Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0293 - Seminários de Informação
Seminars on Information

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Oferecer por meio de uma dimensão teórico/prática, uma visão de questões que afetam a atividade de um serviço de informação e que estão associadas com o direito à informação e as políticas de informação em todos os âmbitos. As tecnologias da informação e a tipologias de direitos autorais na organização e disponibilização da informação documental.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
860553 - José Fernando Modesto da Silva
 
Programa Resumido
A disciplina apresenta uma introdução ao conceito de Informação e as suas tipologias e que estão relacionadas com as bibliotecas, centros de documentação, arquivos e museus. Busca-se refletir a informação como bem social e econômico por meio das políticas de informação mais significativas em escala mundial, e as nacionais (setor privado e público). Bem como a questão do direito à informação e a propriedade intelectual.
 
 
 
Programa
Temátia 1 - Compreender e conhecer a definição dos termos: Informação, Política de Informação, Direito á Informação, Direito de Autor e Propriedade intelectual.

Temática 2. Os modelos de direito autoral e de propriedade intelectual alternativos, software livre, acesso aberto a informação e copyleft, etc.

Temática 3. A informação e a revolução Digital: discussão sobre o fim da sociedade industrial e o surgimento da sociedade da informação. A Internet e sua cadeia de valores. Impactos econômicos dos negócios eletrônicos. A era da colaboração. O Conhecimento digitalizado. As redes digitais e a cidadania.

Temática 4. O Governo Eletrônico. Conceito. Governo em rede. Tecnologias da Informação na Gestão Pública.

Temática 5. Informação, Economia e a Política dos Commons. Novas formas de liberdade de produção e troca de informação.

Temática 6. A informação documental e a regulação. Negociação de contratos com Editores, Fornecedores e Provedores de um serviço: criação de sites, repositórios de dissertaçã e teses, acesso às revistas eletrônicas, livro eletrônico, bases de dados, aquisição de software documental, etc. O Acesso Aberto e os Arquivos Abertos.

Temática 7. A informação e a Documentação Jurídica. Definição, características e tipologias documentais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação de seminários temáticos.
Critério
Notas de 0 a 10
Norma de Recuperação
Entrega de trabalho individual
 
Bibliografia
     
BIRULÉS Y BELTRÁN, Anna . Los retos de España ante la Sociedad de la Información. Nueva revista de política, cultura y arte, 70: 6-8. Julio-agosto, 2000: 6-8.
• CARIDAD SEBASTIÁN Mercedes, cord. . La información en la posmodernidad: la sociedad del conocimiento en España . Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces. 2004
• DEBERGHES, Daniel. La sociedad de la información y sus nuevas profesiones.. Economía Industrial, vol. 3, nº 303, 1995, p. 141-146.
• Melo, José M.; Sathler, Luciano. Direitos á comunicação na sociedade da informação. São Bernardo do Campo: UMESP, 2005.
. Silveira, Sérgio A. Cidadania e redes digitais. São Paulo: comitê gestor da Internet no Brasil : Maracá - Educação e tecnologia, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0293

Clique para consultar o oferecimento para CBD0293

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP