Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0295 - Informação, Conhecimento e Cultura
Information, Knowledge, Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Pretende-se levar os alunos a pensar criticamente a questão da informação, do conhecimento e da cultura – elementos centrais para a liberdade e o desenvolvimento humano – em contextos socioculturais dentro dos quais esses processos se realizam.
Dessa forma, a disciplina visa proporcionar o estudo e a discussão acerca:
• Das interfaces entre cultura, sociedade, informação, conhecimento e tecnologia.
• Do papel do Estado e da atuação da sociedade civil diante da cultura e o entendimento dessa relação no contexto atual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2091966 - Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
 
Programa Resumido
Cultura e Sociedade; Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento; Produção, circulação, distribuição, preservação e uso da informação ao longo da história I; Produção, circulação, distribuição, preservação e uso da informação ao longo da história II; Poder e saber: o controle da informação e do conhecimento; Ordem, classificação, organização e universalização da informação e do conhecimento; Da guarda universal à produção colaborativa do conhecimento: da Biblioteca de Alexandria à Wikipedia; Leitor, espectador, internauta. Do códex à tela; A sociedade em rede: informação e conhecimento. Copyleft e Copyright. Propriedade intelectual e software livre; Políticas públicas no Brasil para a democratização da informação, do conhecimento e da cultura; Práticas culturais, consumo cultural e indicadores de cultura; Equipamentos culturais: informação, conhecimento e cultura.
 
 
 
Programa
1.	Apresentação do curso e de sua dinâmica ao longo do semestre. 
2. Cultura e Sociedade.
3. Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento.
4. Produção, circulação, distribuição, preservação e uso da informação ao longo da história I.
5. Produção, circulação, distribuição, preservação e uso da informação ao longo da história II.
6. Poder e saber: o controle da informação e do conhecimento.
7. Ordem, classificação, organização e universalização da informação e do conhecimento.
8. Da guarda universal à produção colaborativa do conhecimento: da Biblioteca de Alexandria à Wikipedia.
9. Leitor, espectador, internauta. Do códex à tela.
10. A sociedade em rede: informação e conhecimento. Copyleft e Copyright. Propriedade intelectual e software livre.
11. Políticas públicas no Brasil para a democratização da informação, do conhecimento e da cultura.
12. Práticas culturais, consumo cultural e indicadores de cultura.
13. Equipamentos culturais: informação, conhecimento e cultura.
14. Visita guiada a um equipamento cultural.
15. Apresentação dos trabalhos finais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas. • Seminários de discussão de textos. • Exibição de material audiovisual e posterior discussão. • Visita a equipamentos culturais na cidade. • Trabalho final (que será produzido ao longo do semestre).
Critério
• Frequência e participação em classe e leitura dos textos. • Participação nos seminários de discussão de textos e nas obras audiovisuais. • Participação nas visitas externas propostas. • Entrega do trabalho final.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho escrito sobre tema a ser definido para aqueles que obtiveram mínimo regimental e nota no curso superior a três, segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008.
CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989.
CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. 
CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html

CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição.
CHARTIER, R. A ordem dos livros. Brasília: Editora UNB, 1999.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. SP: Unesp, 1999.
COELHO NETTO, J. T. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. SP: Iluminuras/Itaú Cultural, 2008.
COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
BORGES, J. L..Ficciones. Buenos Aires: Emecé, 1996.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg à Diderot. RJ: Jorge Zahar, 2003.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipédia. RJ: Jorge Zahar, 2012.
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores, internautas. SP: Iluminuras/OIC, 2008.
CANFORA, L. A biblioteca de Alexandria. SP: Cia das letras, 1989.
CANFORA, L. Livro e Liberdade. RJ: Ateliê Editorial/Casa da Palavra, 2003. 
CAPURRO, R. Desafíos teóricos y prácticos de la ética intercultural de la información. Conferencia inaugural en el I Simpósio Brasileiro de Ética da Informação. João Pessoa, 18 de marzo de 2010. Acessível em http://www.capurro.de/paraiba.html

CASTELLS, M. A sociedade em rede. SP: Paz e Terra, 2008, 6ª edição.
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COELHO NETTO, J. T. Dicionário crítico de política cultural. SP: Iluminuras, 1997.
COELHO NETTO, J. T. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. São Paulo: Iluminuras, 2015.
DE CERTEAU, M. A cultura no plural. SP: Papirus, 1995.
DOWBOR, L. Da Propriedade Intelectual à Economia do Conhecimento. Acessível em: http://dowbor.org/09propriedadeintelectual7out.doc
EAGLETON, T. A ideia de cultura. SP: Editora Unesp, 2005.
FROHMANN, B. O caráter social, material e público da informação. In FUJITA, M.S.L.; MARTELETO, R.M.; LARA, M.L.G., orgs. A dimensão epistemológia da Ciência da Informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação.  São Paulo: Cultura Acadêmica Ed.; Marília: FUNDEPE, 2008. p.13-34. 

GAGNEBIN, J.M. Lembrar, esquecer, escrever. São Paulo: Editora 34, 2006.

GLEICK, J. Informação: Uma história, uma teoria, uma enxurrada. SP: Companhia das Letras, 2013.

LARA, M. L. G. (org). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007.
Liinc em Revista. Acessível em  http://revista.ibict.br/liinc
MANGUEL, A. A biblioteca à noite. SP: Cia das letras, 2006.
PETIT, M. Os jovens e a leitura. São Paulo, Editora 34, 2008.
Revista do Observatório Itaú Cultural, acessível em http://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio
SANTOS, L.G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003.
WILLIAMS, R. Cultura. RJ: Paz e Terra, 2000.
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. SP: Boitempo, 2007.
 

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