Introduzir o campo da reflexão sobre a produção social de linguagens culturais no contexto histórico dos meios da comunicação em suas diferentes mediações sócio-culturais para, assim, compreender processos de formulação conceitual. Objetivos Específicos Rever e de atualizar abordagens teóricas numa perspectiva que contemple os debates contemporâneos para os quais as teorias possam contribuir, abrindo caminhos para: . (i) fornecimento de instrumentos teóricos para compreensão da teoria na formação do conhecimento acadêmico e das vivências interpessoais; . (ii) compreensão do pensamento teórico como resultante de processos culturais e históricos de diferentes tradições; . (iii) relação entre teoria e objetos comunicacionais sejam eles das relações interativas, interpessoais e com os meios de comunicação tecnológicos ou não; . (iv) ampliação do horizonte argumentativo a partir de análise dos objetos e processos comunicacionais da cultura contemporânea, de seus temas e problemas em pauta.
11. Objetivos: Analisar o desenvolvimento progressivo de formulações teóricas sobre a comunicação de massa, associando-as com os avanços tecnológicos das principais médias contemporâneas que interagem no mercado de produtos culturais.
1. Perspectiva de construção histórica do pensamento comunicacional a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação técnica: cultural oral; expansão da escrita, da prensa e da imprensa. 2. Trajetória do pensamento a partir das transformações da escrita e de seus efeitos sobre a ampliação das possibilidades de uso, da emergência da leitura, da interpretação e do uso social do discurso. 3. Domínio dos meios e suas matrizes culturais: prensa, imprensa, dispositivos de reprodução de imagens, meios e processos digitais. 4. Desenvolvimento e expansão da indústria cultural. 5. O papel das teorias de informação e de comunicação na fixação dos processos de transmissão. 6. Teoria crítica da indústria cultural. 7. Processos de cibernetização da cultura. 8. Teorias de matriz sócio-dialógica fora da perspectiva eurocêntrica: as mediações culturais e prospecções dialógicas. 9. Processos da crítica cultural em pensamentos da emergência. 10. Paradoxos da cultura de meios ante os processos da complexidade. 11.Redes como possibilidade de análise crítica da cultura contemporânea em seus acontecimentos emblemáticos. 12.Análises de situações comunicativas a partir dos contextos vivenciais e de circunstâncias culturais vinculadas à produção midiática.
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