Compreender os fenômenos da contemporaneidade a partir dos aspectos culturais e midiáticos, permitindo com isso a interpretação da etnomidialogia como a área que estuda a diversidade e as suas representações nos ambientes midiáticos, atendendo também as demandas atuais de reversão da história única, que é contada na historiografia e, muitas vezes na mídia, pelos grupos de poder. Assim são apresentadas as versões históricas e culturais dos grupos sócio-acêntricos, inserindo no contexto a percepção deles enquanto sujeitos históricos dentro das culturas e dos ambientes midiáticos.
A disciplina trata da questão da alteridade na comunicação, abrangendo temas contemporâneos como o lugar de fala, a ancestralidade, os movimentos identitários e pós-identitários, a apropriação cultural, o cancelamento e a militância digital. O objeto é analisar criticamente essas ideias, afastando-as das considerações de senso comum comumente encontradas nas redes sociais e na militância virtual. Busca, em larga medida, a origem acadêmica dessas ideias, localizando-as historicamente e em sua extensão social.
Conteúdo programático 1. Introdução aos estudos sobre a alteridade 2. Representação e lugar de fala 3. Corpo, gênero e representações da sexualidade 4. Feminismo e interseccionalidade 5. Necropolítica e biopoder 6. Marcadores sociais da diferença 7. Identidade, movimentos identitários e pós-identitários 8. Identidade e processos de subalternização 9. Trocas e apropriação cultural 10. Cancelamento e militância digital
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