Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0307 - Modelos de Entidade-Relacionamento e Orientado a Objeto aplicado à Catalogação Bibliográfica
Introduction to Database and Entity-Relationship and Object-Oriented Models applied to Catalytic Databases

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Nortear os estudos sobre banco de dados e modelagem de registros bibliográficos em um curso introdutório para acadêmicos em um curso de biblioteconomia. Os bancos de dados, neste módulo disciplinar, são estudados tomando-se por base sua importância na concepção dos modelos dos requisitos funcionais para registros bibliográficos estruturados sob o conceito de entidade-relacionamento e do modelo orientado a objeto. Modelos estes extraídos dos conceitos da área da Computação. E que servem de metodologia para modelar logicamente bases de dados catalográficas, repositórios, biblioteca digital e outras bases documentais, bem como contribuem para melhor compreensão dos registros bibliográficos sob o enfoque dos requisitos funcionais construídos. Pretende-se familiarizar os graduandos com os modelos dos FRBRer e FRBRoo que se apropriam de conceitos e modelos computacionais. A disciplina tenta, ainda, estabelecer uma ponte interdisciplinar entre a área da Biblioteconomia (Ciência da Informação) com a Computação, bem como com a área da Museologia que também adota modelagem de dados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
860553 - José Fernando Modesto da Silva
1266339 - Marcos Luiz Mucheroni
 
Programa Resumido
Introdução aos bancos de dados, entidade-relacionamento e orientação a objetos, modelos conceituais do FRBRer e FRBRoo.
 
 
 
Programa
História dos Banco de dados História dos catálogos automatizados Conceito de Banco de Dados Modelos de dados: Conceito de entidade relacionamento; Conjunto de entidades, de relacionamentos, e os atributos; Diagrama de Entidade-Relacionamento; Modelo Orientado a Objetos; Sistemas Objeto-Relacionais FRBR: Introdução ao conceito FRBRoo: Introdução ao conceito
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e laboratoriais (uso de computadores e acesso internet)
Critério
Frequência e participação nas aulas, desempenho nos seminários, relatórios apresentados e execução dos trabalhos propostos.
Norma de Recuperação
Entrega de Trabalho.
 
Bibliografia
     
SETZER, V. W. Banco de dados: conceitos, modelos, gerenciadores, projeto lógico, projeto físico. São Paulo: Ed. Edgard Blucher, 1986. BARCELAR, R. R. Banco de dados: introdução ao estudo de banco de dados. [s.n.t.], 2012. GARCIA LOPEZ, G. L. los sistemas automatizados de aceso a la información bibliográfica: evaluación y tendências en la era de internet. Salamanca: Universidad Salamanca, 2007. ARAÚJO, M. A. P. Modelagem de dados – teoria e prática. Saber Digital: Revista Eletrônica do CESVA, Valença, v. 1, n. 1, p. 33-69, mar./ago. 2008 ABITEBOUL, S.; BUNEMAN, P.; SUCIU, D. Gerenciando dados na web. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para CBD0307

Clique para consultar o oferecimento para CBD0307

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP