Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0257 - Realidade Sócio-econômica e Política Brasileira
Socio-economic reality and Brazilian Politics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1992 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa proporcionar uma visão global dos problemas sociais e econômicos mais significativos do mundo contemporâneo, com especial enfoque para o caso brasileiro sem preterição dos condicionantes conjunturais a que estão vinculados. Tais conhecimentos deverão possibilitar ao estudante uma compreensão ampla e estruturada do contexto onde os fenômenos comunicação e arte se desenvolvem, permitindo ao comunicador social situá-los sistematicamente. Para tanto, são introduzindos alguns textos (teóricos) referentes à Teoria da Cultura e da Comunicação no mundo atual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2099978 - Roseli Aparecida Figaro Paulino
 
Programa Resumido
11. Objetivos: A disciplina visa proporcionar uma visão global dos problemas sociais e econômicos mais significativos do mundo contemporâneo, com especial enfoque para o caso brasileiro sem preterição dos condicionantes conjunturais a que estão vinculados. Tais conhecimentos deverão possibilitar ao estudante uma compreensão ampla e estruturada do contexto onde os fenômenos comunicação e arte se desenvolvem, permitindo ao comunicador social situá-los sistematicamente. Para tanto, são introduzidos alguns textos (teóricos) referentes à Teoria da Cultura e da Comunicação no mundo atual.
 
 
 
Programa
12. Conteúdo: 1. Metodologia para a compreensão da realidade brasileira. 2. A transformação urbano-industrial: a mídia na organização das classes subalternas. 3. A Revolução de 30; a modernização do Estado brasileiro. 4. A Revolução de 30; a modernização do Estado brasileiro. 5. A reformulação do populismo e a crise de 64. 6. A questão econômica: o desenvolvimento associado: desnacionalização da economia. 7. A questão política: o Estado e o crescimento da burocracia autonomia do político e desarticulação do social. 8. Luta armada e repressão: novos padrões militares. 9. A questão da posse da terra. 10. A questão do meio ambiente: natureza, sociedade e economia. 11. A articulação das classes subalternas e a prática política através dos partidos. 12. A cultura dependente, a mídia e a construção da realidade brasileira.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussões em grupo sob a orientação do professor.
Critério
Notas de grupos para os trabalhos de seminários e notas individuais para a prova de aproveitamento que será realizada no final do curso.
Norma de Recuperação
Prova escrita a ser realizada na primeira semana do semestre letivo posterior de acordo com cronograma do CCA.
 
Bibliografia
     
19. Bibliografia Básica: BANDEIRA, Moniz. O Governo João Goulart. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1977. BENEVIDES, M.V.M. de. O Governo Kubischek. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976. BRANCO, Samuel Murgel. O Meio Ambiente em Debates. São Paulo, Moderna, 1990. CHIAVENATO, Júlio José. O Massacre da Natureza. São Paulo, Moderna, 1990. FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro, Zahar, 1973. IANNI, Octávio. Imperialismo e Cultura. Petrópolis, Vozes, 1976. _____________. O Colapso do Populismo no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968, p. 37-49. MARTINS, Luciano. Estado capitalista no Brasil pós-64. Rio de Janeiro,. Paz e Terra, 1985. MATTELART, Armand. As Multinacionais da Cultura. Rio de Janeiro, CB, 1976. SOCIEDADE e Política no Brasil pós-64. (vários autores) SP, Brasiliense, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0257

Clique para consultar o oferecimento para CCA0257

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP