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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0295 - Informação, Conhecimento e Cultura
Information, Knowledge, Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Levar os alunos a pensar criticamente a questão da informação, do conhecimento e da cultura em contextos socioculturais dentro dos quais esses processos se realizam.
Dessa forma, a disciplina visa proporcionar o estudo e a discussão acerca das interfaces entre cultura, informação e conhecimento sob uma perspectiva histórica, visando a consolidação democrática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091966 - Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
 
Programa Resumido
Aula 1: Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre + Reflexões iniciais.
Aula 2:  Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I 
Aula 3: Visita externa
Aula 4: Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II
Aula 5: Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? 
Aula 6: Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II
Aula 7:  Visita externa
Aula 8: Informação e sociedade no contexto da internet
Aula 9: Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I
Aula 10: Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II
Aula 11: Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural
Aula 12: Visita externa
Aula 13: Outras naturezas, outras cultura
Aula 14: Encerramento do curso. Entrega dos trabalhos.
 
 
 
Programa
Aula 1
•	Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre. 
•	Reflexões iniciais.

Aula 2:  Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I 
•	SOUSA SANTOS, B. e MENESES, M.P. Introdução. IN: Epistemologias do Sul. Lisboa: Almedina, 2010, p.9-13. 
•	CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. IN: Cultura com aspas. São Paulo: CosacNaify, 2009, p.301-310. Acessível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13623
•	Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta. 2022, 34 p. Acessível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por
•	BURKE, P. O lugar do conhecimento: centros e periferias. IN: Uma história social do conhecimento: de Guttenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p.54-77.
Aula 3: Visita externa
Aula 4: Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II
•	MARTINS, B.C. Hackerspaces, ciência cidadã e ciência comum: apontamentos para uma articulação. IN; Liinc em Revista. V.3, n.1, março 2007, acessível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3752
•	PARRA, H., FRESSOLI, M. e LAFUENTE, A. Ciência cidadã e laboratórios cidadãos. In: Liinc em Revista. V.3, n.1, março 2007, acessível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3907
•	PARRA, H. Dimensões de um Laboratório do Comum. Fevereiro 2019. In: https://pimentalab.milharal.org/2019/02/27/dimensoes-de-um-laboratorio-do-comum/
•	CANTONI, R. (entrevista Sabrina Maniscalco e Maria Clara Dias). Artes, Ciências e Tecnologias num mundo pós-pandemia. In: Revista Observatório Itaú Cultural. N.28 (dez.2020/jun.2021) – São Paulo: Itaú Cultural, p.78-95. Acessível em https://issuu.com/itaucultural/docs/obs28_final_issu
•	 YÚDICE, G. Qual o papel dos laboratórios culturais na sociedade pós-pandemia? In: Revista Observatório Itaú Cultural. N.28 (dez.2020/jun.2021) – São Paulo: Itaú Cultural, p.180-186. Acessível em 
5.	Aula 5: Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? I
•	CASTELLS, M. Prólogo: a rede e o ser. In: A sociedade em rede. Volume 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, 8ª edição. Acessível em  https://perguntasaopo.files.wordpress.com/2011/02/castells_1999_parte1_cap1.pdf . p18-31.
•	UNESCO. As pedras angulares para a promoção de sociedades do conhecimento inclusivas.  Relatório UNESCO. Paris, 2017. Acessível em http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002607/260742POR.pdf. [Acesso à informação e ao conhecimento; Liberdade de expressão; Privacidade; Dimensões éticas da Sociedade da Informação]
•	KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Acessível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5727070/mod_resource/content/1/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo-1-34.pdf
•	SANTOS, B.S. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. In: SANTOS, B.S. e MARTINS, B.S. (orgs). O pluriverso dos Direitos Humanos. Coimbra: Edições 70, 2019, p.41-66. Acessível em http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/BSS_Direitos%20Humanos%20Democracia%20Desenvolvimento.pdf 
6.	Aula 6: Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II
•	MATTELART, A. Sociedade do conhecimento e controle da informação e da comunicação. Conferência proferida na sessão de aberta do V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, realizado em Salvador, Bahia, Brasil, de 9 a 11 de novembro de 2005. Acessível em http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/ArmandMattelartPortugues.pdf
•	GARCÍA CANCLINI, N. Introducción. Ciudadanos atrapados (p.10-27) e Epílogo. Emanciparse bajo la hipervigilancia (p.148-165). In. Ciudadanos reemplazados por algoritmos. 2020. Acessível em http://www.calas.lat/sites/default/files/garcia_canclini.ciudadanos_reemplazados_por_algoritmos.pdf
•	Filme documentário colaborativo Freenet. Brasil, 2016, 86’
Aula 7:  Visita externa
Aula 8: Informação e sociedade no contexto da internet
•	MORETZSOHM, S.D. “Uma legião de imbecis”: hiperinformação, alienação e o fetichismo da tecnologia libertária. In: Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.13, nov. 2017, p. 294-306. Acessível em revista.ibict.br/liinc/article/view/4088
•	CETIC. Panorama setorial da Internet. Participação cidadã na era digital: e-Participação. Ano 9 – Número 3, Dezembro 2017. Acessível em http://cetic.br/publicacao/ano-ix-n-3-participacao-cidada-na-era-digital-e-participacao/
•	SANTANA, S. e LIMA, C. O papel das máquinas sociais na formação de opinião em rede. In: Liinc em Revista. Rio de Janeiro, v.13, n.2, novembro 2017. Acessível em http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3940/3389 
Aula 9: Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I
•	GARCIA CANCLINI, N. Reapropiaciones de los objetos: ¿arte, marketing o cultura? IN: La sociedade sin relato. Buenos Aires: Katz, 2010, p.101-128.
•	KOPENAWA, D. e ALBERT, B. Na cidade. In: A queda do céu: palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p.421-438.
•	OLIVEIRA, T. A ótica Guarani Nhandewa sobre o papel e significado dos Museus Etnográficos no século XXI. In: Revista Museologia e Interdisciplinaridade. v. 10 n. 19 (2021): Dossiê Protagonismo indígena e museu: abordagens e metodologias. Acessível em https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/36182/29970
•	GROSS, D. The troubling origins of the skeletons in a New York Museum. The New Yorker. 24 de janeiro de 2018. Acessível em https://www.newyorker.com/culture/culture-desk/the-troubling-origins-of-the-skeletons-in-a-new-york-museum
•	Trechos do filme “A cachoeira sagrada de Iauaretê” https://www.youtube.com/watch?v=D3wnk0y8ASE (12’) ou https://www.youtube.com/watch?v=X4Lyq9UwBAw (48’)
Aula 10: Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II
•	SANTOS, L.G. Prolegômenos da obra: considerações conceituais sobre um experimento estético-político transcultural. IN: Amazônia Transcultural: xamanismo e tecnociência na ópera. São Paulo: N-1 Edições, 2013, p.13-98. (Exibição de trecho da obra)
•	GOLDSTEIN, I. Políticas públicas e estratégias de fomento para as artes indígenas: o modelo australiano. In: Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 439-451, maio/ago. 2019. https://www.researchgate.net/publication/334384917_Politicas_publicas_e_estrategias_de_fomento_para_as_artes_indigenas_o_modelo_australiano/link/5d26a53392851cf440789ae8/download
•	SOUZA, P.D.C. Patrimônio cultural, políticas culturais e protagonismo social: experiências no Peru, no México e no Brasil. IN: Revista Observatório Itaú Cultural. N. 22, maio/nov.2017 p. 208-233. http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2017/08/OBS22_BOOK_ISSUU.pdf
Aula 11: Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural
•	LETELIER, L.A.S. O futuro dos museus pós-pandemia: sobrevivência ou reinvenção?. In: Revista Observatório Itaú Cultural. N.28 (dez.2020/jun.2021) – São Paulo: Itaú Cultural P.98-113. Acessível em https://issuu.com/itaucultural/docs/obs28_final_issu
•	BARROS, J.M. Mediação, formação, educação: duas aproximações e algumas proposições. In. Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. - N. 15 (dez. 2013/maio 2014). – São Paulo : Itaú Cultural, 2013. Acessível em http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2014/01/Revista_observatorio_15_ISSUU-1.pdf
Aula 12: Visita externa
Aula 13: Outras naturezas, outras culturas
•	MARTIN, N. Primavera. In. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2021, p. 67-106.
•	DESCOLA, P. Outras naturezas, outras culturas. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 7-27. 
•	LATOUR, B. Primeira conferência: sobre a instabilidade da (noção de) natureza. IN: Diante de Gaia. São Paulo: UBU, 2020, p.33-73.
•	BENSUNSAN, N. Carta 2, Carta 3 e Carta 10. IN: Cartas ao Morcego. Brasília: Mil Folhas, 2021, p. 28-37; p.40-46; p.108-114.
Aula 14: Encerramento do curso. Entrega dos trabalhos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. • Seminários de discussão de textos. • Exibição de material audiovisual e posterior discussão. • Visita a equipamentos culturais na cidade. • Trabalho final (que será produzido ao longo do semestre).
Critério
• Frequência e participação em classe e leitura dos textos. • Participação nos seminários de discussão de textos e nas obras audiovisuais. • Participação nas visitas externas propostas. • Entrega do trabalho final.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito sobre tema a ser definido para aqueles que obtiveram mínimo regimental e nota no curso superior a três, segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008.
CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989.
CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. 
CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html

CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição.
CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999.
COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.
COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
BORGES, J. L..Ficciones. Buenos Aires: Emecé, 1996.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg à Diderot. RJ: Jorge Zahar, 2003.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. RJ: Jorge Zahar, 2012.
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008.
CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989.
CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. 
CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html

CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição.
CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999.
COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.
COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
COELHO NETTO, J. T. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Iluminuras, 2015.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
EAGLETON, T. A ideia de cultura. SP: Editora Unesp, 2005.
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In FUJITA, M.S.L.; MARTELETO, R.M.; LARA, M.L.G., orgs. A dimensão epistemológia da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação.  São Paulo: Cultura Acadêmica Ed.; Marília: FUNDEPE, 2008. p.13-34. 

GAGNEBIN, J.M. Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006.

GLEICK, J. Informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. SP: Companhia das Letras, 2013.

LARA, M. L. G. (org). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007.
Liinc em Revista. Acessível em  http://revista.ibict.br/liinc
MANGUEL, A. A biblioteca à noite. SP: Cia das letras, 2006.
PETIT, M. Os jovens e a leitura. São Paulo, Editora 34, 2008.
Revista do Observatório Itaú Cultural, acessível em http://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio
SANTOS, L.G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003.
WILLIAMS, R. Cultura. RJ: Paz e Terra, 2000.
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. SP: Boitempo, 2007.
 

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