A disciplina visa estudar os sistemas de comunicação das sociedades atuais, de modo comparativo; condições políticas e culturais; novas tecnologias e estéticas e novas identidades sociais, no contexto de globalização.
Os diversos blocos de países e os diferentes meios de comunicação social no mundo globalizado. TV Pública e TV Privada na Era do mundo digital. A ética nos meios de comunicação.
1.1. Os grandes grupos econômicos nacionais e internacionais. Políticas de informação e comunicação. 1.2. O Estado e o controle da informação: leis de concessão e censura. 1.3. A comunicação frente aos desafios da globalização, nacionalismo e regionalismos. 1.4. A comunicação num mundo em transformação: as novas tecnologias. 1.5. Os veículos de comunicação e a formação de receptores. 1.6. A televisão hoje: pública x privada; aberta x fechada. 1.7. A comunicação e a constituição do público: segmentação da audiência. 1.8. As questões éticas da comunicação.
ALBORNOZ, Luis A.(comp.). Poder, Medios, Cultura. Uma Mirada crítica desde la Economía Política de la COmunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011. CANCLINI, N.G., Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995. CURRAN, James; MORLEY, David, WALKERDINE, Valerie (compiladores). Estudios Culturales y Comunicación. Barcelona: Paidós, 1998. DEBORD, Guy. La Societé du Spetacle. Paris: Gallimardi, 1992. DERRIDA, Jacques; STIEGLER Bernard. Paris: Éditions Galilée/ Institut national de l’audiovisuel, 1996.