Os principais objetivos da disciplina são: introduzir o aluno no campo da formação de conceitos e dos estudos epistemológicos da Organização do Conhecimento; incentivar o desenvolvimento do senso reflexivo, crítico e justificado na abordagem de domínios organizados de saberes científicos e sociais. Os objetivos específicos são: identificar os principais elementos conceituais e históricos do conhecimento organizado; caracterizar as diversas correntes de pensamento que fazem a interlocução entre a Organização do Conhecimento e a Ciência da Informação; analisar iniciativas contemporâneas que apresentem críticas e alternativas aos cânones da organização presentes no pensamento hegemônico.
A formação de conceitos e as tipologias das pesquisas epistemológicas no campo da Organização do Conhecimento. Pontos críticos e alternativos dos estudos sobre a formação filosófico-científica do campo, especialmente diante de perspectivas complexas e sociais de construção de conhecimento válido e legitimado.
I. EPISTEMOLOGIA E FORMAÇÃO DE CONCEITOS. 1. Conceitos e definições nas ciências humanas e nas ciências naturais 2. Evolução histórica: conceitos na organização do conhecimento e na análise dos registros de informação 3. Estudos predominantes no universo histórico, curricular e de tratamento da informação 4. Convergências e divergências conceituais no contexto de desenvolvimento de uma ciência 5. Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade na formação de conceitosII. DOMÍNIOS CONCEITUAIS NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO 1. Epistemografia 2. Epistemografia interativa 3. Empirismo 4. 4 Racionalismo 5. Cognitivismo 6. Historicismo 7. PragmatismoIII. LÓGICAS ANTI-HEGEMÔNICAS NA ORGANIZAÇÃO DOS SABERES 1. A Filosofia da informação, a epistemologia social e os espaços de significação. 2. O pensamento filosófico-científico moderno e pós-moderno nos processos informacionais. 3. Novos campos de interlocução científica, social e cultural para os estudos de informação 4. Contextos locais e globais para compreender o profissional da informação
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