Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0204 - História da Cultura e da Comunicação II
History Culture and Communication II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1989 Desativação:

Objetivos
Uma História da Comunicação deve conduzir o estudante a meditar sobre a herança cultural da qual é portador sobre o universo em que vive. Para o comunicador é importante conhecer a evolução dos Meios de Comunicação e a íntima dependência com a evolução da própria cultura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
770302 - Ferdinando Crepalde Martins
 
Programa Resumido
Objetivos - Partindo de múltiplas concepções de mundo e de um constante diálogo entre as concepções teóricas, de um lado, e a prática, de outro, o curso visa introduzir, discutir e refletir os conceitos de cultura e comunicação. Não se busca traçar um panorama histórico propriamente "evolutivo" ou transmitir um saber "enciclopédico", mas, partindo-se de um caleidoscópio de temas a serem desenvolvidos e discutidos, procura-se criar uma base a fim de que os alunos possam estabelecer suas próprias conexões entre as mais variadas áreas (arte, estética, antropologia, sociologia, história, filosofia etc.), incentivando não somente a assimilação de conhecimento, mas, sobretudo, sua produção.

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Programa

Programa 2o sem.
Temas principais:
Comunicação e tabu do incesto
O Romantismo e seus duplos
"O Insensato": quem criou quem?
O "Fator Deus" e a barbárie
Comunicação, persuasão: da Renascença ao Pós-modernismo
A superação do dualismo
Assepsia estética e racial
O fenômeno da comunicação estética
O sublime, grotesco e a harmonia dos contrários
"Dies Irae" e "Idée fixe": da Idade Média e Iluminismo
Sociedade do espetáculo e o Barroco
Ironia, Decadentismo e Simbolismo
Polifonia e os tempos modernos
Memória: duração e instante
A linguagem do silêncio

 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, resenhas de textos programados, vídeos, filmes.
Critério
Notas de participação em aula, resenha de textos, seminários e monografia.
Norma de Recuperação
leituras e trabalhos suplementares emtregues até uma semana antes do início do novo semestre. Caso contrário, deverá matricular-se na mesma disciplina quando for oferecida.
 
Bibliografia
     
Bibliografia (para ambos os semestres)
Anônimo, A epopéia de Gilgamesh, São Paulo, Martins Fontes, 1992;
Aron, I. George Büchner e a modernidade, São Paulo, Annablume, 1993;
Ávila, A. O lúdico e as projeções do mundo barroco, São Paulo, Perspectiva, 1971;
Bosi, A. O ser e o tempo da poesia, Cultrix/Edusp, São Paulo, 1977;
Boucourechliev, A. Beethoven, Antoni Bosch, Barcelona, 1980;
Calvino, I. Seis propostas para o próximo milênio, São Paulo, Cia. das Letras, 1993;
Chekhov, M. Para o ator, Martins Fontes, São Paulo, 1986;
Debord, G. A sociedade do espetáculo, Rio de Janeiro, Contraponto, 1997;
Dupas, G. Ética e poder na sociedade de informação, São Paulo, Unesp, 2000;
Eco, U. A obra aberta, São Paulo, Perspectiva, 1976;
Eisenstein, S. "O Princípio Cinematográfico e o Ideograma", in: Ideograma: lógica, poesia e linguagem, de Haroldo de Campos (org.), São Paulo, Edusp, 1994;
Eliade, M. O mito do eterno retorno: arquétipos e repetições, Edições 70, Lisboa, 1971;
Elias, N. O processo civilizador - uma história dos costumes, Rio de Janeiro, Zahar, 1990;
Freud, S. O mal estar na civilização, Rio de Janeiro, Imago, 1997;
________Totem e tabu, Rio de Janeiro, Imago, 1999;
Furness, R. S. Expressionismo, São Paulo, Perspectiva, 1990;
Hayman, R. Nietzsche e suas vozes, São Paulo, Unesp, 2000;
Hugo, V. Do grotesco e do sublime - tradução do "Prefácio de Cromwell", São Paulo, Perspectiva, s.d.;
Kundera, M. A arte do romance, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1988;
Laraia, R. B. Cultura: um conceito antropológico, Rio de Janeiro, Zahar, 2000;
Lévi-Strauss, C. "Raça e história" in: Lévi-Strauss, Col. Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1976;
______________"A Ciência do Concreto", in: O pensamento selvagem, São Paulo, Papirus, 1989;
Nietzsche, F. O nascimento da tragédia, trad. J. Guinsburg, São Paulo, Cia das Letras, 1992;
Ortiz, R. Mundialização e cultura, São Paulo, Brasiliense, 2000;
Paz, O. Claude Lévi-Strauss ou o novo festim de Esopo, São Paulo, Perspectiva, 1977;
Poe, E. A. "A Filosofia da Composição", in: Poemas e ensaios, Globo, Rio de Janeiro, 1985;
Popper, K. Autobiografia intelectual, Cultrix/Edusp, São Paulo, 1977;
Rodrigues, L. G. Nietzsche e os gregos: arte e "mal-estar" na cultura, São Paulo, Annablume, 1998;
Rolland, R. O pensamento vivo de Rousseau, São Paulo, Martins Fontes/Edusp, 1975;
Rosenfeld, A. Estruturas e problemas da obra literária, São Paulo, Perspectiva, 1976;
Seincman, E."A Música e o Classicismo", in: O classicismo, J. Guinsburg, Perspectiva, São Paulo, 1986.
_____________"Cânone de valor em música", Revista USP: Arte e contemporaneidade, no. 40, 1998-99, pp. 18-25.
_____________"Entre o Sonho e a Música", in: Do fenômeno musical (tese, no prelo).
Schwartz, Roberto. Cultura e política; São Paulo, Paz e Terra, 2001;
Sevcenko, N. A corrida para o século XXI - no loop da montanha russa, São Paulo, Cia das Letras, 2001;
Steiner, G. Linguagem e silêncio - ensaios sobre a crise da palavra, Cia. das Letras, São Paulo, 1988;
Tarnas, R. A epopéia do pensamento ocidental, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001;
Tringali, D. Introdução à retórica, São Paulo, Duas Cidades, 1988.


 

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