1. Familiarizar o aluno com os conceitos básicos de administração e sua aplicação aos serviços de informação 2. Discutir a contribuição das teorias e escolas de administração aos serviços de informação 3. Mostrar aspectos da estrutura organizacional aplicados aos serviços de informação 4. Destacar aspectos específicos da administração e sua aplicação em serviços de informação: gerência; marketing; finanças e contabilidade; gestão de recursos humanos, gestão de conflitos, motivação e liderança; planejamento estratégico, tático e operacional; gestão de projetos; gestão da inovação; gestão da qualidade e ações de responsabilidade socioambiental.
Funções básicas da gerência, teorias gerais da administração, estrutura organizacional, planejamento. Princípios de finanças, contabilidade, marketing, projetos, inovação, qualidade e responsabilidade socioambiental.
1. O papel do gerente. 2. A história do pensamento administrativo. 3. Estrutura organizacional. 4. Estrutura formal e informal 5. Gestão de recursos humanos, gestão de conflitos, motivação e liderança. 6. Planejamento estratégico, tático e operacional, 7. Gestão de projetos. 8. Fundamentos de finanças e contabilidade. 9. Ações de Marketing 10. Gestão da inovação. 11. Gestão da qualidade. 12. Ações de responsabilidade socioambiental.
BARBIERI, Jose Carlos. Gestao Ambiental Empresarial. São Paulo, Saraiva Editora, 2011 BARBIERI, Jose Carlos; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel. Responsabilidade Social Empresarial. São Paulo, Saraiva Editora, 2008 BESSANT, John; PAVITT, Keith; TIDD, Joe. Gestão da Inovação. Porto Alegre, Bookman, 2008. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Barueri, Manole, 2014. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Barueri, Manole, 2014. COELHO, Claudio Ulysses Ferreira. Básico de Contabilidade & Finanças. São Paulo, Senac Nacional, 2003. HELDMAN, Kim. Gerencia de Projetos. Rio de Janeiro, Elsevier Editora, 2015. KOTLER, Philip. Marketing Essencial. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2016. PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo, Atlas Editora, 2013. PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. Rio de janeiro, Elsevier Brasil, 2004. VEIGA, Ana Cecilia Rocha. Gestão de Projetos de Museus e Exposições. Belo Horizonte, C / Arte, 2014.