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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0203 - História da Cultura e da Comunicação I
History Culture and Communication I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Uma História da Comunicação deve conduzir o estudante a meditar sobre a herança cultural do qual é portador sobre o universo em que vive. Para o comunicador é importante conhecer a evolução dos Meios de Comunicação e a íntima dependência com a evolução da própria cultura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
 
Programa Resumido
Objetivos - Partindo de múltiplas concepções de mundo e de um constante diálogo entre as concepções teóricas, de um lado, e a prática, de outro, o curso visa introduzir, discutir e refletir os conceitos de cultura e comunicação. Não se busca traçar um panorama histórico propriamente "evolutivo" ou transmitir um saber "enciclopédico", mas, partindo-se de um caleidoscópio de temas a serem desenvolvidos e discutidos, procura-se criar uma base a fim de que os alunos possam estabelecer suas próprias conexões entre as mais variadas áreas (arte, estética, antropologia, sociologia, história, filosofia etc.), incentivando não somente a assimilação de conhecimento, mas, sobretudo, sua produção. Neste módulo, será enfatizada a História da Cultura e da Comunicação anterior ao advento do computador e da informação digital binária. 
 
 
 
Programa
Temas principais:
· Introdução: o que é cultura e comunicação?
· História acontecimental x história das mentalidades
· O poder da imagem
· A hipertrofia do audiovisual e a atrofia dos demais sentidos
· Da fala à escrita – o nascimento das línguas naturais e da linguagem escrita
· A evolução dos códigos – pictogramas, ideogramas, alfabetos simbólicos
· Suportes e técnicas primitivas de Comunicação
· Cultura e Comunicação da Antiguidade Clássica 
· O papel da comunicação na expansão do Cristianismo
· A influência árabe na Idade Média e a reforma de Carlos Magno
· Da máquina de Gutenberg à Revolução Industrial
· Trabalho e Comunicação – energia e informação/ entropia e organização
· Imprensa e revolução
· Cultura na era da reprodutibilidade técnica
· Cultura de Massa
· A chegada do Kitsch e do Cult / Pop Arte e Contracultura
· A cultura dos meios eletromecânicos
· Propaganda de guerra
· Panorama da História da Comunicação no Brasil
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com leituras prévias, seminários, resenhas de textos programados, apresentação de filmes.
Critério
O aluno deverá produzir, individualmente ou em grupos de até três pessoas, um trabalho final em formato de artigo acadêmico, seguindo as normas ABNT. Presença e participação em aula, trabalho final (artigo) em grupo ou individual.
Norma de Recuperação
Leitura e resenha de texto relativo ao tema da(s) aula(s) a serem recuperadas.
 
Bibliografia
     
AGUIAR, Leonel. A Comunicação como perspectiva de análise para a cultura. Revista E-Compós, Brasília, v. 15, n. 3, set/ dez 2012. (resenha do livro “O viés da comunicação”, de Harold Innis)

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Portugal: Relógio D’Água, 1991.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura – Obras escolhidas – vol. 1. São Paulo: Brasiliense. 1987. 3ª edição.

BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular – leituras operárias. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986. 

CHAUÍ, Marilena de Souza. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. Brasiliense, 1993.

CONTRERA, Malena Segura; BAITELLO JUNIOR, Norval. Na selva das imagens: Algumas contribuições para uma teoria da imagem na esfera das ciências da comunicação. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 33, n. 25, p. 113-126, 23 jun. 2006. 
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997.

ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva. 7ª ed. 2015.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. Idade Média – Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense. 2001. 2ª edição.

GINZBURG, Carlo. Chaves do Mistério: Morelli, Freud e Sherlock Holmes. In: O Signo de Três. ECO, Umberto e SEBEOK, Thomas A. (orgs.) São Paulo: Perspectiva. 1983. 

INNIS, Harold. O viés da comunicação. Petrópolis: Vozes. 2011.

MARCONDES, Danilo. As armadilhas da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar. 2017.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix. 2007. 15ª reimpressão da 1ª ed. De 1969.

NEGRINI, Michele; AUGUSTI, Alexandre Rossato. O legado de Guy Debord: reflexões sobre o espetáculo a partir de sua obra. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/negrini-augusti-2013-legado-guy-debord.pdf 

PLATÃO. A alegoria da caverna. São Paulo: Lge Editora. 2006.

SANTAELLA, Cultura das Mídias. São Paulo: Experimento, 1996.
 

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