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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0299 - Biblioeducação: programas e projetos
Biblioeducation: programs and projects

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Fornecer elementos conceituais e metodológicos, tendo em vista a elaboração de programas e projetos de Biblioeducação, em diferentes situações e contextos educacionais e socioculturais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
81721 - Edmir Perrotti
889711 - Ivete Pieruccini
 
Programa Resumido
Biblioteca e Educação, no Brasil: Programas e Projetos Históricos; 
Biblioteca e Educação, no Brasil: Programas e Projetos Contemporâneos Significativos em múltiplos contextos educativos.  
Elaboração de Programas e 
Projetos em Biblioeducação
 
 
 
Programa
-Biblioteca & Educação: vivências e experiências em biblioteca
-Biblioteca & Educação: coordenação e/ou subordinação? 
-Biblioteca & Educação. Armanda Álvaro Alberto  e a Biblioteca Comunitária da Escola Proletária do Merity (Escola Mate com Angu), em 1921, no Rio de Janeiro.
-A Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco (1934-1937), no RJ: Cecília Meireles/Anísio Teixeira: o direito da crianças à cultura e à arte
-A Biblioteca Escolar do “Caetano de  Campos” e a Escola Nova: novos modos de ensinar e aprender.
-Biblioteconomia e o projeto de educação cultural do Depto. de Cultura  e Recreação de SP (DCR): a Biblioteconomia “modernista” para crianças e jovens do Depto. de Cultura e Recreação de São Paulo (DCR).  
-Biblioeducação e educação infantil 
-Biblioeducação em contextos escolares: projetos de formação de leitores 
-Biblioeducação em contextos escolares: a pesquisa. 
-Biblioeducação em contextos escolares: a educação cultural
-Biblioeducação e grupos vulneráveis 
-Biblioeducação e a cidade: o papel do mediador


 
 
 
Avaliação
     
Método
Projeto Orientado de Biblioeducação, elaborado em grupo, ao longo do semestre, a ser implantado em contextos educativos, considerados os diferentes tópicos do Programa; Participação nas Aulas;
Critério
Estruturação do Projeto em suas diferentes partes (natureza, justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados, modos de avaliação...) e sua importância Educativa e Cultural
Norma de Recuperação
Reapresentação do Projeto de Biblioeducação.
 
Bibliografia
     
ALBERTO, Solange Maria Rodrigues. Formação de mediadores culturais: o lugar da experiência. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciencia da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-21022018-152727/publico/SolangeMariaRodriguesAlbertoVC.pdf . Acesso em: 04 mar. 2024.
CARNELOSSO, Rose Mara Gozzi. Oficina de informação: conhecimento e cultura na educação infantil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14112012-081911/publico/rosemaragozzicarnelosso.pdf Acesso em: 20 fev. 2024.
EVANGELISTA, Izabel Alcina Soares. Planejamento educacional: concepções e fundamentos. https://docplayer.com.br/3733516-Planejamento-educacional-concepcoes-e-fundamentos.html Acesso em 20 fevereiro 2024
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Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/19155 . Acesso em: 20 fev. 2024.
FONSECA, E.N. Da importância das Bibliotecas nos Proframas de Alfabetizaçãoo e Educação de Base. /rev. So Serviço Publico, 1962 
GANDIN, D. Posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem Fronteira, v.1, n.1, jan./jun., 81-95, 2001
GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes
GOHN, Mária da Glória. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
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MARTINS,  Marcus Vinicius Rodrigues. Bibliotecas Públicas e escolares nos discursos de Cecília Meireles e Armanda Álvaro Alberto: acervos e práticas de leituras. Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, número especial, p.227-241, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/YtCPnB3TfHxw5jk97MtY5fL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.
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MÜLLER, Luciene- O colo invisível. Guarulhos. Format Comunicação Gráfica e Editora, 2021
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PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo, Cortez, Instituto Paulo Freire, 2003. http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2007-2/T1-3SF/Planejamento_Pol%EDtico_Pedag%F3gico.pdf . Acesso em 20 fevereiro 2024
PEREZ, Fernanda de Lima Passamai. Biblioteca e educação cultural: o projeto pioneiro da Biblioteca Infantil do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-07042022-115018/
Acesso em: 29 fev. 2024.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I.; CARNELOSSO, R. M. G. Os espaços do livros nas instituições de educação infantil. In: LIVROS infantis: acervos, espaços e mediações. Brasília : MEC/SEB, 2014. v.7, p.112-150. Disponível em:
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PERROTTI, E; VERDINI, A.S. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da Biblioteca Escolar. São Carlos: Gráfica e Editora Compacta, 2008. P.13-39
PETIT, Michèle. O papel do mediador. IN: ----------. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, p. 147-189.
PIERUCCINI, I. Biblioteca Escolar, pesquisa e construção de conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da Biblioteca Escolar. São Carlos, Gráfica e Editora Compacta, 2008, p. 41-69
ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 7 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2008.
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PIMENTA, Jussara Santos. “Pavilhão Mourisco”: Biblioteca e Educação em Cecília Meireles. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02_01.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
Projetos de bibliotecas ibero-americanas. Disponível em: http://www.iberbibliotecas.org/por/experiencias/banco-de-proyectos/ Acesso em 19 abril 2024
Projetos da biblioteca do Colégio Marista. Disponível em: https://colegios.redemarista.org.br/santa-maria/noticias/novidades-da-biblioteca-conheca-sete-projetos-que-foram-lancados-nesse-ano Acesso em 19 abril 2024
Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/AprendercBE.html Acesso em 19 de abril de 2024
ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo, Cortez, Instituto Paulo Freire, 2008 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5365681/mod_resource/content/1/Rom%C3%A3o_Avalia%C3%A7%C3%A3o_Dial%C3%B3gica.pdf.
SANTOS, Léia. A biblioteca em presídio: relatos à luz dos direitos culturais,  de uma bibiotecária na prisão.2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de Sã Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-20092022-152702/publico/LeiaSantosCorrigida.pdf . Acesso em: 04 de mar. 2024.
SENA, Eduardo Augusto. Um turbilhão sublime: Mário de Andrade e o Departamento de Cultura de São Paulo. http://www.iea.usp.br/pesquisa/catedras-e-convenios/catedra-olavo-setubal-de-arte-cultura-e-ciencia/textos/catedraos_eduardo_sena_mario_de_andrade_final. Acesso em: 20 fev. 2024.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002 (capítulos selecionados, no moodle). https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/vasconcellos_planejamento2.pdf acesso 15.ago.2022  e https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=2935553
VIANA, Gizele de Melo. Biblioteca fora da caixa: reflexões sobre práticas educativas na biblioteca da escola Nossa Senhora do Carmo – Cacoal. Dissertação (Mestrado). UNIR- Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2021. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/4068/1/disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf Acesso em: 04 mar. 2024.
VIANA, Lílian. Bibliotecas escolares: políticas públicas para a criação de possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Pauo, São Paulo, 2014. Doi: 10.11606/D.27.2014.tde-18122014-094444 Acesso em: 18 abril 2024.
VIDAL, Diana Gonçalves. Experiências do passado, discussões do presente: a Biblioteca Escolar Infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos (1936-1966). Perspectivas em Ciência da Informação, v.19, n. esp., p.195-210, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v19nspe/15.pdf. Acesso em: 20 fev. 2024.
VIRGINIO, Andreína Alves de Souza Virgínio.  Biblioteca, oralidade e conhecimento: uma contribuição aos estudos de mediação e apropriação culural. ECA/USP, dissertação de mestrado, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-25072018-153201/publico/ANDREINAALVESDESOUSAVIRGINIOVC.pdf . Acesso em: 20 fev. 2024.

















 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Profissionais e Pessoal atuando em Bibliotecas escolares, públicas, comunitárias, Ongs. e congêneres.
Objetivos da atividade
Preparar agentes responsáveis pela elaboração e/ou execução de projetos em Biblioeducação, em diferentes contextos socioculturais.
Descrição da atividade
Participação em grupos de elaboração de Projetos de Biblioeducação
Indicadores de avaliação da atividade
Participação nas atividades de elaboração do “Projeto de Biblioeducação”, ao longo do semestre. Será avaliada a interação com os colegas do grupo, as contribuições pessoais ao grupo, o protagonismo na realização dos programas e atividades.

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