Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0288 - Introdução à Administração de Serviços de Informação
Introduction to the Management of Information Services

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
1. Familiarizar o aluno com os conceitos básicos de administração e sua aplicação aos serviços de informação 2. Discutir a contribuição das teorias e escolas de administração aos serviços de informação 3. Mostrar aspectos da estrutura organizacional aplicados aos serviços de informação 4. Destacar aspectos específicos da administração e sua aplicação em serviços de informação: gerência; marketing; finanças e contabilidade; gestão de recursos humanos, gestão de conflitos, motivação e liderança; planejamento estratégico, tático e operacional; gestão de projetos; gestão da inovação; gestão da qualidade e ações de responsabilidade socioambiental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1245652 - Pedro Luiz Côrtes
 
Programa Resumido
Funções básicas da gerência, teorias gerais da administração, estrutura organizacional, planejamento. Princípios de finanças, contabilidade, marketing, projetos, inovação, qualidade e responsabilidade socioambiental.
 
 
 
Programa
1. O papel do gerente. 2. A história do pensamento administrativo. 3. Estrutura organizacional. 4. Estrutura formal e informal 5. Gestão de recursos humanos, gestão de conflitos, motivação e liderança. 6. Planejamento estratégico, tático e operacional, 7. Gestão de projetos. 8. Fundamentos de finanças e contabilidade. 9. Ações de Marketing 10. Gestão da inovação. 11. Gestão da qualidade. 12. Ações de responsabilidade socioambiental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios individuais ou em grupos em sala de aula. Leituras programadas
Critério
Participação em classe, cumprimento das atividades propostas e trabalho final
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos reprovados que obtiveram mínimo regimental de presença e nota superior a TRÊS, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas
 
Bibliografia
     
BARBIERI, Jose Carlos. Gestao Ambiental Empresarial. São Paulo, Saraiva Editora, 2011 BARBIERI, Jose Carlos; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel. Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo, Saraiva Editora, 2008 BESSANT, John; PAVITT, Keith; TIDD, Joe. Gestão da Inovação. Porto Alegre, Bookman, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Barueri, Manole, 2014. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Barueri, Manole, 2014. COELHO, Claudio Ulysses Ferreira. Básico de Contabilidade & Finanças. São Paulo, Senac Nacional, 2003. HELDMAN, Kim. Gerencia de Projetos. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2015. KOTLER, Philip. Marketing Essencial. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2016. PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo, Atlas Editora, 2013. PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. Rio de janeiro, Elsevier Brasil, 2004. VEIGA, Ana Cecilia Rocha. Gestão de Projetos de Museus e Exposições. Belo Horizonte, C / Arte, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0288

Clique para consultar o oferecimento para CBD0288

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP