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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0285 - Infoeducação: teoria e prática
Infoeducation: theory and practice

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Possibilitar ao aluno conhecer de modo sistemático os  referenciais conceituais e metodológicos que envolvem as relações entre dispositivos informacionais (tais como as bibliotecas) e os complexos processos de apropriação crítica e criativa de informação e cultura na contemporaneidade, considerados princípios e práticas da área da Infoeducação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
889711 - Ivete Pieruccini
 
Programa Resumido
Conceitos e parâmetros que balizam relações entre Informação, Educação e Conhecimento na contemporaneidade;  natureza e abrangência da área de Infoeducação; construção de conhecimento na era da informação; conceito e noções de saberes informacionais, protagonismo cultural, ordem e dispositivos informacionais dialógicos; conceito e metodologia de criação e desenvolvimento de Programas de Infoeducação em ambientes educativos; o bibliotecário e a Infoeducação
 
 
 
Programa
As complexas relações entre explosão informacional, dispositivos de informação e cultura (bibliotecas e outros) e construção de conhecimento;
Informação, educação e conhecimento: distinções e dinâmicas;
Informação e significação: tempo e contexto;
Sociedade da informação e protagonismo cultural;
Biblioteca e informação como objetos educacionais: abordagens empírico-profissionais;
Saberes informacionais: definição e metodologias
Ordem informacional dialógica: conceito e elementos
Dispositivos informacionais dialógicos: conceito e características
Estações do Conhecimento: conceito e modalidades (Oficina de Informação; Estação Memória; Estação do Conhecimento em ambientes de educação formal e não-formal);
Programas de infoeducação: conceito, metodologia, gestão
Busca de informação em Educação e apropriação social da informação
O Bibliotecário-mediador e a infoeducação
 
 
 
Avaliação
     
Método
• Relatórios de leituras recomendadas
• Participação nas discussões em sala de aula
• Seminário em grupo
• Trabalho individual final
Critério
• Seminário em grupo: nota de 0,0 a 10,0.
• Participação em sala de aula: nota de 0,0 a 1,5
• Trabalho individual: nota de 0,0 a 8,5
• Média final: soma da nota de participação em sala de aula e da nota do trabalho individual + a nota do seminário em grupo, divididos por 2.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho individual e/ou relatório de leituras recomendadas para alunos reprovados que obtiverem nota mínima regimental de reprovação, segundo prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas e frequência às aulas igual ou superior a 70%
 
Bibliografia
     
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