Possibilitar ao aluno conhecer de modo sistemático os referenciais conceituais e metodológicos que envolvem as relações entre dispositivos informacionais (tais como as bibliotecas) e os complexos processos de apropriação crítica e criativa de informação e cultura na contemporaneidade, considerados princípios e práticas da área da Infoeducação.
Conceitos e parâmetros que balizam relações entre Informação, Educação e Conhecimento na contemporaneidade; natureza e abrangência da área de Infoeducação; construção de conhecimento na era da informação; conceito e noções de saberes informacionais, protagonismo cultural, ordem e dispositivos informacionais dialógicos; conceito e metodologia de criação e desenvolvimento de Programas de Infoeducação em ambientes educativos; o bibliotecário e a Infoeducação
As complexas relações entre explosão informacional, dispositivos de informação e cultura (bibliotecas e outros) e construção de conhecimento;Informação, educação e conhecimento: distinções e dinâmicas; Informação e significação: tempo e contexto; Sociedade da informação e protagonismo cultural; Biblioteca e informação como objetos educacionais: abordagens empírico-profissionais; Saberes informacionais: definição e metodologiasOrdem informacional dialógica: conceito e elementosDispositivos informacionais dialógicos: conceito e característicasEstações do Conhecimento: conceito e modalidades (Oficina de Informação; Estação Memória; Estação do Conhecimento em ambientes de educação formal e não-formal); Programas de infoeducação: conceito, metodologia, gestão Busca de informação em Educação e apropriação social da informaçãoO Bibliotecário-mediador e a infoeducação
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