Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Comunicações e Artes
 
Disciplina: CCA0269 - Comunicação, Culturas e Diversidades Étnico-Sociais
Communication, Culture and Ethnic Diversity, Social

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Compreender os fenômenos da contemporaneidade a partir dos aspectos culturais e midiáticos, permitindo com isso a interpretação da etnomidialogia como a área que estuda a diversidade e as suas representações nos ambientes midiáticos, atendendo também as demandas atuais de reversão da história única, que é contada na historiografia e, muitas vezes na mídia, pelos grupos de poder. Assim são apresentadas as versões históricas e culturais dos grupos sócio-acêntricos, inserindo no contexto a percepção deles enquanto sujeitos históricos dentro das culturas e dos ambientes midiáticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1980607 - Ricardo Alexino Ferreira
 
Programa Resumido
Interpretação e construção dos desenvolvimentos complexos da Comunicação na sua interseção com abordagens étnicas, de grupos sócio-acêntricos e etnomidialógicos, atendendo as demandas da história plural e das diferentes matrizes culturais da contemporaneidade. O programa contempla as perspectivas da Lei 10.639/2003, que propõe a história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, e introduz ainda as questões das diversidades sócio-culturais contemporâneas, envolvendo os grupos sócio-acêntricos.
 
 
 
Programa
1. Identidade social e identidade cultural

- Definição e conceito de cultura/identidade;
- Enculturação: self e identidade social;
- Personalidade;
- Autoconsciência;
- Culturologia e identidade;
- A identidade na teoria pós-moderna;
- Etnocentrismo;
- Definição de preconceito, discriminação e racismo;
- Mundialização e cultura.

2. Etnomidialogia

- Construção do conceito de diversidade e sua interseção com a mídia;
- Midialogia versus midiologia;
- Ciências sociais e Comunicação midiática na interpretação da diversidade contemporânea



3. Diversidade humana: raça e racismo na comunicação midiática

- História da classificação humana
- Conceito de raças humanas;
- Significado social de raça: racismo;
- Universalismo versus diferencialismo em políticas afirmativas e as suas representações na mídia.
- As teorias raciais nos jornais brasileiros da segunda metade do século XIX;


4. Diversidade da sexualidade humana e sua representação na comunicação midiática

- História das classificações da sexualidade humana;
- Estereótipos sexuais e mídia;
- Identidades LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) na mídia;
- As doutrinas heterossexistas e a ideologia homofóbica e seus impactos nas representações
midiáticas;


5. A identidade não-ocidental na comunicação midiática

- Os estereótipos terrorista e fanático como identidade árabe;
- A guerra na Palestina;
- Por que conflitos étnicos europeus e guerras tribais da África?
- A África como país;
- Países orientais ricos e o estereótipo da passividade, disciplina e organização;
- Os países latino-americanos como ambientes do bom selvagem e da desorganização social
instituída.


6. Cultura africana e representações midiáticas

- A África da mídia versus as Áfricas culturais
- Intelectualidade africana
- História da África contada por africanos
- Mitologia e literatura africana


7. Termos e expressões sobre grupos sócio-acêntricos.

- A trajetória histórica do conceito Politicamente Correto;
- O estereótipo construído no Brasil sobre o Politicamente Correto;
- A aversão ao Politicamente Correto do humor brasileiro;
- As trajetórias das terminologias sobre grupos sócio-acêntricos.



8. Publicidade/Propaganda e etnomidialogia

- Culturas e Diversidades na perspectiva da Publicidade e Propaganda;
- Identificando os estereótipos na Publicidade e Propaganda;
- As questões legais e os danos sociais de publicidades com teores racistas, homofóbicos, sexistas, discriminatórios;
- Publicidades/Propagandas e Etnomodialogia

9. Relações Públicas e etnomidialogia

- As diversidades culturais e étnico-sociais nas organizações;
- Identificando preconceitos e discriminações nas organizações (assédio moral no trabalho por questões étnico-sociais);

10. Educomunicação e etnomidialogia

- As diversidades culturais e étnico-sociais na Educomunicação;
- A gestão da Comunicação voltada para as diversidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Utilização de diferentes instrumentos (produtos midiáticos e audiovisuais) para que o aluno tenha elementos de construção de novos repertórios, contextualizações, conexões de ideias e percepção reflexiva interdisciplinar. Serão realizadas também atividades constantes de contatos, através de entrevistas, com representantes de grupos sócio-acêntricos e especialistas, visando à busca de discursos plurais.
Critério
- Redação de textos;
- Atividades (individuais e em grupos);
- Trabalhos ou Provas dissertativas sobre os aportes teóricos.
Norma de Recuperação
Atividades de recuperação, contemplando o conteúdo dado no semestre letivo.
 
Bibliografia
     
AMARAL, Marcio Tavares d’. Comunicação e diferença: uma filosofia de guerra para uso dos homens comuns. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 2004.

ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. SP: Senac. 2001.

AZEVEDO, Célia Maria Marinho de. Anti-racismo e seus paradoxos: reflexões sobre cota racial, raça e racismo. São Paulo: Annablume. 2004.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

BORILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte (MG): Autêntica. 2010.

CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. SP: Summus/Selo Negro. 2000.

DUQUE, Tiago. Montagens e desmontagens: desejo, estigma e vergonha entre travestis adolescentes. São Paulo: Annablume. 2011.

FERREIRA, Ricardo Alexino. A representação do negro em jornais, no centenário da abolição da escravatura no Brasil. SP: ECA-USP. Dissertação. Mestrado. 1993.

______________. Olhares negros: estudo da percepção crítica de afro-descendentes sobre a imprensa e outros meios de comunicação. SP: ECA-USP. Tese. Doutorado. 2001

FERREIRA, Ricardo Franklin. Afro-descendente: identidade em construção. SP: Educ/Fapesp. RJ: Pallas. 2000.

GATTAZ, André. A Guerra da Palestina: da criação do Estado de Israel à Nova Intifada. São Paulo: Usina do Livro. 2003.

HAVILAND, Willian A. et alii. Princípios de Antropologia. São Paulo: Cengage Learning. 2011.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: Edusc. 2001.

LOPES, Nei. Dicionário literário afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Pallas. 2007.

___________. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo: Selo Negro. 2004.

McNEILL, John J. Os excluídos da Igreja. Boston (EUA): Beacon Press. 1997.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense. 1996.

POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Jocelybe. Teorias da etnicidade. SP: Unesp.
1998.

PRANDI, Reginaldo. Mitologias dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.

ROCHA, Everardo. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense. 2006.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do ser negro: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Fapesp/Educ. Rio de Janeiro: Pallas. 2002.

SILVA, Dilma de Melo (org.). Brasil: sua gente e cultura. São Paulo: Terceira Margem. 2003.

_____________. Arte africana e afro-brasileira. São Paulo: Terceira Margem. 2006.

TORRÃO FILHO, Amílcar. Tríbades galantes, fanchonos militantes: homossexuais que fizeram história. SP: Summus/Edições GLS.

VILELA, Mauriney Eduardo. Irmãos-Inimigos: judeus e palestinos lutam por Jerusalém. s/L: I@ditora.

WHITE, Leslie A. O conceito de cultura. Rio de Janeiro: Contraponto. 2009.

WIEVIORKA, Michel. O racismo, uma introdução. São Paulo: Perspectiva. 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CCA0269

Clique para consultar o oferecimento para CCA0269

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP