Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0255 - Teoria da Comunicação
Theory of Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1995 Desativação:

Objetivos
Analisar o desenvolvimento progressivo de formulações teóricas sobre a comunicação de massa, associando-as com os avanços tecnológicos das principais mídias contemporânes que interagem no mercado de produtos culturais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
155938 - Anderson Vinícius Romanini
2322480 - Claudia Lago
 
Programa Resumido
11. Objetivos: Analisar o desenvolvimento progressivo de formulações teóricas sobre a comunicação de massa, associando-as com os avanços tecnológicos das principais médias contemporâneas que interagem no mercado de produtos culturais.
 
 
 
Programa
12. Conteúdo: 1. Teoria da Retórica de Aristóteles - Paradiomas Básicos da Comunicação. 2. Teorias da Sociedade de Massa e Evolução das Mídia. 3. Teorias das Diferenças Individuais e dos Relacionamentos Sociais. 4. Teoria de Laswell e Modelo Geral de Comunicação. Teorias Críticas e Escola de Frankfurt. 5. Dialética do Iluminismo e Indústria Cultural. 6. Grupo dos Progressistas e Teorias Polêmicas de Mcluhan. 7. Teorias Estruturalistas: Sinais e Signos. 8. Hipótese da Agenda Setting e Novas Teorias de Comunicação. 9. Influência da Economia de Mercado e Teoria da Informação. 10. Comunicação no Brasil - Custos e Benefícios.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com bibliografia específica, seminários, palestras e discussões abertas.
Critério
Provas escritas, avaliação de trabalhos individuais e/ou em grupo.
Norma de Recuperação
Prova sobre a matéria completa em data fixada na primeira semana do semestre letivo posterior.
 
Bibliografia
     
19. Bibliografia Básica: ADORNO et all - Teoria da Cultura de Massa. Introdução e Comentários (org.. Luiz Costa Lima). Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1990. BAUDRILLARD, Jean - A Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Editora Elfos, 1995. COHN, Gabriel - Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: Companhia Editora Nacional, Editora USP, 1971. DeFLEUR, Melvin & ROKEACH, Sandra B. - Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993. LAGE, Beatriz Helena Gelas - Teorias da Comunicação: Paradigmas Básicas. In Comunicação, Marketing e Cultura (org. Tupã G. Correa), São Paulo: ECA/USP, 1999. LITTLEJOHN, Stephen - Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. MATOS, Olgária - Escola de Frankfurt - Luzes e Sombras do Iluminismo. São Paulo: Editora Moderna, 1995. McLUHAN, Marshall - Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1969. MORIN, Edgard - Cultura de Massas do Século XX - Neurose (I). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977. SWINGEWOOD, Alan - O Mito da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1978. WOLF, Mauro - Teorias da Comunicação. 4 ed. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0255

Clique para consultar o oferecimento para CCA0255

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP