A disciplina visa introduzir o aluno nas grandes matrizes teóricas que servem de referência aos estudos de Comunicação.
1. A modernidade: a sociologia como autoconsciência da sociedade industrial. II - A Sociologia Positivista: 1. Durkheim e o objeto da sociologia 2. O método funcionalista 3. A integração social 4. Objetividade e subjetividade: o papel do imaginário social na sociologia positivista. III - O Materialismo Histórico: 1. As três fontes do marxismo 2. O método dialético 3. A contradição social 4. Objetividade e subjetividade: o papel do imaginário social no marxismo. IV - Funcionalismo e Marxismo: Estudos Sociológicos da Comunicação.
DURKHEIM, E. As Regras do Método Sociológico, Companhia Editora Nacional, 1966. DURKHEIM, E. Coleção Grandes Cientistas Sociais, Ed. Ática, 1978. DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. Ed. Melhoramentos, 1973. LOWY, M. Método Dialético e Teoria Política. Ed. Paz e Terra, 1975. MARX, K. O Capital. Ed. Civilização Brasileira, 1968, vol. I. MARX, K. Contribuição para a Crítica da Economia Política. Ed. Estampa. 1974.MARX, K. e ENGELS, F. Cartas Filosóficas e Outros Escritos. Ed. Grijalbo, 1977. MORAGAS, M. de (Ed.). Sociologia de la Comunicación. Ed. Gustavo Gili, 1985, 4 vol.