Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0289 - Administração de Recursos e Produtos de Informação
Management of Information Resources and Products

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1 – Conceituar a administração de recursos e produtos de informação nas mais diferentes unidades de Informação.
2 – Discutir o estado da arte do tema, indicando novas áreas de atuação no âmbito das Ciências da Informação.
3 – Desenvolver atividades práticas, desenvolvendo políticas específicas para administração de recursos e serviços de informação.
4 – Destacar aspectos relacionados à gestão de bibliotecas públicas e privadas; estudo de usuários; serviço de referência; conceitos e técnicas de bibliometria; gestão de periódicos científicos; indexação de periódicos científicos; desenvolvimento e manutenção de coleções; gestão da informação e o conhecimento em ambiente corporativo; sistemas de gestão de conteúdos online; fluxo de produção de livros (impressos ou e-books); novas áreas de atuação para a Ciência da Informação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1245652 - Pedro Luiz Côrtes
 
Programa Resumido
Gestão de bibliotecas públicas e privadas; estudo de usuários; serviço de referência; conceitos e técnicas de bibliometria; gestão de periódicos científicos; indexação de periódicos científicos; desenvolvimento e manutenção de coleções; gestão da informação e o conhecimento em ambiente corporativo; sistemas de gestão de conteúdos online; fluxo de produção de livros (impressos ou e-books); novas áreas de atuação para a Ciência da Informação
 
 
 
Programa
1.	Gestão de bibliotecas públicas e privadas.
2.	Estudo de comunidades de usuários.
3.	Serviço de referência.
4.	Conceitos e técnicas de bibliometria.
5.	Gestão de periódicos científicos.
6.	Indexação de periódicos científicos em bases nacionais e internacionais.
7.	Processo de avaliação de periódicos pelas bases indexadoras.
8.	Desenvolvimento e manutenção de coleções (compra, doação e permuta; censura; remanejamento, preservação, conservação, descarte e gestão de publicações eletrônicas).
9.	Bancos de dados relacionais.
10.	A informação e o conhecimento em ambiente corporativo.
11.	Gestão da informação e do conhecimento em ambiente corporativo.
12.	Sistemas de gestão de conteúdos online (blogs, sites e portais).
13.	Fluxo de produção de livros (impressos ou e-books).
14.	Novas áreas de atuação para a Ciência da Informação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios individuais ou em grupos em sala de aula. Leituras programadas
Critério
Participação em classe, cumprimento das atividades propostas e trabalho final
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos reprovados que obtiveram mínimo regimental de presença e nota superior a TRÊS, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas
 
Bibliografia
     
ALWI, ; FAN, I.-S.; AZNI,. Conceptual study towards information security model for e-learning stakeholders. ARPN Journal of Engineering and Applied Sciences , 10, n. 16, 2015. 7206-7211.
BIGGS, ; CALVERT,. Marketing to teens: A study of two New Zealand public libraries. Library Management , 34, n. 8, 2013. 705-719.
CARRIGAN,. Public Libraries, Dual Constituencies, and Marketing. Public Library Quarterly , 34, n. 3, 2015. 245-255.
CLARK,. Reference Services Review: content analysis, 2012-2014. Reference Services Review , 44, n. 1, 2016. 61-75.
EGAN, ; YEARWOOD, ; KENDRICK,. Patron-driven acquisitions at the City University of New York: A case study. Technical Services Quarterly , 33, n. 2, 2016. 131-144.
ELIZAROV, ; ZUEV, ; LIPACHEV,. Electronic scientific journal-management systems. Scientific and Technical Information Processing , 41, n. 1, 2014. 66-72.
FALLS, ; HATHEWAY,. The Art of Change: The Impact of Place and the Future of Academic Art Library Collections. New Review of Academic Librarianship , 21, n. 2, 2015. 185-195.
FLATLEY, ; LILLA, ; WIDNER,. Choosing a Database for Social Work: A Comparison of Social Work Abstracts and Social Service Abstracts. Journal of Academic Librarianship , 33, n. 1, 2007. 47-55.
FOO,. A Study on Journal Self-Citations and Intra-Citing within the Subject Category of Multidisciplinary Sciences. Science and Engineering Ethics , 15, n. 4, 2009. 491-501.
GKOUMAS, ; LAZARINIS,. Evaluation and usage scenarios of open source digital library and collection management tools. Program , 49, n. 3, 2015. 226-241.
GOLUBIC, et al. Calculating impact factor: How bibliographical classification of journal items affects the impact factor of large and small journals. Science and Engineering Ethics , 14, n. 1, 2008. 41-49.
IDRIS, ; NITA, ; GODWIN,. Impact of organizational culture on knowledge management process in construction. Asian Social Science , 11, n. 9, 2015. 281-288.
KEMP, ; ELLIS, ; MALONEY,. Standing By to Help: Transforming Online Reference with a Proactive Chat System. Journal of Academic Librarianship , 41, n. 6, 2015. 764-770.
KIM, et al. User Satisfaction with Tablet PC Features. Human Factors and Ergonomics In Manufacturing , 26, n. 2, 2016. 149-158.
KOTLER, Philip. Marketing Essencial. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2016.
LI,. Is It Cost-effective to Purchase Print Books When the Equivalent E-book Is Available?. Journal of Hospital Librarianship , 16, n. 1, 2016. 40-48.
LUCK, et al. The book: production and participation. Library Review , 65, n. 1-2, 2016. 2-19.
MONTALVO,. Virtual Reference Services in a Caribbean Academic Library: Helping Users Serve Themselves. Reference Librarian , 57, n. 1, 2016. 23-34.
MORILLAS,. Collection management in Spanish academic libraries. Plans and regulations (III): Evaluation and deselection. Revista Espanola de Documentacion Cientifica , 38, n. 2, 2015.
OLTMANN,. Public Librarians' Views on Collection Development and Censorship. Collection Management , 41, n. 1, 2016. 23-44.
PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e Avaliação da Qualidade em Serviços para Organizações Competitivas. São Paulo, Atlas Editora, 2013.
PARSONS, et al. A conceptual framework for managing very diverse data for complex, interdisciplinary science. Journal of Information Science , 37, n. 6, 2011. 555-569.
POULIN, ; TOMASZEWSKI,. Open Access Journals in Communication Studies: Indexing in Five Commercial Databases. Behavioral and Social Sciences Librarian , 33, n. 1, 2014. 3-14.
RAZMERITA, ; PHILLIPS-WREN, ; JAIN,. Advances in knowledge management: An overview. Intelligent Systems Reference Library , 95, 2016. 3-18.
SHAPIRO,. Engaging a Wider Community: The Academic Library as a Center for Creativity, Discovery, and Collaboration. New Review of Academic Librarianship , 22, n. 1, 2016. 24-42.
SHIM, ; KIM, ; ALTMANN,. Identifying key drivers and bottlenecks in the adoption of E-book readers in Korea. Telematics and Informatics , 33, n. 3, 2016. 860-871.
SOOMRO, ; SHAH, ; AHMED,. Information security management needs more holistic approach: A literature review. International Journal of Information Management , 36, n. 2, 2016. 215-225.
STERNHEIM,. I have to change to stay the same. New Library World , 117, n. 1-2, 2016. 22-34.
TURNER,. Establishing batch processes for e-books. Technical Services Quarterly , 33, n. 2, 2016. 121-130.
VEIGA, Ana Cecilia Rocha. Gestão de Projetos de Museus e Exposições. Belo Horizonte, C / Arte, 2014.
WAUGH, ; DONLIN, ; BRAUNSTEIN,. Next-Generation Collection Management: A Case Study of Quality Control and Weeding E-Books in an Academic Library. Collection Management , 40, n. 1, 2015. 17-26.
WOOLFREY, ; FRY,. Managing University Research Microdata Collections. New Review of Academic Librarianship , 21, n. 2, 2015. 146-159.
YEH, H.-L. et al. CloudBook: Implementing an E-book reader on a cloud platform by an optimized vector graphic library. Computer Standards and Interfaces , 43, 2016. 68-78.
ZAINAB, ; ABRIZAH, ; RAJ,. Adding value to scholarly journals through a citation indexing system. Program , 47, n. 3, 2013. 239-262.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0289

Clique para consultar o oferecimento para CBD0289

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP