1987. _____________, (ORG). “Políticas culturales in America Latina”. Mexico: Grijalbo, 1987. _____________, (ORG.) “Emergências Culturais; instituições, criadores, e comunidades no Brasil e no México”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2023 CASTELLS, Manuel. “A sociedade em Rede”, São Paulo, Paz e Terra, 1999 _______________, “A era da informação: economia, sociedade e cultura” RJ: Paz e Terra, 1999 COELHO, Teixeira. “Dicionário Crítico de Políticas Culturais”, São Paulo, Iluminuras, 1997 _______________, “Guerras Culturais”, Sp, Iluminuras, 1997. _______________, “Moderno / Pós Moderno”, São Paulo, Iluminuras, 1995 CRIMP, Douglas, On the Museum's Ruins, Cambridge, MIT, DAVIS, Angela “Mulheres, cultura e política”, Boitempo, 2017 ____________, “Mulheres, Raça e Classe”, Boitempo, 2016 DEBORD, Guy. “A Sociedade do Espetáculo”. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997 DELEUZE, Gilles. “Foucault” , S. Paulo: Brasiliense, 1988. _____________, “A filosofia crítica de Kant”, Lisboa : Edições 70, 1994 _____________, “Diferença e Repetição”, Rio de Janeiro : Graal, 1988 _____________, Nietzsche, Lisboa : Ed 70, 1981 DELEUZE, Gilles & GUATTARI ,Félix, “Mil Platôs” , S.P. Editora 34, 1997 DERRIDA, Jacques. “Gramatologia”, S.P., Perspectiva, 1973 EAGLETON, Terry “As Ilusões do Pós-Modernismo”, São Paulo, Jorge Zahar,1998 ECO, Umberto. “Viagem a Irrealidade Cotidiana”, R.J., Nova Fronteira, 1990 ____________, “Apocalípticos e integrados”. São Paulo, Perspectiva, 1979 EVARISTO, Conceição @all. "Escrevivência: a escrita de nós”, RJ, Mina & Itaú Social, 2020 FANON, Frantz. “Pele negra máscaras brancas” [1952]. SP, Ubu, 2020 FLUSSER, Vilém. “A Dúvida”. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999. _____________, “Ficções Filosóficas”, São Paulo, EDUSP, 1998 FOSTER, Hal. “Recodificação: arte,espetáculo, política cultural”, S.P. Casa Editorial Paulista, 1996 _____________, “Postmodern Culture”, London, Pluto, 1983 _____________, “A identidade cultural na pós-modernidade”, R.J. : DP7A, 2002 _____________, “Diseño y Delito” , Madrid, Akal, 2004 FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces in Mirzoeff, Nicholas (ed.) "Visual Culture Reader", London, Routledge, 1998, pp 237-244 “Palavras e as Coisas”, S.P., Martins Fontes, 1966 ________________, “Vigiar e Punir”. Petrópolis, Ed. Vozes, 1977 ________________, “Microfísica do Poder”. Rio de Janeiro, Graal. 1979 GLISSANT, Edouard, “Poética da Relação”, RJ, Bazar do Tempo, 2021 HABERMAS, Jurgen “O discurso filosófico da modernidade”. S. P., Martins Fontes, 2000. HALL, Stuart, “Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais”, B.H., Editora UFMG, 2023 __________, “A Identidade Cultural na Pós - Modernidade”, RJ, Lamparina, 2006 __________, “Cultura e Representação”, Apicuru, 2016 HAN, Byung-Chul. “No Enxame”, Petrópolis, Vozes, 2019 _______________. “Psicopolítica”, Relógio D'Água Editores, 2015, _______________. “Hiperculturalidade: cultura e globalização”, Petrópolis, Vozes, 2019 _______________. “Sociedade do Cansaço”, Vozes, Petrópolis, 2015 HARVEY, David. “Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”, São Paulo, Loyola, 1993 HORNE, Donald. “The Public Culture”, London, Pluto, 1986 HORNE, Rebecca & BERBERICH, Frank. “ The Shock of September 11 and the Mystery of the other”, NY, Lettre International, 2002 HUYSSEN, Andreas “Memórias do Modernismo” , R.J. Editora UFRJ, 1997 _______________, “After the Great Divide: Modernism, Mass Culture and Postmodernism”, London, McMillan, 1992 JAMESON, Frederic. “Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio” , S.P. Ática, 1996 _______________, “O marxismo tardio – Adorno, ou a persistência da dialética”. São Paulo, UNESP, 1997 JAMENSON, F. & ZIZEK, S., “Estudios culturales: reflexiones sobre el Multiculturalismo”, Barcelona, Paidós, 1998 KILOMBA, Grada “Memórias da Plantação; episódios de racismo cotidiano” RJ, Cobogó, 2019 KOPENAWA, D. e ALBERT, B. “A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami”. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, KRAUSS, Rosalind “La Originalidad de la Vanguardia y otros mitos modernos”. Madrid, Alianza, 1996. KRENAK, A. “Ideias para adiar o fim do mundo”. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 _______, A. “A vida não é útil”, SP, Companhia das Letras, 2020 KUHN, T.S. “Estrutura das Revoluções Científicas”, S.P., Perspectiva, 1975 LANDER, E. (Org.). “A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas”. Buenos Aires, Colección Sur Sur, CLACSO, 2020 LEVY, Pierre. “As Tecnologias da Inteligência”. Rio de Janeiro, Editora 34. 1995 ________________, “O que é virtual”. São Paulo, Editora 34, 1996 LYOTARD, Jean-François. “O Pós-Moderno”, R.J., José Olympio, 1986 LIPOVETSKY, Gilles. “Os Tempos Hipermodernos”, S.P., Bacarola, 2005 MAFFESOLI, Michel, “Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa” Editora Forense, 2000 _______________, “A contemplação do mundo”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. MCLUHAN, M. "Galáxia de Gutemberg”, S.P., Edusp, 1972 MBEMBE, Achille, “Necropolítica”, S.P., N-1 Edições, 2018 ______________, “Crítica da Razão Negra”, S.P., N-1 Edições, 2018 MIRZOEFF, Nicholas (org.) “The Visual Culture Reader”. London: Routledge, 1998. MORIN, Edgard “Para sair do século XX - As grandes questões do nosso tempo”, São Paulo, Nova Fronteira, 1981 NADER, H. & HERKENHOFF, P. (Coord.), GROSSMANN, M. & SOUSA E SILVA, L. (Org.), Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral” SP, IEA-USP, 2021 NEGRI , Antonio & HARDT. “Império", São Paulo, Ed.Record, 2001 PARENTE, André “Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual”. Rio de Janeiro, Editora 34. 1994 PAZ, Octavio. “Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza”, S.P., Perspectiva, 1977 __________, "Los Hijos del Limo. In La Casa de la Presencia (poesia e historia). Obras Completas (I). 2a ed. México, Fondo de Cultura Económica, 1994, PERNIOLA, Mario “Pensando o Ritual; sexualidade, morte, mundo” , S.P., Nobel, 2000 ________________, “A Estética do Século XX”, Lisboa, Estampa, 1998 ________________, “Do Sentir”, Lisboa, Presença, 1991 ROUANET, S.P. (Coord), GROSSMANN M. SOUSA, A.P. (Org.) “De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2020 SANTOS, Laymert Garcia dos. “Politizar as Novas Tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética”, São Paulo, Editora 34, 2003 SARLO, Beatriz. “Cenas da Vida Pós-Moderna: intelectuais, arte e videocultura”, R.J. Editora UFRJ, 2004 ________________,“Tempo Presente: notas sobre a mudança de uma cultura”, S.P. José Olympio, 2005 SMITH, Gary, “On Walter Benjamin: critical essays and recollections” , London, MIT Press, 1991 SOUSA SILVA, Eliana (Coord), GROSSMANN M. SOUSA, A.P. (Org.) “Centralidades Periféricas: diálogos sobre arte e cultura no Brasil”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2021 SUBIRATS, Eduardo “Da Vanguarda ao Pós-Moderno”, S.P., Nobel, 1987 NELSON, Ted. “Computer Lib / Dream Machines”, Washington, Tempus, 1987 TESTER, Keith (ed.) “The Flâneur” , London, Routledge, 1994 VÁZQUEZ, Rolando “Vistas of Modernity; decolonial aesthesis and the end of the contemporary”, Amsterdam, Mondriaan Fund, 2020 VATTIMO, Gianni. “O Fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna”, Lisboa, Presença, 1987 VIDLER, Anthony. “Warped Space; Art, Architecture, and Anxiety in Modern Culture” Cambridge, MIT, 2000 VIRILIO, Paul, “Velocidade e Política”. S.Paulo: Estação Liberdade, 1996.