Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0282 - Estados, Formas e Processos da Cultura na Atualidade
States, Forms and Processes of Culture Today

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer aos alunos a oportunidade para refletir sobre as interfaces entre Informação e Cultura compreendendo:
a) um panorama da condição atual da cultura, tendo como base um debate multi e interdisciplinar 
b) noções básicas das várias teorias, conhecimentos e saberes que modelam esse debate na atualidade.
c) evidenciar as aproximações e diferenças entre as noções e visões de mundo fornecidas seja pelas Ciências Sociais, pela Filosofia, Humanidades, as Artes, como as provenientes da História da Ciência
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51835 - Martin Grossmann
 
Programa Resumido
A disciplina em seu programa fornece um panorama dos debates em torno da cultura na modernidade e na contemporaneidade, dando ao aluno subsídios para inserir-se nessa discussão e analisar criticamente a produção e a situação cultural de seu tempo. Considera não só as matrizes filosóficas e científicas de reflexão sobre o tema, mas também as práticas artísticas que modelam esse debate. Abarca desde as primeiras contribuições críticas sobre a cultura moderna até chegar aos últimos desenvolvimentos sobre a sociedade em rede e a cultura na virtualidade, prospectando também abordagens latino-americanas e decoloniais, bem como explorando outras perspectivas, outras cosmologias, outros saberes. A disciplina, ocasionalmente, propõe incursões em contextos e instituições culturais da cidade (visitas externas a USP)
 
 
 
Programa
1. Apresentação do programa e problematização da matéria a ser estudada pela disciplina.
2. Walter Benjamin e o sujeito no olho do furacão da História: a perda da aura, alegorias, poética do fragmento, etc.
3. Modernidade, Pós-Modernidade, Sobremodernidade, Hiper-Modernidade, Modernidade Líquida, etc.
4. As artes, as vanguardas e a atuação crítica, sensível, emancipatória, poética no século XX e XXI. 
5. A Escola de Frankfurt, o Pós-Estruturalismo, a Desconstrução, a Diferença e o Relacional 
6. Modelando a modernidade crítica, sensível, sincrônica: Hannah Arendt, Isaiah Berlin, Gaston Bachelard, Mario Perniola, Giorgio Agamben, Zigmunt Bauman e tantos outros.
7. Modelando a modernidade crítica, sensível, sincrônica na América Latina: Nestor Garcia Canclini, Sérgio Paulo Rouanet, Teixeira Coelho, Beatriz Sarlo, Nicolau Sevcenko, Silviano Santiago, Heloísa Buarque de Hollanda e tantas outras.
8. O Feminismo.
9. Os Estudos Culturais: novas perspectivas e epistemologias. 
10. Cidades, Centralidades e Periferias: cartografias em processo.
11. Pós-Colonialidade, Colonialidade, Decolonialidade.
12. Negritude, Escrevivência, Afrofuturismo.
13. Idéias para Adiar o Fim do Mundo e a Queda do Céu. 
14. Sociedade da Informação, do Cansaço; Sociedade em Rede, da Vigilância; Inteligência Artificial e a Cultura na Virtualidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas • Exibição de material audiovisual e posterior discussão • Seminários conduzidos pelos alunos • Visita a equipamentos e contextos culturais na cidade. • relatos críticos
Critério
Frequência e participação em classe e leitura dos textos; Participação nos seminários; Participação nas visitas (incursões) externas propostas; Entrega e compartilhamento dos relatos críticos..
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e / ou realização de prova escrita pelos alunos reprovados que obtiveram mínimo regimental e nota superior a TRÊS, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ADORNO, T. “Prismas – crítica cultural e sociedade”. S. P., Ática, 1998
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. na série Os Pensadores S.P., Nova Cultural, 1975
AGAMBEN, Giorgio “Infância e História: destruição da experiência e origem da história” Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005
ARENDT, Hannah “Entre o Passado e o Futuro”. São Paulo, Perspectiva, 1972
AUGÉ, Marc “Não-Lugares; Introdução a uma antropologia da supermodernidade”, Campinas, Papirus, 1994.
BERLIN, Isaiah, “Uma mensagem para o Século XX”, B.H. Âyiné, 2016
BOLLE, Willi “Fisiognomia da Metrópole Moderna: representação da história em Walter Benjamin” , FAPESP & EDUSP, 1994
BARBERO, Jesus-Martin.  “Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia”. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997
BARTHES, Roland. “La Torre Eiffel: textos sobre la imagem”, Buenos Aires, Paidós, 2002
______________, “Mitologias”, S.P., Difel, 1975
BAUDRILLARD, Jean. “America”, R.J., Rocco, 1986
______________,  “A Sociedade de Consumo”. Lisboa, Edições 70. 1991
______________, “Simulacros e Simulação” , Lisboa,  Relógio D’Água, 1991
______________, “The Vital Illusion” , New York, Columbia University Press, 2000
BAUMAN, Zygmunt  “O mal-estar da pós-modernidade”. R.J., Jorge Zahar, 1997
________________, “Globalização”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999
________________, “Modernidade Líquida”, S.P. Jorge Zahar, 2001
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas, São Paulo, Brasiliense, 1985, v.1, 2 & 3
___________, “Passagens”, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006
BERMAN, Marshall. “Tudo que é Sólido Desmancha no Ar”, S.P., Companhia das Letras, 1986
BOURDIEU, Pierre “O poder simbólico”. Rio de Janeiro, Bertrand, 1989
________________, “Sobre a televisão”. Rio de Janeiro, Zahar, 1997
BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O Amor pela Arte São Paulo, EDUSP e Ed. Zouk, 2003.
BUARQUE DE HOLLANDA, H. “Feminista, Eu?” RJ, Bazar do Tempo, 2022
________________________, “Cultura e Participação nos anos 60” (com Marcos Augusto Gonçalves), SP, Brasiliense, 1982
CANCLINI, N. G. “Culturas híbridas”, S. Paulo, EDUSP, 1998.
_____________,“La Globalizacion Imaginada”. Buenos Aires, Paidos, 1999.
_____________, “Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização”, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995
_____________, “El público como propuesta”. In Quatro estúdios sociologicos en museus de arte. Mexico: INBA, 1987.
_____________, (ORG). “Políticas culturales in America Latina”. Mexico: Grijalbo, 1987.
_____________, (ORG.) “Emergências Culturais; instituições, criadores, e comunidades no Brasil e no México”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2023
CASTELLS, Manuel. “A sociedade em Rede”, São Paulo, Paz e Terra, 1999
_______________, “A era da informação: economia, sociedade e cultura” RJ: Paz e Terra, 1999
COELHO, Teixeira.  “Dicionário Crítico de Políticas Culturais”, São Paulo, Iluminuras, 1997
_______________, “Guerras Culturais”, Sp, Iluminuras, 1997.
_______________, “Moderno / Pós Moderno”, São Paulo, Iluminuras, 1995
CRIMP, Douglas, On the Museum's Ruins, Cambridge, MIT,
DAVIS, Angela “Mulheres, cultura e política”, Boitempo, 2017
____________, “Mulheres, Raça e Classe”, Boitempo, 2016
DEBORD, Guy. “A Sociedade do Espetáculo”. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997
DELEUZE, Gilles. “Foucault” , S. Paulo: Brasiliense, 1988.
_____________, “A filosofia crítica de Kant”, Lisboa : Edições 70, 1994
_____________, “Diferença e Repetição”, Rio de Janeiro : Graal, 1988
_____________,  Nietzsche, Lisboa : Ed 70, 1981
DELEUZE, Gilles & GUATTARI ,Félix, “Mil Platôs” , S.P. Editora 34, 1997
DERRIDA, Jacques. “Gramatologia”, S.P., Perspectiva, 1973
EAGLETON, Terry “As Ilusões do Pós-Modernismo”, São Paulo, Jorge Zahar,1998
ECO, Umberto. “Viagem a Irrealidade Cotidiana”, R.J., Nova Fronteira, 1990
____________, “Apocalípticos e integrados”. São Paulo, Perspectiva, 1979
EVARISTO, Conceição @all. "Escrevivência: a escrita de nós”,  RJ, Mina & Itaú Social, 2020 
FANON, Frantz. “Pele negra máscaras brancas” [1952]. SP, Ubu, 2020
FLUSSER, Vilém. “A Dúvida”. Relume Dumará. Rio de Janeiro, 1999.
_____________, “Ficções Filosóficas”, São Paulo, EDUSP, 1998
FOSTER, Hal. “Recodificação: arte,espetáculo, política cultural”, S.P. Casa Editorial Paulista, 1996
_____________, “Postmodern Culture”, London, Pluto, 1983
_____________, “A identidade cultural na pós-modernidade”, R.J. : DP7A, 2002
_____________, “Diseño y Delito” , Madrid, Akal, 2004
FOUCAULT, Michel. Of Other Spaces in  Mirzoeff, Nicholas (ed.) "Visual Culture Reader", London, Routledge, 1998, pp 237-244 “Palavras e as Coisas”, S.P., Martins Fontes, 1966
________________, “Vigiar e Punir”. Petrópolis, Ed. Vozes, 1977
________________,  “Microfísica do Poder”. Rio de Janeiro, Graal. 1979
GLISSANT, Edouard, “Poética da Relação”, RJ, Bazar do Tempo, 2021
HABERMAS, Jurgen “O discurso filosófico da modernidade”. S. P., Martins Fontes, 2000.
HALL, Stuart, “Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais”, B.H., Editora UFMG, 2023
__________, “A Identidade Cultural na Pós - Modernidade”, RJ, Lamparina, 2006
__________, “Cultura e Representação”, Apicuru, 2016

HAN, Byung-Chul. “No Enxame”, Petrópolis, Vozes, 2019
_______________. “Psicopolítica”, Relógio D'Água Editores, 2015,
_______________. “Hiperculturalidade: cultura e globalização”, Petrópolis, Vozes, 2019
_______________. “Sociedade do Cansaço”, Vozes, Petrópolis, 2015
HARVEY, David. “Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”, São Paulo, Loyola, 1993
HORNE, Donald. “The Public Culture”, London, Pluto, 1986
HORNE, Rebecca &  BERBERICH, Frank. “ The Shock of September 11 and the Mystery of the other”, NY, Lettre International, 2002
HUYSSEN, Andreas “Memórias do Modernismo” , R.J. Editora UFRJ, 1997
_______________, “After the Great Divide: Modernism, Mass Culture and Postmodernism”, London, McMillan, 1992
JAMESON, Frederic. “Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio” , S.P. Ática, 1996
_______________, “O marxismo tardio – Adorno, ou a persistência da dialética”. São Paulo, UNESP, 1997
JAMENSON, F. &  ZIZEK, S., “Estudios culturales: reflexiones sobre el Multiculturalismo”, Barcelona, Paidós, 1998
KILOMBA, Grada “Memórias da Plantação; episódios de racismo cotidiano” RJ, Cobogó, 2019
KOPENAWA, D. e ALBERT, B. “A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami”. São Paulo: Companhia das Letras, 2015,
KRAUSS, Rosalind “La Originalidad de la Vanguardia y otros mitos modernos”. Madrid, Alianza, 1996.
KRENAK, A. “Ideias para adiar o fim do mundo”. São Paulo: Companhia das Letras, 2019
_______, A. “A vida não é útil”, SP, Companhia das Letras, 2020
KUHN, T.S. “Estrutura das Revoluções Científicas”, S.P., Perspectiva, 1975
LANDER, E. (Org.). “A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas”. Buenos Aires, Colección Sur Sur, CLACSO, 2020 
LEVY, Pierre. “As Tecnologias da Inteligência”. Rio de Janeiro, Editora 34. 1995 
________________, “O que é virtual”. São Paulo, Editora 34, 1996
LYOTARD, Jean-François. “O Pós-Moderno”,  R.J., José Olympio, 1986
LIPOVETSKY, Gilles. “Os Tempos Hipermodernos”, S.P., Bacarola, 2005
MAFFESOLI, Michel, “Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa” Editora Forense, 2000
_______________, “A contemplação do mundo”. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
MCLUHAN, M. "Galáxia de Gutemberg”, S.P., Edusp, 1972
MBEMBE, Achille, “Necropolítica”, S.P., N-1 Edições, 2018
______________, “Crítica da Razão Negra”, S.P., N-1 Edições, 2018
MIRZOEFF, Nicholas (org.) “The Visual Culture Reader”. London: Routledge, 1998.
MORIN, Edgard “Para sair do século XX - As grandes questões do nosso tempo”, São Paulo, Nova Fronteira, 1981
NADER, H. & HERKENHOFF, P. (Coord.), GROSSMANN, M. & SOUSA E SILVA, L. (Org.), Relações do conhecimento entre arte e ciência: gênero, neocolonialismo e espaço sideral” SP, IEA-USP, 2021
NEGRI , Antonio &  HARDT. “Império", São Paulo, Ed.Record, 2001
PARENTE, André “Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual”. Rio de Janeiro, Editora 34. 1994
PAZ, Octavio. “Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza”, S.P., Perspectiva, 1977
__________, "Los Hijos del Limo. In La Casa de la Presencia (poesia e historia). Obras Completas (I). 2a ed. México, Fondo de Cultura Económica, 1994,
PERNIOLA, Mario “Pensando o Ritual; sexualidade, morte, mundo” , S.P., Nobel, 2000
________________, “A Estética do Século XX”, Lisboa, Estampa, 1998
________________, “Do Sentir”, Lisboa, Presença, 1991
ROUANET, S.P. (Coord), GROSSMANN M. SOUSA, A.P. (Org.) “De Kant a Machado de Assis: reflexões sobre a modernidade no Brasil”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2020
SANTOS, Laymert Garcia dos. “Politizar as Novas Tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética”, São Paulo, Editora 34, 2003
SARLO, Beatriz. “Cenas da Vida Pós-Moderna: intelectuais, arte e videocultura”, R.J. Editora UFRJ, 2004
________________,“Tempo Presente: notas sobre a mudança de uma cultura”, S.P. José Olympio, 2005
SMITH, Gary, “On Walter Benjamin: critical essays and recollections” , London, MIT Press, 1991
SOUSA SILVA, Eliana (Coord), GROSSMANN M. SOUSA, A.P. (Org.) “Centralidades Periféricas: diálogos sobre arte e cultura no Brasil”, SP, EDUSP & IEA-USP, 2021
SUBIRATS, Eduardo “Da Vanguarda ao Pós-Moderno”, S.P., Nobel, 1987
NELSON, Ted. “Computer Lib / Dream Machines”, Washington, Tempus, 1987
TESTER, Keith (ed.) “The Flâneur” , London, Routledge, 1994
VÁZQUEZ, Rolando “Vistas of Modernity; decolonial aesthesis and the end of the contemporary”, Amsterdam, Mondriaan Fund, 2020
VATTIMO, Gianni. “O Fim da Modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna”, Lisboa, Presença, 1987
VIDLER, Anthony. “Warped Space; Art, Architecture, and Anxiety in Modern Culture” Cambridge, MIT, 2000
VIRILIO, Paul, “Velocidade e Política”. S.Paulo: Estação Liberdade, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0282

Clique para consultar o oferecimento para CBD0282

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP