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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Informação e Cultura
 
Disciplina: CBD0310 - Projeto de Serviços de Informação em Ambientes Digitais
Design of information services in digital environments

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Fornecer referenciais teóricos e metodológicos para concepção e modelagem de serviços de informação em meios digitais, com base em aportes da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Para tanto, parte-se da compreensão dos desafios relativos ao acesso, mediação, apropriação e uso da informação em ambientes digitais modernos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3084991 - Marcelo dos Santos
 
Programa Resumido
Introdução ao levantamento, estudo e análise de requisitos; Ambientes informacionais digitais; Ambientes distribuídos e redes de informação; Interfaces para usuários; Projeto de serviços de informação em ambientes digitais.
 
 
 
Programa
1. Aspectos fundamentais da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: o
conceito de informação; usuário, mediação, apropriação e uso da informação;
2. O processo de desenvolvimento de software: ciclo de vida; levantamento e análise de
requisitos;
3. Características de ambientes informacionais modernos: redes de informação e
sistemas distribuídos; ambientes virtuais de aprendizagem; Big Data; Bibliotecas Digitais;
Dispositivos de informação em ambientes digitais; Realidades Virtual e Aumentada; a
proposta do Metaverse.
4. Interfaces e sistemas inteligentes: possibilidade de utilização de técnicas de
aprendizagem de máquina na melhoria dos produtos e serviços oferecidos;
5. Projeto de serviços de informação em ambientes digitais: técnicas e instrumentos para
modelagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; estudos de casos e apresentação de seminários.
Critério
1. Participação em aulas e seminários - 1,0 (um ponto) 2. Trabalhos parciais – 4,0 (quatro pontos) a) Estudos de casos b) Exercícios (partes do trabalho final) 3. Trabalho Final (Projeto) - 5,0 (cinco pontos) a) Apresentação b) Relatório Total - 10,0 (dez pontos)
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho (projeto) pelos(as) alunos(as) reprovados(as) que obtiveram frequência mínima regimental e nota superior a 3,0 (três), segundo os prazos fixados pelo calendário de atividades acadêmicas.
 
Bibliografia
     
12. Bibliografia: 
ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2,ed, rev e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
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ARELLANO, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ciência da Informação, Brasília, v.33, n.2, mai./ago. 2004. Disponível em: Acesso em 07 de fev. 2022.
CHOO, Chun Wei. A organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. Tradução Eliana Rocha. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
DAVENPORT, T. H. Big data no trabalho: derrubando mitos e descobrindo oportunidades. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro, Elsevier, 2014.
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GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Los estudios de necessidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Ediciones Trea S. L., 2005
LAUDON, K.; LAUDON, J. Management Information Systems: Managing the Digital Firm. New Jersey: Pearson, 2012
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RABELLO, R. Information actions in science and technology: institutionalities, agencies and subjects. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 4, p. 129-148, 2015. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2022.
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SCHNEIDERMAN, Ben. O laptop de Leonardo: como o novo Renascimento já está mudando a sua vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SMIT, J. W.; BARRETO, A Ciência da informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. cap.1, p.9-23.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. Tradução de Kalinka Oliveira, Ivan Bosnic. Revisão de Kechi Hirama. 9.ed.; 5.reimpr..  São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2014, c2011. 529p

Peródicos:
Em Questão
Journal of Documentation
Library Review
Perspectivas em Ciência da Informação
The Journal of Academic Librarianship

 

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