Informa??es da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0295 - Informação, Conhecimento e Cultura
Information, Knowledge, Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
PLevar os alunos a pensar criticamente a questão da informação, do conhecimento e da cultura em contextos socioculturais dentro dos quais esses processos se realizam. Dessa forma, a disciplina visa proporcionar o estudo e a discussão acerca das interfaces entre cultura, informação e conhecimento sob uma perspectiva histórica, visando a consolidação democrática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091966 - Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
 
Programa Resumido
1.Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre 2. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I 3. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II 4. Informação: circulação, ordem, controle, destruição 5. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? I 6. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II 7. Informação e sociedade no contexto da internet 8. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I 9. Visita a um equipamento cultural 10. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II 11.Visita a um equipamento cultural 12.Informação pública: reflexões e experiência 13. Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural 14.Visita externa 15.Entrega dos trabalhos. Discussão. Encerramento do curso.
 
 
 
Programa
1.Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre 2. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes I 3. Experiências de conhecimento e ecologia dos saberes II 4. Informação: circulação, ordem, controle, destruição 5. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? I 6. Sociedade da Informação e/ou Sociedade do Conhecimento? II 7. Informação e sociedade no contexto da internet 8. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação I 9. Visita a um equipamento cultural 10. Agenciamentos e interlocuções: memória, cultura e informação II 11.Visita a um equipamento cultural 12.Informação pública: reflexões e experiência 13. Dispositivos de cultura e informação e mediação cultural 14.Visita externa 15.Entrega dos trabalhos. Discussão. Encerramento do curso
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. • Seminários de discussão de textos. • Exibição de material audiovisual e posterior discussão. • Visita a equipamentos culturais na cidade. • Trabalho final (que será produzido ao longo do semestre).
Critério
• Frequência e participação em classe e leitura dos textos. • Participação nos seminários de discussão de textos e nas obras audiovisuais. • Participação nas visitas externas propostas. • Entrega do trabalho final.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito sobre tema a ser definido para aqueles que obtiveram mínimo regimental e nota no curso superior a três, segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004. CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008. CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989. CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição. CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999. COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008. COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997. DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995. DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc BORGES, J. L..Ficciones. Buenos Aires: Emecé, 1996. BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg à Diderot. RJ: Jorge Zahar, 2003. BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. RJ: Jorge Zahar, 2012. CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004. CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008. CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989. CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição. CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999. COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008. COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997. COELHO NETTO, J. T. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Iluminuras, 2015. DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995. DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc EAGLETON, T. A ideia de cultura. SP: Editora Unesp, 2005. FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In FUJITA, M.S.L.; MARTELETO, R.M.; LARA, M.L.G., orgs. A dimensão epistemológia da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Ed.; Marília: FUNDEPE, 2008. p.13-34. GAGNEBIN, J.M. Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006. GLEICK, J. Informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. SP: Companhia das Letras, 2013. LARA, M. L. G. (org). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. Liinc em Revista. Acessível em http://revista.ibict.br/liinc MANGUEL, A. A biblioteca à noite. SP: Cia das letras, 2006. PETIT, M. Os jovens e a leitura. São Paulo, Editora 34, 2008. Revista do Observatório Itaú Cultural, acessível em http://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio SANTOS, L.G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003. WILLIAMS, R. Cultura. RJ: Paz e Terra, 2000. WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. SP: Boitempo, 2007.
 

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