Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0306 - Mídias Digitais em Serviços de Informações Bibliográficas
Mentoring of Digital Media in Bibliographic Information Services

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Vivemos em uma sociedade hiperconectada, decorrência da evolução tecnológica. Neste contexto, profissionais da informação e usuários de serviços de informação bibliográfica estão permanentemente envolvidos com recursos disponibilizados pelas mídias digitais acessíveis através dos mais diversos dispositivos (smartphones, tabletes, computadores). Neste sentido, pretende-se promover a disseminação de possibilidades das mídias nos serviços de informação; refletir sobre as melhores práticas e casos de utilização; e analisar metodologias de suporte a aplicação destes recursos. Busca-se, ainda, estimular os acadêmicos de biblioteconomia a pesquisar e explorar as possibilidades de utilização das mídias digitais, em favor do acesso e disseminação da informação de forma a favorecer os usuários em suas necessidades de informação e conhecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
977848 - Francisco Carlos Paletta
860553 - José Fernando Modesto da Silva
1266339 - Marcos Luiz Mucheroni
 
Programa Resumido
Mídias digitais aplicadas em Serviços de Informação bibliográfica, criação de conteúdo informacional, explração de mídias populares (facebook, youtube, twuitter, whatsapp, instagram, wikipédia, google plus, linkedin, evernote, feedly, website, entre outras mídias), estratégia de aplicação, mentoria de mídias, avaliação de recursos e serviços.
 
 
 
Programa
Sociedade da Informação no Brasil Usuário Digital Definição de Web e Web 2.0 Mídia digital: conceito e definição Tipos de mídias e ferramentas sociais Métricas de mídias Mentoria de Mídia Digital: conceito e definição Biblioteca e Serviços de Informação Bibliográfica: casos e práticas Criação de Conteúdo Digital Informacional Planejamento, projeto e Avaliação de Mídias
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e laboratoriais (computadores e acesso internet)
Critério
Frequência e participação nas aulas, desempenho nos seminários, relatórios apresentados e execução dos trabalhos propostos.
Norma de Recuperação
Entrega de Trabalho
 
Bibliografia
     
Marques, V. Redes sociais 360. Lisboa, Portugal: Actual, 2017. Takahashi, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Morehart, P. The Future Is Digital. American Libraries, 2016. Disponível em: https://americanlibrariesmagazine.org/blogs/the-scoop/the-future-is-digital/ Hudon, M. Technologies, Web et bibliothèques: regard sur le présent et coup d’oeil vers l’avenir. Documentation et bibliothèques, vol. 57, n° 1, p. 3, 2011. Use of social media by the library: current practices and future opportunities. Taylor & Francis, 2014. Boateng, F.; Liu, Y. Q. Web 2.0 applications’ usage and trends in top US academic libraries. Library Hi Tech, Vol. 32 No. 1, pp. 120-138, 2014. Gasque, K. C. G. D. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: Foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. Vol. 10, n. 2, p.14-20, 2016. OSTI, M. V. El hipertexto entre la utopía y la aplicación: identidade, problemática y tendências de la web. Gijón: Ediciones Trea, 2004. SPADARO, A. Web 2.0: redes sociais. São Paulo: Paulinas, 2013. TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010. COHEN, J.; SCHMIDT, E. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. RAMALHO, J. A. Mídias sociais na prática. São Paulo: Elsevier, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0306

Clique para consultar o oferecimento para CBD0306

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP