Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0259 - Comunicação Comparada
Comparing Communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/1992 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa estudar as relações entre teorias sociais e linguagens, meios de comunicação condições políticas e culturais, novas tecnologias e estéticas, e novas identidades sociais, no contexto de globalização. Comparar de maneira sistemática, os diversos de comunicação no mundo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
923570 - Lucilene Cury
 
Programa Resumido
Os diversos blocos de países e os diferentes meios de comunicação social no mundo globalizado. Estudos sobre as novas legislações de radiodifusão - TV a cabo - mundo digital - Conteúdo de Programação - A ética nos meios de comunicação.
 
 
 
Programa
12. Conteúdo: 1.1. Os grandes grupos econômicos nacionais e internacionais as políticas de informação e comunicação. 1.2. O Estado e o controle da informação: leis de concessão e censura. 1.3. A comunicação frente aos desafios da globalização, nacionalismo e regionalismos. 1.4. A comunicação num mundo em transformação: as novas tecnologias. 1.5. Os veículos de comunicação e a formação de receptores. 1.6. A televisão hoje: pública x privida; aberta x fechada. 1.7. A comunicação e a constituição do público: segmentação da audiência. 1.8. As questões éticas da comunicação. 1.9. Veículos de comunicação e linguagens: semelhanças e diferenças.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, Discussão e Debates, Visitas a emissoras de TV, Rádio, Editoras e outras.
Critério
Trabalhos individuais sobre os temas apresentados em aula.Trabalhos em grupos sobre os diversos meios de comunicação. Participação e criatividade nos trabalhos.
Norma de Recuperação
Apresentação de trabalho para sanar as dificuldades encontradas na Unidade em que não houve resultado eficiente.
 
Bibliografia
     
CANCLINI, N.G., Consumidores e cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização, Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1996.
KAPLAN, E.(org.). O mal-estar do pós-modernismo. Teorias e práticas, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.
MAFFESOLI, M. A transfiguração do político. A tribalização do mundo. Porto Alegre, Sulina, 1997.
MORAES, D. (org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande, Letra Livre, 1997.
NEGROPONTE, N. A vida Digital. 2ª edição, São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, M. (org.). Fim de século e Globalização. 3ª edição, São Paulo, Hucitec-ANPUR, 1997.
SERVA, L. Babel. A mídia antes do dilúvio e nos últimos tempos. São Paulo, Mandarim, 1997.
THOMPSON, J. The media and modernity. A social theory of the media. Stanford, California, Stanford University Press, 1995.
VIRILIO, P. Velocidade e politica. São Paulo, Estação Liberdade, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0259

Clique para consultar o oferecimento para CCA0259

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP