Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0305 - Inteligência Artificial no Tratamento da Informação Registrada
Artificial Intelligence in Cataloging

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Inteligência Artificial (IA) é um campo que tem longa história, mas que prossegue crescendo e mudando. Principalmente, segue influenciando diversas áreas do conhecimento, incluindo a Biblioteconomia e Ciência da Informação. Neste aspecto, a competência de pensar os serviços e produtos, bem como os processos de intercambiar e comunicar ideias, informações e conhecimento continuará a ser importante. Entretanto, o bibliotecário do futuro terá de saber mais do que isso. Precisará interagir com sistemas inteligentes de automação, análise de conteúdo e gestão de dados e informações. A mudança, na forma como os serviços de informação bibliográficos são prestados, já ocorre e é irreversível. Usuários querem serviços rápidos e consistentes. Assim, considerando o cenário, pretende inserir o estudante nos princípios teóricos e conceituais da inteligência artificial e nos seus principais processos de aplicação dentro do ambiente dos serviços bibliotecários, em especial nos processos catalográficos. Permitir também o conhecimento de algumas das principais pesquisas em desenvolvimento. Tem também por objetivo motivar a Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e fortalecer a ligação da graduação com a pós-graduação do departamento, incentivando alunos de graduação a participarem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
860553 - José Fernando Modesto da Silva
1266339 - Marcos Luiz Mucheroni
 
Programa Resumido
Fornecer noções sobre a IA moderna, bem como algumas das aplicações representativas de IA em serviços de informação. Introduzir conceitos básicos e aplicações da AI, incluindo: aprendizado de máquina, raciocínio probabilístico, robótica, visão computacional e processamento de linguagem natural. Os principais conceitos de IA e aplicações no processo de organização e representação do conhecimento.
 
 
 
Programa
Catálogos e catalogação: história, tipologias e estruturas Modelos dos requisitos funcionais dos registros bibliográficos Automação documental Introdução a Inteligência Artificial: Aspectos históricos Conceitos Sistemas Especialistas (Agentes inteligentes) Big Data Ferramentas de IA Projetos de IA
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e laboratoriais
Critério
Frequência e participação nas aulas, desempenho nos seminários, relatórios apresentados e execução dos trabalhos propostos.
Norma de Recuperação
Entrega de Trabalho
 
Bibliografia
     
Russell, S.; Norvig, P. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Fernandes, R. V. de C.; Costa, H. A.; Carvalho, A. G. P. (Coord.).Tecnologia jurídica e direito digital: I Congresso Internacional de Direito e Tecnologia – 2017. Belo Horizonte: Fórum, 2018. IFLA. Requisitos Funcionales de los Registros Bibliográficos: Informe final. http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr-es.pdf Journal of Artificial Intelligence Research, JAIR, http://www.cs.washington.edu/research/jair/home.html Journal of Machine Learning Research, http://www.jmlr.org/
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0305

Clique para consultar o oferecimento para CBD0305

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP