Estudo de referenciais necessários à compreensão da complexidade da informação na contemporaneidade e dos processos implicados na construção de conhecimento e cultura Apropriação de conceitos, práticas e dispositivos implicados nos processos do aprender a informar e aprender a informar-se, centrais ao desenvolvimento da autonomia na construção de conhecimento e cultura.
Infoeducação, abordagem interdisciplinar das relações Infomação e Educação; quadro informacional e educacional na contemporaneidade; panorama das práticas de educação de usuários/orientação bibliográfica à abordagem da information literacy e seus correlatos; saberes informacionais e construção de conhecimento; programas de infoeducação e aprendizagens informacionais.
1. Infoeducação: definição e abordagem 2. O quadro cultural contemporâneo: informação e conhecimento na era da informação 3. Educação na era planetária 4. Informação, conhecimento e significação: do funcional ao essencial 5. Infoeducação: contextos socioculturais, apropriação e significação do conhecimento 6. Orientação bibliográfica: panorama histórico 7. Infoeducação e os conceitos de Information literacy, competência em informação, alfabetização informacional, literacia informacional 8. A construção de saberes informacionais: o programa de infoeducação 9. Dispositivos dialógicos: mediação cultural e saberes informacionais 10. Infoeducação e busca significativa: diálogo com a memória cultural 11. Processos de produção de conhecimento: a enunciação 12. Processos de produção de conhecimento: exploração, seleção e registro 13. Processos de produção de conhecimento: análise, interpretação e síntese 14. Processos de produção de conhecimento: comunicação 15. Processos de produção de conhecimento: avaliação e auto-avaliação
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma história única. Disponível em: https://www.geledes.org.br/chimamanda-adichie-o-perigo-de-uma-unica-historia/. Acesso em: 24 jul. 2019 BETTELHEIM, B. A luta pelo significado. In: _____. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. p.11-28 BRUNER, J. Ingresso no significado. In: Atos de significação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997. p.65-88 BURCH, Sally. Sociedade da informação/ Sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V; PIMIENTA, D. Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Paris : C & F Éditions, 2005. Disponível em: http://www.dcc.ufrj.br/~jonathan/compsoc/Sally%20Burch.pdf . Acesso em: 28 de junho 2017 CAMPELO, Bernadete. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, maio/ago.2007. CARVALHO, A. B. de. Burocracia e educação moderna. In: ____;BRANDÃO, C. F. da. Introdução à sociologia da cultura: Max Weber e Norbert Elias. São Paulo : Avercamp, 2005. p.43-56. CHARLOT, B. A relação com o saber: conceitos e definições. In: _____. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000. p.77-89. CHARLOT, B. O saber e as figuras do aprender. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre : Artmed, 2000. DELORS, Jacques et al. Um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Brasília : Unesco, 2010. Disponível em:http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf Acesso 30 jun. 2015 HOGGART, Richard. Molas deslassadas: uma nota sobre os desenraizados e os ansiosos. In: ______. As utilizações da cultura: aspectos da vida cultural da classe trabalhadora. Lisboa: Editorial Presença, 1973. (v. 2). Le COADIC, Y. A educação para a informação. In: _____. A Ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 2004. p. 112-4 MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2001. MORIN, E. Educação planetária : conferência na Universidade São Marcos, São Paulo, Brasil, 2005. Disponível em: : http://edgarmorin.org.br/textos.php?tx=30. Acesso em: 05 ago 2012 MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 OBERG, M.S. Tempo da informação, tempo do conhecimento: velocidade, contemplação e reflexão. Salto para o futuro, v.28, n.15, 19-27, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf. Acesso 25 jan. 2015 OLIVEIRA, A. L. de. Informação e conhecimento. Salto para o futuro, v.28, n.15, 11-18, set. 2008. OLIVEIRA, A. L. de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e a apropriação da cultura escrita. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.27.2014.tde-16102014-104805. Acesso em: 2017-08-04. PASSOS, M. P. de. Informação e Educação: um estudo sobre as relações entre atitudes, saberes e dispositivos culturais. 2018. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: . Acesso em: 2018-09-11. PASSOS, M. P. de; PIERUCCINI, I. A pesquisa dialógica como ato lúdico de conhecer. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.3, p.89-110, jul./set. 2016. Disponível em: http://scielo.br/pdf/pci/v21n3/1981-5344-pci-21-03-00089.pdf. Acesso em: 18 jul. 2018. PERROTTI, E. (coord.) A aventura de conhecer: entre a falta e o excesso de informação. Salto para o futuro, v.28,n.15, set. 2008. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/173714Aventura.pdf PERROTTI, E. Programa de Infoeducação. (impresso com circulação interna e restrita) PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.L.L; FUJINO, A.; NORONHA, D.P. Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife : Néctar, 2008. p.47-96 PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoéducation: ceci n´est pas une pipe. À la recherche d´une troisième rive”. Mediadoc Apden, Paris, n.16 : 18-21, juin, 2016. (tradução em português) PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Novos saberes para o século XXI. In: MENDONÇA, R.H.; MARTINS, M. F. (orgs.). Novos saberes para a Educação. Rio de Janeiro : ACERP ; Brasília, DF : TV Escola, 2013. p. 9-25 (TV, educação e formação de professores: salto para o futuro 20 anos, 4) Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/salto_20_anos/vol_4_salto_para_o_futuro_20_anos.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2014 PERROTTI, E.; VERDINI, A. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. org. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 13-40 PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, H. Ferreira. (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p.8-26 PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Informação e Documentação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/T.27.2004.tde-14032005-144512. Acesso em: 2017-08-04. PIERUCCINI, I. Biblioteca escolar, pesquisa e construção do conhecimento. In: ROMÃO, L.M.S. Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos : Alphabeto, 2008. p. 41-69 PIERUCCINI, I. Memória e Educação. São Bernardo do Campo: Secretaria de Educação e Cultura, 2007. (Cadernos REBI) PIERUCCINI, I.; PERROTTI, E. Memória, Experiência e Informação: a Estação Memória. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 11, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro : ENANCIB, 2010. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3627/2751 Acesso em: 24 jul. 2019 RODRIGUES, A. R. As tecnologias da informação. In: ______. Comunicação e cultura: a experiência cultural na era da informação. Lisboa : Ed. Presença, 1994. p. 187-227 RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: _____. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro : Sextante, 2002. p.36-46 SHAPIRO, J. J.; HUGHES, S. K. Information literacy as liberal art. Educom Review, v. 31, n. 2, mar/abr. 1996. (Texto traduzido) SILVA, L.A.G. Bibliotecas brasileiras vistas pelos viajantes no século XIX https://doi.org/10.1590/S0100-19652010000100005 IN: Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 1, p.67-87, jan./abr., 2010 Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12438285.pdf Acesso em 01 Nov.2021 TAKAHASHI, T. org. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília : Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. YUDICE, G. Cultura e educação no novo entorno. In: SOMMER, L.H.; BUJES, M.I.E. Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas : Ed. Ulbras, 2006. p.11-22.