Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0294 - Introdução à Análise Documentária
Introduction to Documentary Analysis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1) Expor as principais teorias, conceitos e métodos da Análise documentária.  2) Apresentar as operações de análise, condensação e representação de textos, com base em teorias e métodos de leitura e produção textual. 3) Capacitar os alunos a elaborar representações diferentes tipos de resumos de textos para os fins da recuperação de informações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6722006 - Giovana Deliberali Maimone
 
Programa Resumido
Análise documentária: principais conceitos e procedimentos. Estudo de teorias de leitura e tipologia de textos.  Condensação de textos. Produção de resumos documentários.
 
 
 
Programa
1. Análise documentária: panorama geral
2. Leitura: um panorama das abordagens teóricas contemporâneas
3. Condições da produção e recepção de textos: autor, texto e leitor
4. Leitura e limites da interpretação
5. A leitura no fluxo documentário
6. Leitura documentária: aspectos interdisciplinares
7. Leitura documentária e tipologias textuais
8. Leitura documentária: compreensão, interpretação e produção de sentido.
9. Leitura documentária e condensação de textos
10. Leitura documentária para produção de resumos
11. Resumos documentários: diretrizes e normas
12. Avaliação de resumos documentários
13. Leitura documentária e indexação
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; Discussão de textos; Aulas práticas (exercícios dirigidos); Avaliação individual (prova); Elaboração de trabalho final da disciplina.
Critério
1a. Avaliação: Exercícios dirigidos (1 a 10). Individual / 2a. Avaliação: Prova (1 a 10). Individual / 3ª. Avaliação: Trabalho Final (1 a 10). Coletivo. Média é = Nota da disciplina: 1ª. + 2ª. + 3ª. / 3.
Norma de Recuperação
Realização de prova escrita sobre o conteúdo da disciplina para os alunos reprovados que obtiveram mínimo regimental de presença e nota superior a três, segundo os prazos fixados pelo calendário de Atividades Acadêmicas.
 
Bibliografia
     
ADAM, J-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São: Cortez, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 6028 – Informação e
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(org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. 2 ed. p. 231 - 253.
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-
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3
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FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; RUBI, Milena Polsinelli. A orientação de leitura profissional em
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[(Capitulo 7 – Resumos: tipos e funções, p.100-112; Capítulo 8 – A redação dos resumos: p.113-
134 ; Capítulo 9 – Aspectos da avaliação: p.135-157)].
MARCUSCHI, L. A. Leitura como processo inferencial num universo cultural-cognitivo. Leitura:
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MILLS, C. Wright. Apêndice: Do artesanato intelectual. In: MILLS, C. Wright. A imaginação
sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 196-. p. 211 - 243.
MOLINA, Maria Pinto. Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir.
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MOREIRO GONZÁLEZ, José Antonio. Conceptualizacion del texto. In: MOREIRO GONZÁLEZ,
José Antonio. Aplicación de las ciencias del texto al resumen documental. Madrid: Universidad
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PNE 50-103 – ISO 214-1976 (E). Documentación. Preparación de resumenes. Revista Espanola de
Documentacion Cientifica, v.13, n.3-4, p.901-912, 1990.
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VAN DJIK, T. Cognição, discurso e interação. São Paulo, Contexto, 1992.
 

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