Uma História da Comunicação deve conduzir o estudante a meditar sobre a herança cultural do qual é portador sobre o universo em que vive. Para o comunicador é importante conhecer a evolução dos Meios de Comunicação e a íntima dependência com a evolução da própria cultura.
Objetivos - Partindo de múltiplas concepções de mundo e de um constante diálogo entre as concepções teóricas, de um lado, e a prática, de outro, o curso visa introduzir, discutir e refletir os conceitos de cultura e comunicação. Não se busca traçar um panorama histórico propriamente "evolutivo" ou transmitir um saber "enciclopédico", mas, partindo-se de um caleidoscópio de temas a serem desenvolvidos e discutidos, procura-se criar uma base a fim de que os alunos possam estabelecer suas próprias conexões entre as mais variadas áreas (arte, estética, antropologia, sociologia, história, filosofia etc.), incentivando não somente a assimilação de conhecimento, mas, sobretudo, sua produção. Neste módulo, será enfatizada a História da Cultura e da Comunicação anterior ao advento do computador e da informação digital binária.
Temas principais: · Introdução: o que é cultura e comunicação? · História acontecimental x história das mentalidades · O poder da imagem · A hipertrofia do audiovisual e a atrofia dos demais sentidos · Da fala à escrita – o nascimento das línguas naturais e da linguagem escrita · A evolução dos códigos – pictogramas, ideogramas, alfabetos simbólicos · Suportes e técnicas primitivas de Comunicação · Cultura e Comunicação da Antiguidade Clássica · O papel da comunicação na expansão do Cristianismo · A influência árabe na Idade Média e a reforma de Carlos Magno · Da máquina de Gutenberg à Revolução Industrial · Trabalho e Comunicação – energia e informação/ entropia e organização · Imprensa e revolução · Cultura na era da reprodutibilidade técnica · Cultura de Massa · A chegada do Kitsch e do Cult / Pop Arte e Contracultura · A cultura dos meios eletromecânicos · Propaganda de guerra · Panorama da História da Comunicação no Brasil
AGUIAR, Leonel. A Comunicação como perspectiva de análise para a cultura. Revista E-Compós, Brasília, v. 15, n. 3, set/ dez 2012. (resenha do livro “O viés da comunicação”, de Harold Innis) BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Portugal: Relógio D’Água, 1991. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura – Obras escolhidas – vol. 1. São Paulo: Brasiliense. 1987. 3ª edição. BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular – leituras operárias. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986. CHAUÍ, Marilena de Souza. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. Brasiliense, 1993. CONTRERA, Malena Segura; BAITELLO JUNIOR, Norval. Na selva das imagens: Algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 33, n. 25, p. 113-126, 23 jun. 2006. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997. ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva. 7ª ed. 2015. FRANCO JÚNIOR, Hilário. Idade Média – Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense. 2001. 2ª edição. GINZBURG, Carlo. Chaves do Mistério: Morelli, Freud e Sherlock Holmes. In: O Signo de Três. ECO, Umberto e SEBEOK, Thomas A. (orgs.) São Paulo: Perspectiva. 1983. INNIS, Harold. O viés da comunicação. Petrópolis: Vozes. 2011. MARCONDES, Danilo. As armadilhas da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar. 2017. McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix. 2007. 15ª reimpressão da 1ª ed. De 1969. NEGRINI, Michele; AUGUSTI, Alexandre Rossato. O legado de Guy Debord: reflexões sobre o espetáculo a partir de sua obra. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/negrini-augusti-2013-legado-guy-debord.pdf PLATÃO. A alegoria da caverna. São Paulo: Lge Editora. 2006. SANTAELLA, Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 1996.