Uma História da Comunicação deve conduzir o estudante a meditar sobre a herança cultural da qual é portador sobre o universo em que vive. Para o comunicador é importante conhecer a evolução dos Meios de Comunicação e a íntima dependência com a evolução da própria cultura.
Objetivos - Partindo de múltiplas concepções de mundo e de um constante diálogo entre as concepções teóricas, de um lado, e a prática, de outro, o curso visa introduzir, discutir e refletir os conceitos de cultura e comunicação. Não se busca traçar um panorama histórico propriamente "evolutivo" ou transmitir um saber "enciclopédico", mas, partindo-se de um caleidoscópio de temas a serem desenvolvidos e discutidos, procura-se criar uma base a fim de que os alunos possam estabelecer suas próprias conexões entre as mais variadas áreas (arte, estética, antropologia, sociologia, história, filosofia etc.), incentivando não somente a assimilação de conhecimento, mas, sobretudo, sua produção..
Programa 2o sem. Temas principais: Comunicação e tabu do incesto O Romantismo e seus duplos "O Insensato": quem criou quem? O "Fator Deus" e a barbárie Comunicação, persuasão: da Renascença ao Pós-modernismo A superação do dualismo Assepsia estética e racial O fenômeno da comunicação estética O sublime, grotesco e a harmonia dos contrários "Dies Irae" e "Idée fixe": da Idade Média e Iluminismo Sociedade do espetáculo e o Barroco Ironia, Decadentismo e Simbolismo Polifonia e os tempos modernos Memória: duração e instante A linguagem do silêncio
Bibliografia (para ambos os semestres)Anônimo, A epopéia de Gilgamesh, São Paulo, Martins Fontes, 1992;Aron, I. George Büchner e a modernidade, São Paulo, Annablume, 1993;Ávila, A. O lúdico e as projeções do mundo barroco, São Paulo, Perspectiva, 1971;Bosi, A. O ser e o tempo da poesia, Cultrix/Edusp, São Paulo, 1977;Boucourechliev, A. Beethoven, Antoni Bosch, Barcelona, 1980;Calvino, I. Seis propostas para o próximo milênio, São Paulo, Cia. das Letras, 1993;Chekhov, M. Para o ator, Martins Fontes, São Paulo, 1986;Debord, G. A sociedade do espetáculo, Rio de Janeiro, Contraponto, 1997;Dupas, G. Ética e poder na sociedade de informação, São Paulo, Unesp, 2000;Eco, U. A obra aberta, São Paulo, Perspectiva, 1976;Eisenstein, S. "O Princípio Cinematográfico e o Ideograma", in: Ideograma: lógica, poesia e linguagem, de Haroldo de Campos (org.), São Paulo, Edusp, 1994;Eliade, M. O mito do eterno retorno: arquétipos e repetições, Edições 70, Lisboa, 1971;Elias, N. O processo civilizador - uma história dos costumes, Rio de Janeiro, Zahar, 1990; Freud, S. O mal estar na civilização, Rio de Janeiro, Imago, 1997;________Totem e tabu, Rio de Janeiro, Imago, 1999;Furness, R. S. Expressionismo, São Paulo, Perspectiva, 1990;Hayman, R. Nietzsche e suas vozes, São Paulo, Unesp, 2000;Hugo, V. Do grotesco e do sublime - tradução do "Prefácio de Cromwell", São Paulo, Perspectiva, s.d.;Kundera, M. A arte do romance, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1988;Laraia, R. B. Cultura: um conceito antropológico, Rio de Janeiro, Zahar, 2000;Lévi-Strauss, C. "Raça e história" in: Lévi-Strauss, Col. Os Pensadores, São Paulo, Abril Cultural, 1976;______________"A Ciência do Concreto", in: O pensamento selvagem, São Paulo, Papirus, 1989;Nietzsche, F. O nascimento da tragédia, trad. J. Guinsburg, São Paulo, Cia das Letras, 1992;Ortiz, R. Mundialização e cultura, São Paulo, Brasiliense, 2000;Paz, O. Claude Lévi-Strauss ou o novo festim de Esopo, São Paulo, Perspectiva, 1977;Poe, E. A. "A Filosofia da Composição", in: Poemas e ensaios, Globo, Rio de Janeiro, 1985;Popper, K. Autobiografia intelectual, Cultrix/Edusp, São Paulo, 1977;Rodrigues, L. G. Nietzsche e os gregos: arte e "mal-estar" na cultura, São Paulo, Annablume, 1998;Rolland, R. O pensamento vivo de Rousseau, São Paulo, Martins Fontes/Edusp, 1975;Rosenfeld, A. Estruturas e problemas da obra literária, São Paulo, Perspectiva, 1976;Seincman, E."A Música e o Classicismo", in: O classicismo, J. Guinsburg, Perspectiva, São Paulo, 1986._____________"Cânone de valor em música", Revista USP: Arte e contemporaneidade, no. 40, 1998-99, pp. 18-25._____________"Entre o Sonho e a Música", in: Do fenômeno musical (tese, no prelo). Schwartz, Roberto. Cultura e política; São Paulo, Paz e Terra, 2001;Sevcenko, N. A corrida para o século XXI - no loop da montanha russa, São Paulo, Cia das Letras, 2001;Steiner, G. Linguagem e silêncio - ensaios sobre a crise da palavra, Cia. das Letras, São Paulo, 1988;Tarnas, R. A epopéia do pensamento ocidental, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001;Tringali, D. Introdução à retórica, São Paulo, Duas Cidades, 1988.