Inteligência Artificial (IA) é um campo que tem longa história, mas que prossegue crescendo e mudando. Principalmente, segue influenciando diversas áreas do conhecimento, incluindo a Biblioteconomia e Ciência da Informação. Neste aspecto, a competência de pensar os serviços e produtos, bem como os processos de intercambiar e comunicar ideias, informações e conhecimento continuará a ser importante. Entretanto, o bibliotecário do futuro terá de saber mais do que isso. Precisará interagir com sistemas inteligentes de automação, análise de conteúdo e gestão de dados e informações. A mudança, na forma como os serviços de informação bibliográficos são prestados, já ocorre e é irreversível. Usuários querem serviços rápidos e consistentes. Assim, considerando o cenário, pretende inserir o estudante nos princípios teóricos e conceituais da inteligência artificial e nos seus principais processos de aplicação dentro do ambiente dos serviços bibliotecários, em especial nos processos catalográficos. Permitir também o conhecimento de algumas das principais pesquisas em desenvolvimento. Tem também por objetivo motivar a Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e fortalecer a ligação da graduação com a pós-graduação do departamento, incentivando alunos de graduação a participarem.
Fornecer noções sobre a IA moderna, bem como algumas das aplicações representativas de IA em serviços de informação. Introduzir conceitos básicos e aplicações da AI, incluindo: aprendizado de máquina, raciocínio probabilístico, robótica, visão computacional e processamento de linguagem natural. Os principais conceitos de IA e aplicações no processo de organização e representação do conhecimento.
Introdução a Inteligência Artificial Aspectos históricos da IA Infraestrutura para IA: Internet das coisas; big data; Machine learning; Indústria 4.0 Sistemas Especialistas (Agentes inteligentes) IA e Bibliotecas IA aplicada à catalogação bibliográfica Projetos de IA IA e Responsabilidades
Russell, S.; Norvig, P. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Fernandes, R. V. de C.; Costa, H. A.; Carvalho, A. G. P. (Coord.). Tecnologia jurídica e direito digital: I Congresso Internacional de Direito e Tecnologia – 2017. Belo Horizonte: Fórum, 2018. IFLA. Requisitos Funcionales de los Registros Bibliográficos: Informe final. http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr-es.pdf Journal of Artificial Intelligence Research, JAIR, http://www.cs.washington.edu/research/jair/home.html Journal of Machine Learning Research, http://www.jmlr.org/ Lee, Kai-Fu. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos / tradução Marcelo Barbão. 1. ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. IFLA Statement on Libraries and Artificial Intelligence. IFLA, 2020. MAINZER, K. Artificial intelligence – hen do machines take over? Berlin: Sppringer, 2020. OECD. Artificial Intelligence in Society. Paris: OECD Publishing, 2019. https://doi.org/10.1787/eedfee77-en.